MENU
Planárias – O que é, regeneração, sistema e reprodução do verme
As planárias são um grupo de vermes achatados do filo platelminte. Além disso elas apresentam o forte poder de regeneração

Planárias são vermes que pertencem ao filo Platelmintos, que abriga a classe de animais invertebrados. Para identificar uma planária é só verificar a estrutura de seu corpo com dorso achatado. No entanto, esses bichinhos não têm distinção com a cabeça e o restante do seu organismo.
Sua simetria, portanto, é bilateral. O seu tamanho, por outro lado, pode variar de milímetros para centímetros. Esse animal gosta de viver, sobretudo, em lugares úmidos como lagos, córregos e locais com essas características. Sua existência no planeta data de 600 milhões de anos e ainda vivem até hoje.
Regeneração

Sua peculiaridade, a princípio, é a regeneração. Cientistas notaram que uma planária feridas, ou cortada em parte, era capaz de se autorregenerar. Portanto, para efetuar esse milagre, o verme cria outros vermes completos. O machucado é coberto por uma epiderme responsável por fechar o ferimento.
Após o fechamento do ferimento, um célula blastema compões, por fim, uma outra camada que consegue diferenciar as parte faltantes e se refazer.
Reprodução
Em sua fase adulta, a planária apresenta, no entanto, características hermafroditas, ou seja, masculino e feminino. Por possuírem os dois órgãos reprodutores a sua proliferação se dá de forma sexuada, ou assexuada. Na primeira a copulação acontece com a introdução peniana e na troca genética entre os dois reprodutores.
Os espermas atingem, por fim, os órgãos femininos e os dois vermes adultos devem permanecer intactos durante cerca de 50 minutos. O interessante é que os ovos formados não ficam em seu interior, não há uma gravidez. Quando ambos se soltam os ovinhos são trazidos para o exterior e cada ovo carrega um embrião.

Ao contrário do modo sexuado, a planária que se reproduz assexuadamente não precisa de uma copulação, ou se espermas masculinos. Ela simplesmente se divide em duas parte e essas duas formações se alto regeneram e se transformam, sobretudo, em uma planária completa.
Sistema digestório

O sistema digestivos da planária é bem peculiar. Sua boca é localizada no seu ventre e não é uma composição completa. O mesmo lugar que os vermes comem é o local onde liberam as suas fezes. A base da sua alimentação são moluscos, outros vermes da sua espécie, porém mortos, e outros tipos de cadáveres.
Locomoção das planárias
Para que as planárias possa, enfim, se movimentarem elas segregam mucos e mantém o corpo bastante umedecido. Os cílios, sobretudo, são os maiores responsáveis para a locomoção desses vermes. Há, no entanto, algumas planárias que carregam uma estrutura muscular em ondas.
Aproveitou a leitura? Provavelmente irá gostar da nossa matéria sobre o reino animal, características e classificações da animalia.
Fontes: Qualibio, Só biologia, Colégio web, Blog Planárias, Cola da web. Brasil Escola. Estratégia Vestibulares.
Fontes imagens: Só biologia, Mega curioso, Mozaweb.