As vanguardas europeias foram movimentos artísticos de ruptura da arte tradicional. Esses movimentos se desenvolveram na Europa no início do século XX e tinham como premissa principal a inovação.
A Europa passava por um momento de intensa mudança e avanços por causa da industrialização e urbanização do continente. Como essas mudanças e inovações mudaram a forma das pessoas viver, era preciso mudar a forma de fazer a arte, quebrando a maneira tradicional.
Nessa época, surgiram vários movimentos artísticos e todos são chamados de vanguardas, mas cada movimento tinha suas próprias características. Enfim, as principais vanguardas foram:
- Cubismo
- Dadaísmo
- Expressionismo
- Futurismo
- Surrealismo
Resumo sobre as vanguardas europeias
- As vanguardas europeias foram tendências artísticas que se desenvolveram na Europa no começo do século XX.
- Foram movimentos de ruptura da arte tradicional. O intuito era libertar a arte e a cultura das amarras e parâmetros que existiam até então.
- Desenvolveram-se no contexto de avanços e mudanças causadas pela industrialização e urbanização da Europa. Como a eletricidade, as máquinas e a nova realidade acelerada mudavam a forma de viver, era preciso uma nova forma de fazer arte.
- As vanguardas se espalharam por todo o mundo ocidental, sendo assim, elas influenciaram a consolidação da arte moderna nos mais variados países, inclusive no Brasil.
- Apesar de vários movimentos artísticos fazerem parte das vanguardas europeias, cada movimento tinha suas próprias características.
- Por fim, as principais vanguardas foram: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.
Qual foi o contexto histórico das vanguardas europeias?
Em síntese, as vanguardas europeias foram movimentos de ruptura da arte tradicional, que se desenvolveram na Europa no começo do século XX. Sendo que o séc. XX foi caracterizado pelo crescimento das cidades e avanços científicos.
A Segunda Revolução Industrial acelerou o ritmo de vida social e possibilitou que nomes como o do físico Albert Einstein e do neurologista e psiquiatra Sigmund Freud revolucionassem o mundo com a Teoria da Relatividade e a Psicanálise, respectivamente.
No entanto, não foi apenas a ciência que ascendeu com essa nova era. A mentalidade social se transformou, bem como sua percepção do mundo. Como a vida das pessoas havia mudado, era preciso uma nova forma de fazer arte, daí o surgimento dos movimentos artísticos chamados de vanguardas.
Derivada do termo francês “avant-garde”, que significa “guarda avançada”, a palavra vanguarda é uma referência ao nome dado às tropas militares que vão à frente de um exército. Logo, vanguardistas são aqueles que chegam primeiro. E as Vanguardas Europeias representam, acima de tudo, a inovação.
A palavra da vez era “inovar” e assim a arte moderna mundial foi reformulada. Portanto, o século XX foi palco de uma manifestação ocidental que buscou questionar o clássico, ressignificar a reflexão sobre a vida e compreender antes de todo mundo aquilo que hoje consideramos senso comum.
Quais são as vanguardas europeias?
1- Cubismo
O Cubismo buscava a ruptura da tradição artística consolidada em conformidade com a nova realidade industrial, em que o tempo é mais acelerado. O Cubismo foi um movimento artístico pautado na geometrização visual, que revolucionou o modo de perceber as formas.
Ele se dividiu em duas vertentes: o Cubismo Analítico e o Cubismo Sintético. O Cubismo analítico foi caracterizado pelas formas irreconhecíveis, enquanto o Cubismo Sintético retomou uma representação figurativa. Seus principais artistas foram:
- Pablo Picasso: pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo),
- Georges Braque: pintor e escultor
- Pablo Gargallo: escultor e pintor
- Raymond Duchamp-Villon: escultor
- Ígor Stravinsky: compositor, pianista e maestro
Dentre as características principais do Cubismo estão:
- Geometrismo
- Antiacademicismo
- Deformação da realidade
- Fragmentação
- Sobreposição de planos
Leia também: O que foi o cubismo? História, caraterísticas e artistas
2- Dadaísmo
Impactados pelo terror da Primeira Guerra Mundial, os dadaístas passaram a desprezar a cultura tradicional e adotaram o lema “a destruição também é criação”. Dessa forma, além de inovador, o dadaísmo era completamente ilógico, provocador, inovador e arrojado.
Os principais artistas foram:
- Hugo Ball: poeta, escritor e filósofo
- Marcel Duchamp: pintor, escultor, poeta
- Hans Arp: pintor, escultor, artista gráfico e poeta
- Raoul Hausmann: artista plástico, poeta e romancista
- Francis Picabia: pintor e poeta
- Max Ernst: pintor
- Man Ray: fotógrafo e pintor
Enfim, as características do Dadaísmo são:
- Antiacademicismo
- Antibelicismo
- Ilogismo
- Irreverência e ironia
3- Expressionismo
O expressionismo é entendido como a primeira vanguarda, sendo o primeiro a defender que a arte não deveria ser uma imitação da realidade, algo em comum com todas as outras vanguardas. Eles defendiam que a arte deveria expressar a realidade subjetiva, com base no ponto de vista de cada pessoa.
