Biologia

Mitose – O que é, como acontece e sua importância para o organismo

A mitose é uma espécie de divisão celular que cria duas novas iguais à primeira. Esse processo regenera os tecidos do organismo.

Atualizado em 08/01/2020
Por Isadora Tristão

A mitose é um processo de divisão celular que ocorre nas células eucarióticas. É responsável pela formação de duas células-filhas. Ou seja, duas novas células com o mesmo número de cromossomos da célula original. Portanto, tem grande importância na regeneração dos tecidos e crescimento dos organismos pluricelulares. Bem como para a reprodução assexuada de organismos unicelulares.

A divisão celular faz parte do ciclo celular que envolve dois outros processos: a interfase e a fase mitótica. A interfase  é dividida em três sub-fases: G1, S e G2Durante essas etapas, acontece a atividade metabólica que prepara a célula para a divisão.

  • G1(G refere-se à palavra gap, que significa espaço ou intervalo): nesse momento é realizada a transcrição do RNA e a síntese de proteínas, processos comuns da célula. Bem como, ocorre o aumento gradativo de tamanho, pois após a divisão celular a célula fica pequena.
  • (S refere-se à palavra síntese): Em S, o DNA é duplicado. Ou seja, dobra sua quantidade. Dessa forma, há uma manutenção da quantidade de cromossomos após a divisão celular. Além disso, acontece duplicação dos centríolos.
  • G2: há a certificação da duplicação do DNA e a célula cresce um pouco mais em tamanho. Então, se reinicia a produção de RNA.

Já na fase mitótica ocorrem a mitose e a citocinese. A primeira é um processo contínuo, porém pode ser dividida em cinco partes. Enquanto a última dá origem às duas novas células.

Mitose - o que é, como acontece e qual sua importância para o organismo
Fonte: Info Escola.

Fases da mitose

Para que ocorra a formação das células-filhas, primeiro ocorrem 5 etapas na célula mãe.

Prófase

Essa é a etapa mais longa da mitose e nela acontece a condensação do DNA que foi duplicado no período da interfase. Então, a membrana nuclear se desconstrói deixando o citoplasma mais denso. Sendo assim, os centríolos são duplicados e cada par migra para um polo celular. Nesse afastamento surgem os microtúbulos, que geram as fibras do fuso mitótico.

Mitose - o que é, como acontece e qual sua importância para o organismo
Fonte: Storyboard That.

Prometáfase

Essa é uma fase intermediária que começa com a desintegração da carioteca. Dessa forma, os cromossomos caem no citoplasma e continuam sua condensação. No centrômero de cada um deles, existem complexos formados por proteína especializadas, os cinetócoros. Eles servem como local para a ligação dos microtúbulos (fibras do fuso).

Mitose - o que é, como acontece e qual sua importância para o organismo
Fonte: Storyboard That.

Metáfase

Nessa etapa da mitose, os cromossomos migram para o plano equatorial da célula. Assim, formam a placa metafásica, atingindo o maior grau de compactação dos cromossomos, que se mantém parados. Enquanto, no citoplasma, as partículas e organelas se direcionam para polos opostos. Não há envoltório nuclear, nem o nucléolo.

Mitose - o que é, como acontece e qual sua importância para o organismo
Fonte: Storyboard That.

Anáfase

Sendo a fase mais curta da mitose, é o momento em que os cromossomos se dividem. Desse modo, as cromátides-irmãs são separadas. Assim, cada polo recebe o mesmo material cromossômico, ou seja, com a mesma informação genética.

Mitose - o que é, como acontece e qual sua importância para o organismo
Fonte: Storyboard That.

Telófase

Na última etapa os cromossomos são descondensados e inicia-se a síntese de RNA. Logo, os envoltórios nucleares são reconstruídos a partir de fragmentos do núcleo da célula-mãe. Além disso, os microtúbulos desaparecem, e o nucléolo reaparece. Assim, a mitose é finalizada e os núcleos das células-filhas entram em interfase.

Mitose - o que é, como acontece e qual sua importância para o organismo
Fonte: Storyboard That.

Entre o final da anáfase até o fim da telófase, observa-se a citocinese. Esse processo é a divisão do citoplasma, que dá origem as duas células-filhas. Assim, os tecidos do organismo são regenerados. E acontece de maneira diferente nas células vegetais e nas células animais.

Além da mitose, existe um outro fenômeno de divisão celular conhecido como meiose. Porém, o primeiro forma duas células geneticamente iguais, ocorre em células somáticas e só realiza uma divisão. Já o segundo forma células com metade do número de cromossomos da célula-mãe, acontece em células germinativas e são feitas duas divisões.

Se você achou legal aprender sobre divisão celular, vem ler também sobre Respiração celular, aeróbica, anaeróbica, fermentação, etapas.

Fontes: Toda Matéria e Brasil Escola.

Imagem de destaque: Biologia Total.

Próxima página »