Você sabia que existe um pedacinho da França na América do Sul? Isso mesmo, estamos falando da Guiana Francesa, uma extensão territorial que faz divisa com o estado do Amapá. Em síntese, a região é caracterizada por altas temperatura, além de ser cortada pela linha do Equador.
Portanto, o território da Guiana Francesa funciona como departamento ultramarino francês. Assim, desde 19 de março de 1946 a região, que se encontra da América do Sul, faz parte da União Europeia. Logo, grande parte dos acordos comercias que ocorrem no país são feitos com a França.
Em síntese, a extensão territorial francesa não é muito grande, cerca de 86. 504 Km2 de área. Com isso, possui uma população formada por, aproximadamente, 209 mil habitantes. Visto isso, o território da Guiana Francesa pode ser comparado ao estado de Santa Cataria em relação à área, sendo apenas um pouco menor.
Característica da Guiana Francesa
Como o território da Guiana faz parte da França a moeda utilizada no comércio é o euro. Contudo, o que move a economia é o extrativismo animal sendo comum a prática da pesca. Além disso, o extrativismo mineral também agrega economicamente ao território ultramarino.
A região apresenta temperaturas elevadas por conta da Linha do Equador. Dessa forma, as temperaturas variam entre 30°C no verão e 25°C no inverno. Por conta disso, a precipitação no país chega à 1.200 mm. Além disso, o clima que predomina é o tropical, quente e úmido.
Visto isso, além da fronteira que a Guiana Francesa faz com o Brasil, o Suriname também faz parte das divisas territoriais. Em síntese, existe uma ponte, a Ponte Binacional Franco-Brasileira, que liga o Município do Amapá à capital da Guiana, Caiena. Logo, são 730 quilômetros de extensão entre o Brasil e o território francês.
Política e economia
A parte política da Guiana Francesa é regida por uma Assembleia governada por Rodolphe Alexandre. Porém, antes de ser eleito governante da Assembleia da Guiana, o político atuou como presidente do Conselho Regional da Guiana. Além disso, foi prefeito de Caiena, capital do território ultramarino.
Dentre as principais atividades econômicas do país a pesca e a extração de ouro merecem destaque. Assim, por ser uma região consideravelmente propícia ao garimpo, o território sofre com constantemente com garimpeiros clandestinos.
Por fim, a moeda utilizada na comercialização é o euro. Além disso, os guianenses possuem como língua oficial o francês. Entretanto, a região também utiliza dialetos locais como o crioula da Guiana Francesa.
Você sabia?
- O território ultramarino da Guiana Francesa é o mais antigo da França;
- A ponte que liga o Brasil à Guiana Francesa foi inaugurada em 2017;
- Os pratos típicos da culinária guianense mistura características da gastronomia criola, chinesa, africana e brasileira;
- Centro Espacial de Kourou fica na Guiana Francesa, localizado próximo à linha do Equador;
- O território guianense possui diversas ilhas paradisíacas.
O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir a história da América Espanhola e quais são os países que fazem parte da América do Norte.
Fontes: Revista Galileu, Brasil Escola e Aliança Francesa
Fonte imagem destaque: Estudo Prático