Física & Química

Magnésio, o que é? Definição e principais características do elemento

Magnésio é um dos elementos que compõem o grupo 2 da Tabela Periódica, sendo o sexto elemento mais abundante encontrado na natureza.

Atualizado em 10/06/2020

A Tabela Periódica é responsável por agrupar um total de 118 elementos químicos, sendo 92 elementos naturais e 26 artificiais. O magnésio, por exemplo, representado pela sigla Mg, é classificado com um elemento representativo do grupo dos metais alcalino-terroso.

Além da classificação representativa, os elementos também podem ser de transição. O grupo de elementos que o magnésio faz parte, metais alcalino-terroso, também é chamado de grupo 2 da tabela. Na natureza, o Mg é encontrado na forma de compostos e não no estado nativo, como ocorre com outros elementos.

Para obter o Mg, utiliza-se uma técnica denominada eletrólise ígnea que usa o cloreto de magnésio (MgCl2) como principal composto. A técnica foi utilizada pela primeira vez, em 1808, pelo químico britânico Humphry Davy. Neste caso, o cloreto de magnésio é encontrado facilmente em jazidas de sal ou na água do mar.

Mas, afinal, quais são as características do magnésio? Vamos descobrir!

Características do Magnésio

O Magnésio é um elemento químico que possui número atômico (número de prótons) igual a 12. Além disso, a massa atômica é representada por 24,3 u.a. Lembrando que, o número de massa representa a soma dos prótons e nêutrons presentes no núcleo atômico. Assim como bário, por exemplo, o Mg possui oxidação considerada baixa em relação à outros elementos químicos.

Dentre as principais características, está a baixa densidade quando encontrado em condições ambientes. Normalmente, possui coloração semelhante ao giz, branco-prateada. É caracterizado como um elemento eletropositivo, ou seja, consegue liberar grande quantidade de elétrons. A partir disso, se torna um íon positivo.

Magnésio, o que é? Definição e principais características do elemento
O magnésio faz parte do grupo 2 da Tabela Periódica.

Outra característica presente no Mg é a capacidade de entrar em combustão de forma rápida quando em contato com superfícies aquecidas. Além disso, de todos os elementos da Tabela Periódica, o magnésio se enquadra como o composto químico mais leve. A forma estrutural é resistente, além de apresentar dureza. Na natureza, por exemplo, é encontrado sempre junto a outro elemento químico.

A distribuição na camada eletrônica é formada por dois elétrons, sendo composto por três tipos de camadas. Sendo assim, temos: 1s2 2s2 2p6 3s2.

Quando o elemento é aquecido ou queimado, a reação química forma um óxido de magnésio. A reação é denominada síntese ou adição e a representação do composto é dada da seguinte forma: 2 Mg + O2 → 2 MgO.

Onde o magnésio é encontrado?

O magnésio pode ser encontrado em diversos produtos, principalmente no corpo humano. Isso porque, para que o corpo consiga funcionar adequadamente, o organismo necessita da presença de Mg.

Em alguns casos, quando a presença do elemento químico é insuficiente, podem ocorrer sintomas físicos. Assim, as pessoas podem apresentar diarreia e vômito, além de convulsões e falta de cálcio nos tecidos. 

Magnésio, o que é? Definição e principais características do elemento
Silicato de magnésio.

Além do organismo, o Mg pode ser encontrado em alguns medicamentos, como no leite de magnésia, por exemplo. Esse tipo de leite Mg (OH)2, inclusive, é utilizado no tratamento de acidez estomacal e prisão do ventre.  É possível encontrar esse elemento químico, também, em indústrias de pirotecnia, ou seja, indústrias que fabricam explosivos e fogos de artifício.

Outras indústrias, bem como borracha ou fabricantes de fertilizantes de solo também utilizam o magnésio como matéria-prima. O composto é, ainda, usado em indústrias que fabricam lâmpadas de flash. A reação que ocorre nos flashes fotográficos descartáveis, por exemplo, utiliza óxido de magnésio por meio da síntese ou adição.

Aplicações do magnésio

O Mg é o sexto elemento mais abundante na Terra, cerca de 2,76%. Dessa forma, pode ser encontrado no corpo humano, na superfície terrestre e no mar, por exemplo. Assim, dentre os principais componentes que fazem parte da formação do Mg está o sulfato de magnésio, o hidróxido de magnésio, o silicato de Mg, o carbonato de Mg e amianto ou asbestos.

O sulfato de magnésio (MgSO4) é utilizado em massagens e banhos de espuma, sendo conhecido como sal-amargo. Além disso, recebe também o nome de sal de Epsom, por conta de sua descoberta, em 1618, em Epsom, na Grã-Bretanha.

Magnésio, o que é? Definição e principais características do elemento
Cloreto de magnésio.

Já o hidróxido de Mg (Mg(OH)2) é o composto utilizado na fabricação do leite de magnésia. Assim, é obtido a partir da decomposição térmica da magnesita ou do mineral brucita. O silicato de Mg, por sua vez, é o composto mais utilizado em esculturas, por exemplo. Assim, é conhecido como “pedra-sabão”.

Os amiantos ou asbestos, são tipos de silicatos fibrosos utilizados em diversos produtos comerciais, como tanques, caixas d’água, telhas, e construções civis. Existe uma variedade desses elementos na natureza, sendo Serpentinas (Mg3Si2O5(OH)4)  – amianto branco, Anfibólios (Ca2Mg5Si8O22(OH)2) – amiantos marrom, azul e outros –  e amosita ((Fe, Mg, Ca)OSiO2 . n H2O), os tipos mais comuns.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Carbono e como ocorre o Ciclo do Oxigênio.

Fontes: Mundo Educação, Info Escola, Alunos Online e Brasil Escola 

Imagens: Guia da Farmácia, Prof. Ricardo Dallazanna, Brasil Minas e Opas

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.