Ciências

Albert Einstein, quem foi? Vida, principais teorias, descobertas e frases

Albert Einstein foi físico alemão e desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica.

Atualizado em 21/06/2020

O estudo das ciências exatas não seria o mesmo sem as contribuições do físico alemão Albert Einstein. Conhecido, principalmente, pelo efeito fotoelétrico e a teoria da relatividade espacial geral e restrita. Dessa forma, o físico contribuiu ainda com estudos relacionados à Física Estática, através da explicação gerada para o movimento browniano.

Além disso, Albert Einstein revolucionou os estudos físicos e matemáticos estabelecendo a relação entre massa e energia. Assim, formulou uma uma das equações mais conhecidas do mundo, sendo essa  E = mc². Dessa forma, por tantos feitos e descobertas, o físico alemão recebeu o Prêmio Nobel de Física, especialmente pelos estudos sobre a lei dos efeitos fotoelétricos.

Nesse sentido, Albert Einstein está entre os cientistas mais influentes e requisitados da história. Além das contribuições significativas para as ciências exatas, o físico também incentivou ideias nas ciências sociais. Dessa forma, os estudo de Einstein serviram que a interação entre espaço, tempo e gravidade fosse possível.

Vida de Albert Einstein

Einstein era judeu, nascido em 14 de março de 1879, em Ulm, na Alemanha. Vindo de família simples, mudou-se para Munique quando ainda era criança, devido às condições financeiras da família. Assim, foi em Munique que Einstein recebeu educação. Por incrível que pareça, Albert Einstein não era considerado o melhor estudante da classe, entretanto, não era o pior também.

Dessa forma, logo no início dos estudos, o físico já se interessou por matérias que envolviam números e equações. Assim, formou-se em Matemática em Física, em 1900. Durante o período na faculdade, Einstein tirava notas altas, apesar de faltar a grande parte das aulas. Em seguida, após a formatura, o físico permaneceu um tempo sem emprego. Assim, o Departamento Oficial de Patentes de Berna o contratou, após indicação de um amigo.

Albert Einstein, quem foi? Vida, principais teorias, descobertas e frases
Albert Einstein na praia. Fonte: Chumbo Gordo

Todavia, Einstein enfrentava diversos problemas em sua vida matrimonial, falta de dinheiro, de tempo. Entretanto, nenhum desses fatores foram capazes de desmotivar a ânsia pelo aprendizado. Dessa forma, em 1902, Einstein consegue o doutorado pela Universidade de Zurique. Assim, durante o período final dos estudos – conhecido como o ano miraculoso – Einstein publicou estudos que revolucionariam a Física do século XX.

Por esta razão, Albert Einstein ficou conhecido mundialmente. Logo, começou a ministrar aulas na Universidade de Berna, em 1908. Assim, após diversos estudos e descobertas, Albert Einstein faleceu em 1955, aos 76 anos. Sendo assim, deixou três filhos, dúvidas não respondidas na Física, além de um legado científico incalculável.

Produção para a ciência

As produções científicas vieram ainda cedo, aos 25 anos. Com tão pouca idade, Einstein já colecionava pensamentos e descobertas que revolucionaram o mundo exato da matemática e física. Assim, algumas delas são:

  • “Sobre um ponto de vista heurístico relativo à produção e transformação da luz” – Trata da relação de absorção da luz pelo efeito fotoelétrico.
  • “Sobre o movimento de pequenas partículas em suspensão dentro de líquidos em repouso, tal como exigido pela teoria cinética molecular do calor” – De acordo com esse pensamento, o objetivo é explicar que o movimento aleatório de pequenos grãos de pólen em suspensão num líquido é originado das minúsculas colisões moleculares.
  • “Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento” – Os resultados dessa trabalho geraram a descoberta de uma área nova na Física: a relatividade restrita.
  • “A inércia de um corpo depende do seu conteúdo energético?” – estudo que fala da relação entre energia e massa de repouso. Foi assim que a fórmula E = mc² teve origem.

Contribuições para a humanidade

É inquestionável o legado que Albert Einstein deixou para a humanidade. Foram ideias, estudos e descobertas que revolucionaram o mundo das exatas. Assim, Einstein se tornou um dos mais famosos e influentes cientistas. Foi graças a Teoria da relatividade geral, por exemplo, que hoje podemos utilizar os recursos do GPS – Sistema de Posicionamento Global.

Durante os estudos do físico alemão, ainda sobre a teoria da relatividade, foi descoberto a existência de ondas gravitacionais. A importante descoberta foi concretizada em 2017 quando dois buracos negros se colidiram. Além disso, a teoria da gravitação universal permitiu que explicações mais concretas sobre as órbitas planetárias ao redor do Sol fossem possíveis.

Albert Einstein, quem foi? Vida, principais teorias, descobertas e frases
Dois buracos negros que se colidiram em 2017, ondulando o tecido do espaço-tempo. Fonte: Vice

Todavia, ao falecer, Einstein deixou diversas questões em aberto ao se tratar da Mecânica Quântica. Assim, após anos de estudos, suas contribuições geraram uma nova área de estudos na Física, a Óptica Quântica. Foi através dos estudos sobre o comportamento da luz que as descobertas em relação ao efeito fotoelétrico foram realizadas. Assim, por meio do estudo, foi possível observar a produção de energia solar, além da luz laser.

Todavia, uma das fórmulas matemáticas mais famosas foi desenvolvida por Einstein. Assim, E = mc² se refere a massa inicial (m) que, multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz (c²), equivale a uma quantidade de energia E. Dessa maneira, a criação da bomba atômica e o surgimento de usinas nucleares foram possíveis a partir da fórmula.

Prêmio Nobel de Física

Dentre os vários estudos e trabalhos desenvolvidos por Einstein, o artigo sobre o efeito fotoelétrico foi o que fez o físico ser premiado com o Nobel de Física. Assim, no artigo, Einstein faz explicações consideráveis sobre como funciona o fenômeno quântico.

Logo, de acordo com os estudos propostos pelo físico, o efeito fotoelétrico ocorre a partir do comportamento corpuscular da luz. Nesse sentido, a luz é composta por partículas denominadas de fótons. Dessa forma, a geração da energia elétrica solar foi consequência dos estudos do efeito fotoelétrico.

Frases de Albert Einstein

  • “A única finalidade da educação deve consistir em preparar indivíduos que pensem e ajam como indivíduos – independentes e livres”.
  • “Se minha teoria da relatividade revelar-se correta, a Alemanha afirmará que sou alemão, enquanto a França declarará que sou cidadão do mundo. Mas se minha teoria fracassar, a França lembrará que sou alemão, e a Alemanha recordará que sou judeu.”
  • “O grande problema da humanidade não está no domínio da Ciência, mas no domínio dos corações e das mentes humanas.”
  • “A vida é um ininterrupto vir a ser, jamais um ser puro e causal.”

Gostou de conhecer um pouquinho sobre um dos físicos mais influentes da humanidade? Então, corre e confere mais assuntos sobre o mundo das exatas como, por exemplo, o que é Mecânica e Biotecnologia.

Fontes: Brasil Escola, Ebiografia

Fonte imagem destaque: RTBF

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.