Formas de relevo, quais são? Definição, tipos principais e características

Formas de relevo são o modo como as irregularidades da superfície se apresentam. Dividem-se em montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Relevo é definido como irregularidades que a superfície terrestre apresenta. As formas de relevo, por sua vez, podem ser um planas, acidentadas, côncavas, íngremes e com menor ou maior altitude, por exemplo.

Os formatos diferentes são resultados da ação de agentes transformadores, podendo ser internos (ou endógenos), como ação de placas tectônicas, abalos sísmicos e vulcanismo; e externos (ou exógenos), como ação da chuva, neve, granizo, ventos e ação do ser humano.

Nesse sentido, as formas de relevo se classificam em montanhas, planaltos, planícies e depressões. Essa distribuição serve para ajudar o ser humano a entender melhor o ambiente natural e a sua influência em nosso meio de vida.

Formas de relevo: Montanhas

As montanhas são uma das formas de relevo que se caracterizam pelas acentuadas elevações, ou seja, apresentam grandes altitudes e declives. Todavia, uma sequência de montanhas é conhecida como cadeia montanhosa ou cordilheira.

Go Outside.

Sua origem pode ser tectônica, quando são resultado da atividade exercida por placas tectônicas, como dobras ou rupturas em rochas – fruto dos movimentos no interior da Terra – ou podem ter origem vulcânica, resultado da ação de vulcões ao longo do tempo.

Todavia, a declividade bastante acentuada das montanhas faz com que essa forma de relevo sofra com o intemperismo (ação da água e do vento). Nesse sentido, fornecem sedimentos para áreas do entorno, localizadas em menores altitudes.

Planaltos

Outra das formas de relevo encontradas na superfície são os planaltos. Essa formação se caracteriza por ser uma superfície de relevo plano e mais alta do que uma planície, por exemplo.

São áreas situadas acima dos 300 metros de altitude, mais elevadas do que as em sua volta. Os planaltos são formas de relevo que fornecem sedimentos significativos para áreas ao seu redor, como planícies e depressões.

planalto central
Planalto Central brasileiro.

Todavia, apresentam formas variadas, como morros, serras, chapadas. Pode-se dizer também que em algum momento os planaltos eram áreas com relevo mais íngreme, que acabaram com uma forma menor por conta do intemperismo.

Dentre os maiores e mais importantes planaltos do mundo estão o Planalto Central (grande parte do território brasileiro), o Planalto do Tibet (com as maiores altitudes), o Planalto do Colorado (EUA), o Planalto dos Grandes Lagos (África) e o da Sibéria central (Rússia).

Planícies

Forma de relevo mais plana e com uma paisagem menos acidentada, a planície, por apresentar altitudes menores, acaba por receber uma grande quantidade de sedimentos.

Formas de relevo, quais são? Definição, tipos principais e características
Planície fluvial do Rio Amazonas.

É também a forma de relevo mais indicada para a ocupação humana, embora áreas próximas a grandes cursos de água sofram com enchentes, como é o caso das planícies de inundação. Por outro lado, as planícies se dividem em litorâneas e fluviais.

A planície fluvial do Rio Amazonas é uma das mais conhecidas no mundo. Por ser quase inteiramente plana, seu potencial hidrelétrico é muito baixo, o que se explica pela baixa declividade e velocidade da água.

Formas de relevo: Depressões

São lugares com pequena altitude e mais baixos do que o nível do mar ou a região ao seu redor. Têm superfície plana ou côncava, resultado do longo período de erosão, além do acúmulo de sedimentos de regiões que circundam o perímetro.

Formas de relevo, quais são? Definição, tipos principais e características
Pantanal mato-grossense, exemplo de depressão.

A formação desse relevo acontece pelo desgaste ou erosão ao longo do tempo e, também, a partir dos movimentos epirogenéticos do planeta Terra. Em outras palavras, quando uma região vai afundando lentamente, como resultado de elementos endógenos.

Por fim, são encontrados dois tipos de depressões:

1 – absolutas: se encontram abaixo do nível do mar. Exemplo: Mar Morto.

2 – relativas: são mais baixas do que o relevo em seu entorno, como é o caso do Pantanal brasileiro.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Estrutura geológica do Brasil, o que é? Conceito, tipos e características.

Fontes: Blog do Enem, Mundo Educação, Info Escola

Imagens: AJK Tours, Go Outside, Olha Goiás, Rádio UFPA, Ecoa

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.