Geografia

Coordenadas geográficas – Definição e exemplos de latitude e longitude

Coordenadas geográficas são linhas imaginárias que auxiliam na localização da Terra. A essas linhas damos o nome de latitude e longitude.

Atualizado em 21/11/2019

Você, provavelmente, já percebeu as linhas existentes no mapa do mundo. Pois bem, as linhas são traços imaginários denominados coordenadas geográficas e são representadas em mapas ou no globo terrestre. Assim, com as linhas imaginárias é possível traçar pontos específicos através do encontro entre os meridianos e os paralelos.

Dessa forma, as coordenadas geográficas são classificadas em latitude e longitude. Além disso, a forma usada para calcular a distância entre os pontos de cada coordenada são os graus, minutos e segundos. Um grau corresponde a 60 minutos, e um minuto corresponde a 60 segundos.

Nesse sentido, as coordenadas geográficas são estabelecidas a partir dos meridianos e paralelos. Logo, com o resultado dos cálculos das coordenadas é possível identificar pontos distintos na superfície do Planeta Terra. Isso porque, paralelos e meridianos são indicados por graus de circunferências.

Coordenadas geográficas

As linhas traçadas no nos mapas e na superfície terrestre são denominadas coordenadas geográficas. Assim, são linhas que cortam o planeta nos sentidos horizontal e vertical. Além disso, servem para identificar qualquer ponto sobre a superfície da Terra.

Coordenadas geográficas - Definição de latitude, longitude e paralelos
As coordenadas geográficas são obtidas a partir da intersecção dos paralelos com os meridianos. Fonte: Estudo Prático

Dessa forma, as coordenadas geográficas se dividem em latitude e longitude, sendo a latitude abreviada com as iniciais “Lat.” e a longitude com as iniciais “Long”. Nesse sentido, o que determina os fusos horários do planeta são as longitudes. Enquanto isso, os clima predominante em cada região do mundo é definido pelas latitudes.

Definição de latitude e longitude

A latitude são as linhas traçadas no sentido horizontal, também chamadas de paralelas. Assim, a linha traçada na superfície da Terra de maior circunferência é denominada de Equador. Ou seja, a linha do Equador divide a Terra em hemisfério Norte e Sul e corresponde à latitude 0º. Além disso, a latitude pode variar entre 0 a 90° em relação aos hemisférios.

Visto isso, a latitude também auxilia na localização geográfica, além de ser importante fonte de estudo em relação aos climas predominantes no Planeta Terra. Isso porque, o Sol incide maior quantidade de raios em lugares em que a latitude é menor, ou seja, pontos mais próximos à linha do Equador.

Coordenadas geográficas - Definição e exemplos de latitude e longitude
Fonte: Escola Educação

Por outro lado, a longitude representa as linhas traçadas na superfície terrestre no sentido vertical. Assim, também são chamadas de Meridianos. Nesse sentido, a distância existente entre um ponto e outro de leste a oeste pode variar de 0° a 180°.

Neste caso, o ponto tomado como partida para o cálculos dos meridianos é o Meridiano de Greenwich, isso porque, possui longitude de 0°.  Dessa forma, os meridianos são responsáveis pela divisão da Terra em Ocidental (a Oeste) e Oriental (a leste). Além disso, os fusos horários foram criados tomando como referência os meridianos.

Interessante, não é? Se gosta do tema, então corre e aproveita para ler esse outro texto sobre a Rosa dos ventos – O que é, história, pontos cardeais e como é utilizada

Fontes: Só Geografia, Mundo Educação

Fonte imagem destaque: Etudiant

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.