História

Barroco, o que é, contexto histórico e características

O Barroco é um estilo artístico que modificou a forma de se produzir literatura, arquitetura, pintura e música na Europa do século XVII.

Atualizado em 29/12/2019

O Barroco é um estilo que influenciou a literatura, arquitetura, pintura e música na Europa do século XVII. Por essa razão, a cultura produzida nesse período leva o nome de barroca.

O Barroco apareceu no final do Renascimento e caracterizava-se pelos exageros e ostentação. Destacam-se os templos ricamente ornamentados, com altares suntuosos e esculturas quase reais.

Grandes artistas se ligaram a esse estilo e produziram obras magníficas, como Caravaggio e Bernini. No Brasil, o maior destaque tem que ser dado a Aleijadinho, já que criou uma arte bem brasileira.

Conheça o Barroco: suas características, onde surgiu e os destaques

Características do Barroco

O Período Barroco se caracterizou por algumas particularidades, como a supervalorização dos detalhes. Mas havia também uma arte bem exagerada, além de rebuscada e marcada pelas contradições. O Barroco deu ênfase ao que era complexo, sensual e obscuro.

Todo o requinte do Barroco é consequência da dualidade entre o terreno e o celestial. Há o homem que caracteriza antropocentrismo, assim como um Deus no teocentrismo. Nas diversas formas de expressão barroca estão bem presentes a fase do pecado e o posterior perdão.

Conheça o Barroco: suas características, onde surgiu e os destaques

A arte italiana

Assim como o Renascimento, também o Barroco nasceu na Itália. Ali estão grandes nomes do período, donde podemos citar o pintor Caravaggio (1571-1610). O destaque de suas obras são os quadros “Flagelação de Cristo”, “A Captura de Cristo” e “A Morte da Virgem”.

Já Bernini (1598-1680) foi um escultor e arquiteto italiano, inclusive tem várias obras em Roma e no Vaticano. Destaque para as obras: “O Êxtase de Santa Teresa”, “Praça de São Pedro” e “Busto de Paulo V”.

Francesco Borromini (1599-1667) também foi arquiteto e escultor da Itália. Destaque na sua obra para a “Catedral de São Pedro”, “Sant’Agnese in Agone” e “Palazzo Spada”.

Conheça o Barroco: suas características, onde surgiu e os destaques

A literatura portuguesa e espanhola

Foi na Espanha que surgiram os grandes escritores e poetas barrocos. Merecem destaque: Cervantes, Gôngora, Quevedo, Lope de Vega, Calderón, Tirso de Molina, Gracián e Mateo Alemán.

Esses gênios da literatura produziram verdeiras obras de arte, tendo publicado no século XVII. Mais tarde o estilo peculiar dos livros se espalhou pela Europa toda e virou um estilo literário.

Já em Portugal o Barroco literário se firmou entre os anos de 1508 a 1756. Seu autor mais mencionado foi o Padre Antônio Vieira, embora tenha morado no Brasil, com a obra: “Os Sermões”.

Outros portugueses foram o padre Manuel Bernardes, Francisco Rodrigues Lobo e D. Francisco Manuel de Melo.

Conheça o Barroco: suas características, onde surgiu e os destaques

O Barroco brasileiro

Foi na virada do século XVI que o Barroco chegou ao Brasil, posto que foi trazido pelos religiosos católicos. Com os jesuítas esse estilo se espalhou primeiramente pela Bahia, com destaque para os templos.

Depois o Barroco foi para Minas Gerais, onde o representante de maior destaque foi Aleijadinho (1738-1814). Suas obras de arte estão espalhadas por diversas igrejas mineiras, posto que ele criou uma identidade própria barroca.

Na literatura se destacaram vários escritores de renome, donde citamos Gregório de Matos e Bento Teixeira. Mas é primordial citar igualmente Manuel Botelho de Oliveira e os freis Vicente de Salvador e Manuel da Santa Maria de Itaparica.

Leia também sobre a Revolta de Vila Rica, o que foi, quem participou e suas consequências.

Fonte: Wikipédia, Toda Matéria, Significados, Sua Pesquisa, Stoodi, Info Escola, Educação, Escola Educação, História das Artes, Brasil Escola, Enciclopédia.

Fonte das imagens: F8 Mil Grau, Quero BolsaDescomplica, Wikipédia, Kobo.