Ciclo das rochas, o que é? Definição, tipos e transformações rochosas

O ciclo das rochas é o processo pelo qual as rochas passam por uma transformação para dar origem a outros tipos de rochas.

Ciclo das rochas, o que é? Definição, tipos e transformações rochosas

O ciclo das rochas é o processo pelo qual as rochas são transformadas e, com isso, acabam originando novos tipos de rochas, como as magmáticas, metamórficas e sedimentares. Essas transformações ocorrem na litosfera, a camada que compreende a superfície terrestre

Nesse sentido, os ciclos rochosos ocorrem em decorrência da ação endógena, ou seja, terremotos, vulcanismo e tectonismo, e dos agentes exógenos, como a chuva, o clima e o vento. O ciclo das rochas, portanto, pode levar milhões de anos até se completar, transformando assim os corpos sólidos construídos por minerais

Caso o ciclo das rochas não existisse, a litosfera seria composta apenas por rochas magmáticas, ou seja, aquelas que se formam a partir da solidificação do magma. Logo, a transformação rochosa só ocorre porque existem tipos rochosos preexistentes. 

Mas afinal, como corre o ciclo das rochas e as transformações rochosas? Antes de descobrir, é preciso compreender quais são os tipos de rochas mais comuns e como se dá cada formação. Então vamos lá! 

Tipos de rochas

Primeiramente, antes de compreender o ciclo das rochas, é necessário saber o que o termo rocha significa. Basicamente, rocha é um conjunto natural de minerais que contém em sua formação proporções definidas. Nesse sentido, as rochas variam de acordo com a morfologia, a cor, o brilho, a transparência, densidade, volume, uso e nomes, por exemplo. 

Ciclo das rochas, o que é? Definição, tipos e transformações rochosas
Escola Kids

A classificação das rochas é feita levando em consideração a composição química, a estrutura e a forma de cada uma. Assim, as rochas são classificadas em: rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. 

Rochas magmáticas

As rochas magmáticas, também conhecidas como ígneas, são as primeiras rochas do planeta e as primeiras que compõem o ciclo das rochas. Isso porque sua formação é advinda do resfriamento do magma, uma massa mineral pastosa presente no núcleo da Terra. Este tipo de rocha é encontrado, principalmente, em vulcões

Blog do Enem

O magma é um material produzido no interior do planeta Terra. Quando este líquido pastoso e extremamente quente sobe à superfície, ocorre o processo de resfriamento e o material pastoso acaba se solidificando. 

Quando o resfriamento do magma ocorre na superfície terrestre, o resultado é a formação das rochas magmáticas vulcânicas, também chamadas de extrusivas. Por outro lado, quando o resfriamento ocorre no interior da Terra, as rochas recebem o nome de magmáticas plutônicas ou intrusivas. 

Alguns exemplos de rochas magmáticas, que fazem parte do ciclo das rochas, são: granito, diorito, basalto, diabásio, pedra pome e obsidiana. 

Rochas sedimentares

As rochas sedimentares, que também fazem parte do ciclo das rochas, são aquelas formadas pelo atrito entre outros minerais. São originadas a partir da degradação de matérias orgânicas, como restos de animais, geralmente presentes na superfície terrestre. 

Ciclo das rochas, o que é? Definição, tipos e transformações rochosas
Sobre Geologia

A matéria orgânica também é advinda de outras rochas que, por conta de mudanças climáticas, como vento, água de rios, chuva, dentre outras, acabam causando o desgaste das superfícies rochosas. Com isso, são formadas as rochas sedimentares, a partir do acúmulo e solidificação dos materiais orgânicos. 

Dentre alguns exemplos de rochas sedimentares, temos o arenito, a argila e o carvão mineral. 

Rochas metamórficas

Basicamente, as rochas metamórficas são aquelas que se originam a partir da transformação das rochas magmáticas e sedimentares. Ou seja, a transformação rochosa é causada por fatores externos, como a pressão, a umidade e o calor

Ciclo das rochas, o que é? Definição, tipos e transformações rochosas
Best hq wallpapers

Por conta da transformação, o conjunto de minerais que compõem a rocha passa a possuir características distintas e, além disso, a composição da rocha é alterada. Este tipo de rocha é formado pelo processo de metamorfismo, que ocorre de três formas:

  • Metamorfismo dinamotermal ou regional – ocorre na parte mais profunda da crosta terrestre, sendo causado por interferências da temperatura e pressão;  
  • Termal ou de contato – ocorre por conta da incidência de altas temperaturas durante o contato com outros tipos de rochas ígneas.
  • Metamorfismo dinâmico ou cataclástico – é causado pela pressão e atrito que ocorre entre as rochas quando estas se encontram em zonas de movimentação. 

Alguns exemplos de rochas metamórficas, que também fazem parte do ciclo das rochas, são o mármore, quartzo, a ardósia, xisto e gnaisse. 

Ciclo das rochas

É por conta do ciclo das rochas que existe a classificação dos principais tipos de rochas em magmáticas, sedimentares e metamórficas. Para que o ciclo ocorra, são necessárias várias etapas até chegar ao estágio final, que é a formação das rochas metamórficas. 

Primeiro, o ciclo das rochas tem início com o magma, líquido pastoso presente no interior da Terra, constituído, principalmente, por oxigênio. O magma sobe à superfície da Terra por conta de ações vulcânicas, que expelem o líquido pastoso para fora do núcleo terrestre. 

Assim que chega à superfície, por conta do contraste de temperaturas, o magma se resfria e se solidifica, dando origem às rochas magmáticas, também conhecidas como ígneas. 

Fases do ciclo das rochas

A segunda etapa do ciclo das rochas ocorre com o processo de erosão. Ou seja, as rochas magmáticas passam por um procedimento de desgaste, normalmente provocados por agentes exógenos, como clima, água, vento e gelo. 

CienTic

Em seguida, vem o processo de sedimentação, onde as rochas, após passar pela deterioração dos agentes exógenos, se constituem em diversos depósitos de sedimentos, localizados nas camadas mais baixas da terra. As rochas sedimentares são então formadas, após o processo de litificação, onde ocorre a transformação dos fragmentos em rochas. 

Já o metamorfismo, parte seguinte do ciclo das rochas, se constitui como o processo de formação das rochas metamórficas. No caso, estas rochas são formadas a partir de novas erosões causadas sobre as rochas magmáticas e sedimentares.

Após todos os processos, a temperatura se torna parte importante do ciclo das rochas, já que leva as rochas a fundirem com uma placa tectônica, por exemplo. No processo de fundição, o magma é novamente formado, dando novamente, após milhões de anos, início ao ciclo das rochas.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Atol das Rocas – O que é, localização, características e importância

Fontes: Educa Mais Brasil, Mundo Educação, Brasil Escola e Toda Matéria 

Imagens: Indústrias Extractivas, Escola Kids, Blog do Enem, Sobre Geologia, Best hq wallpapers e CienTic

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.