História

Belle Époque, o que foi? Definição, característica e cultura do divertimento

Belle Époque foi o período de desenvolvimento tecnocientífico ocorrido no final do século XIX até o início da Primeiro Guerra Mundial.

Atualizado em 07/09/2020

Após períodos de guerras era comum que a vontade de crescimento e de paz reinasse entre vários países. Entre os países da Europa, por exemplo, o momento de ascensão e inovação ficou conhecido como Belle Époque. França, Alemanha, Itália e Rino Unido protagonizaram um momento marcado pela paz e evolução, entre o fim da Guerra Franco-Prussiana e o início da Primeira Guerra Mundial. 

Assim, foi um período de 43 anos – 1871/1914 – em que a Europa se tornou referência na expansão e no desenvolvimento cultural, tecnológico e científico. Com o progresso tecnocientífico se desenrolando nos países europeus, vários outros países embarcaram no período próspero e de paz. As inovações estavam por todo lado como, por exemplo, na criação do telefone – o telégrafo sem fio.

A comunicação se desenvolvia num ritmo acelerado. Junto a comunicação, a eletricidade começava a tomar forma e, com isso, o crescimento urbano aumentava consideravelmente. Todos os fatores influenciaram na criação da chamada “cultura do divertimento”. Cinemas, cabarés, obras de artes impressionistas e a Art Nouveau marcavam o período de desenvolvimento da Belle Époque.

Características da Belle Époque

Com o fim da guerra Franco-Prussiana, em 1871, a Europa inicia um período de estabilidade. As consequências da guerra eram várias, como a rivalidade estabelecida entre França e Alemanha. Porém, as tensões militares entre os dois países só viria a gerar conflito anos mais tarde com o início da Primeira Guerra Mundial.

Belle Époque, o que foi? Definição, característica e cultura do divertimento
Os automóveis começaram a ser desenvolvidos durante o período da Belle Époque.

Assim, antes dos conflitos mundiais iniciarem, a Belle Époque – “bela época” no português – foi marcada pelo estilo de vida otimista e livre dos cidadãos. O país que mais se destacou na Europa foi a França. Isso porque, a França era vista como o centro global de todas as mudanças tecnocientíficas da época. Nesse sentido, possuía influência científica, médica, tecnológica e artística.

Nas inovações tecnológicas, por exemplo, era possível ver a evolução do telégrafo sem fio, das telas de cinema, dos automóveis e dos bondes elétricos. Além disso, as pessoas se maravilhavam com as técnicas de fotografia, o fonógrafo e o gramofone, espécie de toca discos. Todas as tecnologias facilitaram o modo de vida dos trabalhadores. O trabalho, inclusive, passou a ser, em grande parte, mecanizado.

Com tantas novidades surgindo, a vida da população logo começou a mudar. Foi na França que ocorreu o movimento denominado “Exposition Universalle” – Exposição Universal em português. A exposição ocorreu em 1900 e marcou a Belle Époque com as diversas novidades tecnocientíficas, inclusive, novidades do mundo da moda.

Belle Époque, o que foi? Definição, característica e cultura do divertimento
Período da Belle Époque.

Apesar das inovações tecnológicas e científicas terem mudado o modo como a população vivia e enxergava o mundo, a Belle Époque também teve o lado negativo. Isso porque, com o avanço tecnológico vários tipos de armamento foram desenvolvidos para serem utilizados nas guerras. Assim, foram desenvolvidas bombas, carros blindados, canhões, metralhadoras, gases tóxicos e vários outros artefatos.

Representação nas artes

Várias foram as inovações que ocorrem durante a Belle Époque. As pessoas conheceram o telégrafo sem fio, puderam experienciar as telas de cinema, os aviões, o automóvel. Além disso, podiam ver as apresentações de balés, as livrarias públicas, os shows de ópera, teatros, etc. Com tantas expressões artísticas, a pintura não poderia ficar de fora.

Foi, durante a Belle Époque, que o Impressionismo e o Expressionismo surgiram. Os movimentos vanguardistas também viram neste período o momento novas formas de criar e se reinventar. Assim, foram diversos movimentos que mudaram a forma como as pessoas enxergavam o mundo. As mudanças tecnológicas e culturais possibilitaram novas ideologias.

Belle Époque, o que foi? Definição, característica e cultura do divertimento
Uma das obras do Impressionismo.

Os movimentos de inovação tecnocientífica aconteciam nos países da Europa, mas também tiveram reflexos no Brasil. Visto isso, o país começa a imergir na modernização e, nas artes, ocorre a Semana de Arte Moderna. Além disso, os brasileiros puderam presenciar a criação da cidade planejada de Belo Horizonte, além das reformas que ocorriam no Rio de Janeiro. Por fim, no Brasil, a Belle Época ocorreu num ritmo diferente entre os anos de 1880 e 1925.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que foi a Queda de Acre e quem foi Marquesa de Santos. 

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Info Escola e Estudo Prático 

Imagens: Hisour, Minuto Cultural, Cantinho da Cher e Vou Passar

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.