O continente asiático é formado por países que possuem características muito diferentes dos países do ocidente, como a Arábia Saudita, localizada na região conhecida como Oriente Médio. Uma das características que mais marcam o país é o não reconhecimento da Declaração de Direitos Humanos.
Quando um país não reconhece esta declaração, significa que não há a liberdade dos povos e nem mesmo o direito à democracia. No caso da Arábia, o que rege o país é um governo religioso e monárquico, que impõe diversas leis aos cidadãos, principalmente às mulheres.
Apesar da forma de governo não usual nos Estados nacionais de atualmente, a Arábia Saudita é um dos principais países que mais produzem e exportam petróleo no mundo.
Ainda que o país possua riquezas, especialmente relacionadas ao petróleo, e uma grande influência na geopolítica do mundo, a Arábia ainda é conhecida por proibir cultos que não sejam relacionados ao islã, religião oficial do país, especialmente às mulheres, que seguem vivendo com uma série de restrições sociais.
Características gerais da Arábia Saudita
A Arábia Saudita é um país mulçumano, onde a religião oficial é o islã. Fica localizado no continente asiático, mais especificamente na região conhecida como Oriente Médio. Faz fronteira com outros países asiáticos, como Emirados Árabes Unidos, Catar, Iêmen, Iraque, Kuwait, Jordânia e Omã.
A bandeira do país é composta pelas cores verde e branco, onde o verde representa o Islão. Além do mais, os símbolos que fazem parte da bandeira são uma espada e a Shahada, que representa a fé islâmica. Para o islamismo, a fé representa o seguinte ensinamento: “Não há outra divindade digna de adoração exceto Alá, e Maomé é seu profeta”.
Além disso, a Arábia Saudita é composta pelas seguintes características:
- Nome oficial: Reino da Arábia Saudita
- Extensão territorial: 2.149.690 km²
- Gentílico: saudita
- Localização: Oriente Médio, no continente asiático
- Capital: Riad ou Riyadh;
- Divisão administrativa: o país possui 13 regiões administrativas, onde cada uma possui um governador nomeado pelo rei
- Idioma: árabe
- Religiões: islamismo (93%), cristianismo (5%), outras religiões (2%)
- Principais cidades: Riade, Jedá, Meca, Medina, Al-Ahsa
Geografia do país
A Arábia Saudita é um país localizado em uma região desértica, banhada pelo Mar Vermelho e pertencente ao Oceano Índico. Caracteriza-se por ser uma região composta por um relevo de planícies, o que dificulta o desenvolvimento urbano e práticas agrícolas em algumas localidades.
Por conta da característica desértica, o país possui, ao longo de todo o ano, altas temperaturas, com média anual de 28ºC. Durante o inverno, ou seja, entre dezembro e fevereiro, as temperaturas ficam em torno dos 20ºC.
Além disso, o clima saudita é marcado por baixa pluviosidade, altas temperaturas (que chegam a atingir os 50ºC) e baixa umidade do ar. Por conta da localidade próxima aos grandes desertos, o país apresenta alta amplitude térmica. Isso significa que os dias são bastante quentes, enquanto que as noites são frias.
Já o relevo da Arábia Saudita é formado pelo planalto arábico, onde os desertos são as formas de relevo que mais predominam na região, como o Nafud, localizado ao norte, e o deserto de Dahna, localizado ao sul da Arábia.
O pico mais alto do país fica localizado na montanha Jabal Sawda, no qual atinge 3.133 m de altitude. Além disso, o país faz fronteira com o Mar Vermelho, a oeste; Iêmen e Omã, ao sul; Jordânia, Iraque e Kuwait, ao norte; Catar e Emirados Árabes Unidos, a leste, bem como o golfo Pérsico.
Economia da Arábia Saudita
As principais fontes econômicas da Arábia Saudita são as reservas de petróleo e gás natural, além do turismo religioso, muito recorrente no país. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) acredita que cerca de 24% das reservas de petróleo do mundo estejam localizadas na Arábia.
Isso significa que, em relação à produção e exportação de petróleo, a Arábia só fica atrás da Venezuela, considerado o país que mais produz e exporta petróleo no mundo. Além disso, a Arábia também faz parte do grupo das 19 nações mais ricas do mundo e da União Europeia, o G-20.
Além das reservas de petróleo e gás natural, o país também possui o turismo como um dos pilares econômicos. Isso porque a Arábia possui a cidade de Meca – cidade sagrada dos mulçumanos – como um dos pontos turísticos mais importantes do país.
A cultura do islamismo diz que, ao menos uma vez na vida, todos os mulçumanos devem visitar a cidade de Meca, contando que tenham condições para tal. Além disso, a cidade recebe muitos turistas durante o mês de jejum mulçumano, conhecido como Ramadã.
Cultura do país
A cultura saudita é conhecida como uma das mais conservadores e religiosas do mundo. O país, que não reconhece a Declaração de Direitos Humanos, é influenciado pela lei islâmica, conhecida como Sharia.
Uma das características dos sauditas é a não ingestão de bebida alcóolica, item proibido no país, além de não consumirem carne de porco. Além disso, alguns costumes ocidentais, como ir ao cinema, na Arábia pode ser proibido, caso algum filme, por exemplo, contrarie os preceitos do islã.
Outro ponto característico do país é a sexta-feira, considerada sagrada para os mulçumanos, assim como para os sauditas. Sendo assim, o fim de semana na Arábia Saudita começa na quinta-feira, mesmo com todas as restrições comportamentais relacionadas à religião já citadas anteriormente.
Em relação aos esportes, o futebol é a modalidade mais contemplada no país, onde são realizados campeonatos nacionais com a presença de inúmeros jogadores de outros países, já que, na Arábia, o valor salarial dos jogadores é bastante alto.
Já a culinária é composta por frutas secas e pão, que geralmente é utilizado para acompanhar as refeições, servindo como um substituto dos talheres. A utilização de especiarias, ou seja, temperos especiais, também é comum no país.
Você sabia?
O prédio mais alto do mundo fica localizado na Arábia Saudita, o Jeddah Tower, com um quilômetro de altura. No país, de acordo com as leis sauditas, cinemas não são permitidos. Outro detalhe é que, apesar de a cidade Meca ser a mais conhecida, Riad é a capital do país.
Por conta do ritual sagrado mulçumano de rezar cinco vezes por dia em direção a Meca – cidade sagrada – as lojas do país fecham todos os dias. A lei que rege o país, a Sharia, não permite que bebidas alcoólicas e carne de porco sejam consumidas na Arábia.
Na Arábia Saudita existe uma série de restrições sociais às mulheres, que até 2015 não tinham o direito ao voto e só conseguiram o direito de dirigir, apenas em 2018.
Além disso, as mulheres precisam usar roupas que cobrem todo o corpo, com túnicas, e são consideradas cidadãs de segunda classe, ou seja, precisam de um tutor, que normalmente é o pai, o marido ou até o próprio filho homem.
O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Eurásia, o que é? Mapa, países transcontinentais e características
Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria e Mundo Educação
Imagens: Geo5, Veja, Info Escola, G1 e Sesc SC