Física & Química

Superfície de contato – Definição e efeito na velocidade das reações

Superfície de contato representa uma das características que fazem aumentar a velocidade de reações químicas em diferentes elementos.

Atualizado em 06/06/2020

Você já parou pra pensar porque uma palha de aço enferruja mais rápido que um prego, já que os dois materiais são formados por ferro metálico? Pergunta intrigante, não é? Mas esse tipo de reação é muito comum e depende de características como a superfície de contato do objeto em análise.

Ou seja, para que uma reação química ocorra é necessário que os componentes que formam um elemento químico possuam afinidade com outro elemento. Nesse sentido, as partículas de ambos os elementos entram em contato e reagem quimicamente.

Mas, afinal, qual o efeito da superfície de contato nessas reações? Vamos descobrir!

Superfície de contato

Para entender melhor o efeito da superfície de contato nas reações, vamos analisar uma situação. Imagine que você está com dores no estômago e precisa tomar um remédio. Assim, existem duas opções, um comprimido e um remédio em pó efervescente.

Superfície de contato - Definição e efeito na velocidade das reações
A velocidade das reações é influenciada pela superfície de contato.

Com isso, qual composto terá reação mais rápida em contato com a água? A resposta é simples: o remédio em pó. Mas, por que isso ocorre?

Bem, as reações químicas ocorrem quando os reagentes de partículas diferentes entram em contato. No caso do remédio em pó, a reação é mais rápida devido à fragmentação do material.

Ou seja, o comprimido é mais sólido que o remédio em pó. Dessa maneira, a reação com a água leva mais tempo.

Já o remédio em pó apresenta maior fragmentação, devido à sua composição. Nesse sentido, é válido destacar que quanto maior é a fragmentação do composto, ou seja, sua superfície de contato; maior será a velocidade da reação.

Velocidade das reações

Como vimos, a superfície de contato pode influenciar na velocidade das reações químicas. Isso ocorre porque, dependendo da superfície, as partículas dos reagentes entram em contato de forma mais rápida. Nesse sentido, as reações conseguem se desenvolver quando o composto é mais fragmentado.

Superfície de contato - Definição e efeito na velocidade das reações
Quanto maior for a superfície de contato entre os reagentes sólidos e a solução, maior será a velocidade de uma reação.

No caso da palha de aço, que enferruja mais rápido que o prego, por exemplo; a superfície de contato é mais fragmentada. Com isso, as partículas dos reagentes da palha entram em contato de forma mais rápida com as partículas de oxigênio. Essa reação é chamada de oxidação.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também como é formado o Campo Magnético e quais as características da Física Nuclear.

Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação e Alunos Online

Imagens: IFACQuímica caseria e Cola Web

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.