Formada por uma mistura de gases responsável por envolver o Planeta Terra, a atmosfera é uma camada localizada ao redor do planeta. Basicamente, a principal função desta camada é proteger a Terra, bem como disponibilizar os meios necessários para a sobrevivência dos seres vivos.
Para isso, a atmosfera se divide em cinco camadas, sendo a troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Cada camada é responsável por desenvolver uma função diferente, além de elementos diferentes, como os gases.
A formação da atmosfera é composta, majoritariamente, por nitrogênio, cerca de 78%. Deste total, soma-se 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como hélio, argônio, dióxido de carbono e neônio. Por serem gases menos abundantes na natureza, estes recebem o nome de gases nobres.
Mas afinal, como ocorreu o surgimento da camada que protege o Planeta Terra? Vamos descobrir!
Surgimento
De modo geral, a atmosfera terrestre se formou a partir da liberação de componentes químicos presentes no magma do planeta. Apesar do intenso processo de resfriamento da crosta, as atividades vulcânicas eram frequentes. Assim, a camada protetora da Terra começou a se formar há 4,5 bilhões de anos.
Por conta da gravidade, e das atividades vulcânicas que liberavam gases químicos, partículas de água, nitrogênio e dióxido começaram a acumular. Junto a substâncias tóxicas, essas partículas se aglomeraram devido a força gravitacional.
Com isso, surgiram as bactérias anaeróbicas – primeiras formas de vida do Planeta Terra. Em seguida, estas bactérias deram origem às primeiras plantas marinhas primitivas, constituindo o início da vida no planeta.
Como havia dióxido de carbono se constituindo na atmosfera, as plantas marinhas começaram a utilizar o elemento químico para realizar fotossíntese. Por meio da fotossíntese, as plantas liberavam oxigênio e o gás fez mudar a constituição do ar na atmosfera.
Porém, para que o nível de oxigênio alcançasse o que é hoje – 21% do volume total da atmosfera – foram necessários milhares e milhares de anos. Ou seja, cerca de 2 bilhões de anos para que a atmosfera adquirisse as características que possui hoje.
Sendo assim, os gases que compõem a atmosfera terrestre são:
- 78% de nitrogênio;
- 21% de oxigênio;
- 0,93% de argônio;
- 0,039 de dióxido de carbono;
- 4% de vapor d’água.
Camadas da atmosfera
Em síntese, a atmosfera é dividida em cinco camadas diferentes. Apesar de cada camada apresentar características distintas, não existe um limite físico que as separe. Ou seja, a diferenciação das camadas ocorre de maneira gradual, já que a composição atmosférica é fluída.
Dessa forma, a atmosfera é composta pelas seguintes divisões: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera.
A Troposfera é a camada onde o ar, ou seja, o oxigênio, se concentra em maior quantidade. Além disso, é a camada mais próxima da superfície terrestre, onde é possível chegar até 17 km do limite superior sem que a temperatura atmosférica seja reduzida.
Já a Estratosfera está entre 17 km e 50 km da superfície terrestre, representando a segunda camada da atmosfera. A camada de ozônio – responsável por inibir os raios ultravioleta – se encontra na Estratosfera, entre 20 e 35 km de distância da superfície.
A Mesosfera está localizada entre 50 e 80 km de distância da superfície terrestre, sendo classificada como a camada mais fria de todas. No geral, a temperatura pode chegar a -90º por conta do ar rarefeito. É nesta camada que, por conta do processo de combustão, os meteoritos são fragmentados.
A Termosfera é uma das camadas mais quentes, com temperaturas que atingem 1500ºC. Além disso, fica localizada entre 80 km e 500 km de distância da superfície terrestre, sendo também conhecido como ionosfera, devido à alta concentração de íons.
Por fim, a Exosfera é a última camada que forma a atmosfera terrestre. Dessa forma, fica localizada entre 500 km e 800 km de distância da superfície, onde o ar é praticamente nulo e a presença de gases atmosféricos quase não existe, com exceção do hidrogênio e do hélio.
Importância das camadas atmosféricas
Como a atmosfera é composta por cinco camadas, cada parte desempenha um papel importante na proteção e manutenção da vida no Planeta Terra.
Ou seja, por conta das camadas atmosféricas os raios ultravioleta são inibidos, os meteoros que se aproximam da Terra são carbonizados, devido ao calor e quantidade de radiação é regulada pela atmosfera.
Sendo assim, é de extrema importância que a atmosfera seja preservada. Porém, nos últimos anos, o que se percebe é que as ações humanas, como a emissão de gases poluentes e a poluição, estão afetando de forma negativa a atmosfera terrestre.
Quando ocorre alteração na composição atmosférica, é possível sentir as mudanças no clima e no meio ambiente, por exemplo. Além disso, efeitos naturais, como o efeito estufa, se tornam prejudiciais, já que se intensificam e aquecem de forma desordenada o Planeta Terra.
Por conta das consequências originadas pela poluição atmosférica, é imprescindível proteger a camada que protege e auxilia na manutenção da vida no planeta.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também quais são os Movimentos da Terra e o que é um Tufão.
Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria e Info Escola
Imagens: Escola Educação, Ciência Hoje, InfoEnem e Vix.com