Dessa forma, esses artistas davam prioridade para a expressão dos sentimentos e emoções. Considerando o contexto hostil da Primeira Guerra Mundial, esse estilo enfatizou os problemas da sociedade e do indivíduo. Os principais artistas são:
- Cândido Portinari: artista plástico
- Marc Chagall: pintor, ceramista e gravurista
- Egon Schiele: pintor
- Vincent Van Gogh: pintor
- Paul Klee: pintor, desenhista, poeta e professor
As principais características do expressionismo são:
- Surgiu como oposição ao impressionismo
- Deformação da realidade
- Antiacademicismo
- Crítica social
- Expressão do inconsciente
- Pessimismo
- Cores intensas
- Pouca nitidez dos traços
- Subjetivismo
4- Futurismo
O Futurismo exaltava a tecnologia, as máquinas, a velocidade e o progresso. No entanto, eles eram grandes defensores do patriotismo e muitos de seus adeptos apoiaram declaradamente o fascismo italiano de Benito Mussolini. Os principais artistas dessa vanguarda foram:
- Giacomo Balla: pintor e escultor
- Carlo Carrà: pintor
- Almada Negreiros: artista e escritor
- Oswald de Andrade: poeta, escritor, ensaísta e dramaturgo
- Fernando Pessoa: poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político.
Dentre as principais características dessa vanguarda europeia estão:
- Enaltecimento do militarismo e do patriotismo
- Antiacademicismo
- Iconoclastia, isto é, oposição a símbolos e convenções
- Calorização da tecnologia e da velocidade
- Caráter belicista ou culto à guerra
5- Surrealismo
Por fim, dentre as principais vanguardas, entra também o surrealismo. Em resumo, em um período marcado pela apresentação da Psicanálise ao mundo, o Surrealismo foi a corrente artística que mais abraçou o inconsciente apresentado por Freud.
Nas obras realistas, estão retratados o universo onírico e do inconsciente, deixando de lado as fronteiras entre o sonho e a realidade.
Na prática, o surrealismo valorizava os processos não racionais do cérebro, indo contra a objetividade cientificista. Dentre os principais artistas estão:
- Frida Kahlo: pintora
- André Breton: escritor
- Salvador Dalí: pintor
- Anita Malfatti: pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora
Suas características principais são:
- Espontaneidade
- Antiacademicismo
- Caráter onírico ou fantástico
- Foco no inconsciente
- Aspecto irracional
Exercícios sobre as vanguardas europeias
Por fim, teste seus conhecimentos com as questões abaixo:
PUC-Campinas
O termo vanguarda designava originalmente a posição dos guerreiros que iam à frente, nas batalhas. Mais tarde, já no campo da arte, passou a identificar a posição de criadores que, preocupados com uma completa inovação estética, buscavam adiantar-se ao seu tempo e propunham, quando não impunham, novos paradigmas para a linguagem artística. No Brasil do século XX há que se destacar o papel de vanguarda cultural e artística do movimento modernista de 22, por sua vez inspirado por vanguardas europeias, e a radical atuação vanguardista dos poetas concretos, cujos manifestos datam da década de 50 − década em que a economia e a política nacional também buscaram modernizar-se.
(Alcebíades Valongo, inédito)
A prosa de Guimarães Rosa, não obstante esteja profundamente marcada pelo universo rústico do sertão e de suas personagens, apresenta um forte componente de vanguarda quando
a) introduz no discurso prosaico versos e cantigas de extração popular.
b) remonta a mitos, lendas e sagas do universo clássico.
c) apoia-se em diálogos caracterizados pelo realismo das falas cotidianas.
d) se vale de uma linguagem que surpreende o leitor com inéditos e criativos recursos.
e) traduz para a norma culta a linguagem simples e espontânea do povo.
ESPM
Centrando-se, assim, no moderno, […] faziam apologia da velocidade, da máquina, do automóvel (“um automóvel é mais belo que a Vitória de Samotrácia”, dizia Marinetti no seu primeiro manifesto), da agressividade, do esporte, da guerra, do patriotismo, do militarismo, das fábricas, das estações ferroviárias, das multidões, das locomotivas, dos aviões, enfim, de tudo quanto exprimisse o moderno nas suas formas avançadas e imprevistas.
(Massaud Moisés, Dicionário de Termos Literários, Cultrix, p.234)
O texto acima define um dos primeiros “ismos” das vanguardas artísticas europeias que sacudiram o século XX. Trata-se do:
a) Cubismo
b) Futurismo
c) Surrealismo
d) Dadaísmo
e) Impressionismo
UEL
Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.
Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.
a) O surrealismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.
b) O expressionismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.
c) O cubismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.
d) O futurismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.
e) O dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e na irracionalidade.
Gabarito
PUC-Campinas: O certo é a opção d).
ESPM: o correto é a letra b).
UEL: O certo é a opção e).
Enfim, o que achou da matéria sobre as Vanguardas Europeias? Se gostou, confira também: Características do Modernismo – Origem, elementos e fases no Brasil.
Fontes; Toda Matéria; Mundo Educação; Brasil Escola; Arteref; e, por fim; Cultura Genial.
Bibliografia
- Brandino, Luiza. Vanguardas europeias. Mundo educação. Acesso no dia 28 de março de 2023.
- Souza, Warley. Vanguardas europeias. Brasil Escola. Acesso no dia 28 de março de 2023.