Física & Química

Próton, o que é? Definição, características, número atômico e massa

Próton é uma partícula subatômica que constitui o átomo, menor partícula de um elemento químico, essencial em todos os núcleos atômicos

Atualizado em 21/08/2020
Por Dayane Borges

Tudo que ocupa espaço e possui massa é denominada de átomo. Ou seja, as menores partículas de um elemento químico existente. Assim, em cada átomo há a presença de elementos como o próton. Logo, é caracterizado por ser uma pequena partícula que faz parte do átomo. Além disso, quando o próton não tem ligação com o elétron ele é chamado de próton livre.

Também chamado de protão, o próton foi descoberto por Ernest Rutherford, no início do século XX. É formado por três subpartículas, denominadas de quarks. Dessa forma, quando se tem dois quarks a classificação é do tipo up, enquanto um quark representa o tipo down. Nesse sentido, a carga do próton é positiva, sendo de 1,6 x 10-19C.

Dessa forma, o próton se encontra no interior do átomo junto com outra pequena partícula, o nêutron. Logo, o nêutron possui essa classificação por ser neutro e não possuir carga. Há ainda, no interior de um átomo, os elétrons que possuem carga negativa.

Próton e o número de Massa (A)

Em relação à massa das partículas que compõem o átomo, próton e nêutron possuem massa semelhante. Enquanto isso, o elétron se diferencia bastante desses valores. Sendo assim, a massa do elétron é considerada insignificante já que os prótons possuem massa maior.

Próton, o que é? Definição, características, número atômico e massa
Prótons e nêutrons são mostrados como esferas no centro deste diagrama de um átomo. Fonte: Conceitos

Nesse sentido, para que os cálculos sejam realizados é necessário somar os valores dos prótons e dos nêutrons. Assim, como resultado, teremos o número da massa atômica,ou seja, o valor de A.

Observe a fórmula:  A = p+ + n

Número Atômico (Z)

Neste caso, o que determinará o valor do número atômico é o número de prótons nos elementos químicos. Assim, elementos que possuem em sua composição o mesmo número de prótons recebem a denominação de isótopos.

Em síntese, ao analisar a estrutura atômica de um átomo é possível notar que o número de prótons e elétrons é o mesmo. Por esta razão, a quantidade de cargas positivas e negativas existentes no interior do átomo será a mesma.

Próton, o que é? Definição, características, número atômico e massa
Ilustração de modelo atômico com ênfase no núcleo, local onde se situam os prótons. Fonte: Alunos online

Nesse sentido, quando um átomo perde elétrons ele fica, consequentemente, com carga positiva maior. Logo, os átomos com carga positiva maior são denominados de cátions. Por outro lado, quando o átomo perde prótons, a denominação passa a ser de ânions.

O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir quais são as Leis de Newton e quem foi Albert Einstein

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola

Fonte imagem destaque: Quanta Magazine

Próxima página »