Biologia

Tipos de tecidos, quais são? Definição, principais características e divisões

O corpo humano é formado por quatro tipos de tecidos diferentes. Dentre eles estão o tecido epitelial, o conjuntivo, muscular e o nervoso.

Atualizado em 01/03/2020
Por Dayane Borges

Você já parou pra pensar quantos tecidos formam o corpo humano? Ou qual a função de cada um deles no corpo? Se não, vamos explicar tudinho aqui. Primeiro, é importante ressaltar que os tipos de tecidos presentes no corpo humano são formados por conjuntos de células. Além disso, cada célula, ou seja, cada tecido, desempenha uma função diferente.

Assim, o corpo dos seres humanos é formado por 4 tipos diferentes de tecidos. Logo, fazem parte dessa formação o tecido epitelial, conjuntivo, muscular e o nervoso. Dentre as quatro divisões, o tecido conjuntivo e o muscular possuem subdivisões.

Visto isso, o tecido conjuntivo é dividido em adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo. Por outro lado, o tecido muscular se divide em liso, esquelético e cardíaco. Vamos entender a função de cada tecido:

Tipos de Tecidos

Os tecidos presentes no corpo do seres humanos são divididos 4 tipos específicos. Dessa forma, temos os tecidos epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular, e tecido nervoso. Cada tecido é formado por um conjunto de células responsáveis por diferentes funções dentro do organismo dos seres humanos.

Tecido Epitelial

O tecido epitelial é formado por células compostas por diferentes formatos como as cilíndricas, achatadas e as cúbicas. Dessa forma, a principal função desse tecido está no revestimento do corpo, na sensibilidade da pele, por exemplo, e secreção de substâncias.

Tipos de tecidos, quais são? Definição, principais características e divisões
Exemplo de tecido epitelial. Fonte: Histologia

Visto isso, no tecido epitelial não há presença de artérias. Como exemplo podemos citar a pele dos seres humanos. A pele, neste caso, é formado pela tecido epitelial presente na epiderme e pelo tecido conjuntivo, presente na derme.

Tecido Conjuntivo

O tecido conjuntivo é subdividido em outros quatro tipos de tecidos. Isso se explica porque as células que compõem o tecido conjuntivo apresentam diversificação em relação ao formato, tamanho e função que desempenham.

Tipos de tecidos, quais são? Definição, principais características e divisões
Exemplo de tecido ósseo. Fonte: Biologia celular

Em resumo, dentre as principais funções do tecido conjuntivo estão a sustentação, preenchimento e transporte de substâncias. Além disso, o tecido conjuntivo é formado por dois tipos de proteína, o colágeno e a elastina.

Visto isso, o tecido conjuntivo é dividido em:

  • Tecido Adiposo – a principal característica desse tecido é o isolamento térmico do corpo. Assim, é composto por células que armazenam gordura, ou seja, é considerado o tecido que gera energia ao corpo;
  • Tecido Cartilaginoso – tem como principal característica a consistência firme e flexível. Além disso, é responsável por sustentar e revestir algumas partes do corpo como, por exemplo, a orelha, o nariz e a traqueia.
  • Tecido Ósseo – é o tecido responsável pelo fortalecimento dos ossos. Rico em sais minerais, cálcio e colágeno. Além disso, é repleto de nervos e é irrigado por sangue. Sua principal função consiste em sustentar o corpo, compondo o esqueleto humano.
  • Tecido Sanguíneo – é um tecido formado por diversas células que carregam a responsabilidade de transportar nutrientes e defender o organismo. Assim, o sangue é um tipo de tecido líquido formado por compostos como hemácias, leucócitos, plaquetas e o plasma.

Tecido Muscular

O tecido muscular é responsável pela contratação do corpo humano. Além disso, apresentam diversos nervos e são vascularizados, além de serem formados por células longas.

Tipos de tecidos, quais são? Definição, principais características e divisões
Tecido muscular. Fonte: Quero conteúdo

Dessa forma, o tecido muscular é divido em três tipos diferentes, sendo eles:

  • Tecido muscular liso – também chamado de tecido não-estriado, o tecido liso possui como característica os movimentos involuntários. O nome se dá devido à falta de estrias transversais. Esse tipo de tecido está presente no útero, na bexiga e no intestino.
  • Tecido muscular esquelético – é composto por células longas, além de estrias transversais e movimentos voluntários. Assim, grande parte desse tipo de tecido é encontrado no esqueleto, por isso, o nome.
  • Tecido muscular cardíaco – como o próprio nome já diz, é um tecido encontrado no coração. A formação desse tipo de tecido é composta por células longas e cilíndricas. Além disso, o tecido apresenta estreias transversais.

Tecido Nervoso

Tipos de tecidos, quais são? Definição, principais características e divisões
Neurônios, células que compõem o tecido nervoso. Fonte: Olhar digital

Em síntese, o tecido nervoso é composto, principalmente, por células nervosas. Assim, as células que compõem esse tipo de tecido são chamadas de neurônios e estão presentes no cérebro. Dessa forma, a principal função desenvolvida pelo tecido nervoso é a transmissão de impulsos nervosos presentes no corpo. Além disso, é um tecido formado por células longas e estreladas. Logo, como exemplo temos os nervos corporais, o cérebro e a medula espinhal.

O que achou da matéria? Se gostou, já corre pra conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, o que diz a Teoria da Evolução e quais as características do Egito Antigo.

Fontes: Toda Matéria, Só Biologia e Brasil Escola

Fonte imagem destaque: Todo Estudo

Próxima página »