Física & Química

Hélio, o que é? Definição, descoberta do gás, características e curiosidade

O gás nobre, Hélio, é um elemento da Tabela Periódica com o símbolo He. Este possui temperatura ambiente, não é tóxico, mas é incolor.

Atualizado em 22/09/2020

O Hélio se encontra na tabela periódica com símbolo He e possui número atômico 2, ou seja, dois prótons e dois elétrons.

Em outras palavras, esse elemento é considerado um gás nobre com temperatura ambiente. Isto é, não reage quimicamente à outros componentes.

Provavelmente, você já deve ter visto aqueles balões que afinam a voz de uma pessoa, quando esta suga o gás com boca.

Este é o efeito do hélio, que é menos denso do que o ar que respiramos.  Ao passo que, podemos utilizá-lo para encher balões, em equipamentos de mergulho, na medicina, dentre outros.

Basicamente, o Sol e as estrelas carregam o hélio em abundância. Em contrapartida, na Terra ele está presente junto ao gás natural ou desintegrações de outros elementos.

Em suma, o gás hélio tem diversas utilidades, já que o nosso planeta possui quantidade suficiente para ser explorado.

Descoberta do gás hélio

O hélio é o elemento químico mais abundante do universo, o nome vem do grego helios, que significa Sol. De antemão, foi descoberto pelos astrônomos Pierre Janssen e Norman Lockyer na cromosfera solar durante um estudo do eclipse, em 1868.

Gás hélio
Tribuna do Paraná

Nesse sentido, eles relataram ter encontrado um novo elemento químico, por causa da aparência amarela que, na Tabela Periódica, corresponde aos gazes nobres.

Em 1895, os cientistas William Ramsay e Lockyer confirmaram a radiação cleveíta, emitida pelo hélio em um minério de urânio. Nesse meio tempo, Per Cleve e Abraham Langlet fizeram uma identificação espectroscópica do elemento, pois, antes disso, eles acreditavam que o hélio só existia no Sol.

Foi então que o símbolo He entrou para a Tabela Periódica, sendo este considerado da família de gases nobres do grupo 18, por ter baixa reatividade e ser praticamente inerte.

Características do Hélio

Em síntese, suas principais características são o gás monoatômico, baixo peso, temperatura ambiente, incolor, inodoro, não inflamável e não tóxico. Além disso, as estrelas possuem 20% do gás em sua matéria, Já na atmosfera terrestre, existe uma quantidade mínima.

Tabela periódica
Superinteressante

O hélio é extremamente leve, visto que é menor que a densidade do ar. Neste caso, vamos falar sobre algumas características técnicas do gás.

Em suma, a massa molar é de 4,0026 g/mol e sua distribuição eletrônica é de 1s-2. Para se ter uma noção, a densidade desse elemento percorre 0,0001785 g/cm3 e o ponto de fusão fica em – 272,12 ºC.

Em contrapartida, o ponto de ebulição é de – 266,934 ºC  e o estado físico é gasoso em CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão).

Utilidades do gás hélio

Os Estados Unidos, Rússia e Argélia têm depósitos de hélio, locais onde é possível extrair quantidades maiores do gás. Além disso, a água mineral e as erupções vulcânicas também possuem amostras do elemento.

Por isso, a utilização do gás é variada em diversos setores, confira:

1- Encher balões

Hélio, o que é? Descoberta do gás, características e curiosidades
Pinterest

A aplicação de gás hélio é muito utilizada em balões decorativos por causa do seu efeito flutuante, já que os objetos sobem no ar ao serem soltos. Ainda mais, o gás hélio é usado em balões dirigíveis e meteorológicos, como também em foguetes.

2- Na medicina

Gás hélio na medicina
CUF

Neste caso, o gás hélio é utilizado no tratamento de doenças do sistema respiratório, como asma e bronquiolite. Com isso, os hospitais utilizam respiradores com a mistura de oxigênio e hélio para melhorar a ventilação do paciente, além da máquina de ressonância magnética que também possui elementos do gás.

3- Cilindros de ar para mergulho

cilindros
Segredos do Mundo

Os mergulhadores utilizam cilindros com gás hélio para evitar a narcose de nitrogênio, um efeito que deixa a pessoa tonta ao sair da água, muito parecido com sintomas de embriaguez.

Curiosidades sobre o hélio

  • O hélio produz energia quando se mistura com dois átomos de hidrogênio no Sol.
  • O gás hélio deixa a voz mais fina que o normal, pois aumenta a frequência do som. Isso acontece quando a pessoa inspira elemento com a boca.
  • O único elemento dos gases nobres que não possui 8 elétrons na camada de valência é o hélio;
  • O gás permanece no zero absoluto, 0 K ou – 273 ºC, sendo o único elemento no estado líquido;

Por fim, a maior parte do hélio se encontra na terra, com cerca de 8 partes por bilhão e 23% em massa no sistema solar.

Ainda assim, este gás não queima o sol, até porque ele não é reativo, mas ele se origina de reações nucleares sofridas pelo hidrogênio. Os poços de petróleo possuem 7% de hélio, por causa da destilação do gás líquido e da baixa temperatura.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Gás de cozinha, o que é? Conceitos, característica e curiosidades

Fontes: Toda Matéria, InfoEscola I, Brasil Escola, Mundo Educação e InfoEscola II

Imagens: Gizmodo, Clube da Química, Pinterest, CUF, Segredos do Mundo, Tribuna do Paraná e Superinteressante

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/kariny/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Kariny Bianca</a>
Por Kariny Bianca
Jornalista, goiana e aventureira, sempre em busca de conhecimento e informação. É amante da escrita, interessada em boas conversas e autora de um livro. (@bianca.kariny)