História

Alta Idade Média – Contexto histórico, influências bárbaras, como terminou

A Alta Idade Média é marcada pelas invasões bárbaras no território do Império Romano e a consolidação do sistema econômico feudal.

Atualizado em 25/01/2020

O período compreendido entre a invasão dos bárbaros ao território do Império Romano e o fortalecimento do sistema econômico feudal é denominado Alta Idade Média. Assim, foi a fase que ocorreu entre 476 e 1000. Nesse sentido, as invasões foram feitas por grupos tribais que possuíam divisão social bem definida.

Assim, os grupos dos bárbaros – denominados assim pelo fato de possuírem a cultura diferente da greco-romana – era regido por um rei. Além disso, integravam o grupo nobres, homens-livres e não livres, além de prisioneiros de guerra mantidos como escravos. É importante ressaltar que a Idade Média foi dividida, além da Alta Idade Média, na Baixa Idade Média.

Nesse sentido, os bárbaros viviam da agricultura com divisões de terras bastante definidas entre a hierarquia do grupo. Entretanto, mantinham a produção de forma comunitária, mesmo tendo como privadas as propriedades.

Alta Idade Média

No início, a invasão dos bárbaros ao Império Romano era considerada pacífica. Entretanto, no século IV, as coisas mudaram e a violência se tornou característica desse período. Dentre os motivos para que a estratégia de invasão mudasse, estavam os objetivos que os Bárbaros almejam alcançar.

Alta Idade Média - Contexto histórico, características e como terminou
Organização social durante a Alta Idade Média. O principal sistema econômico era o feudalismo. Fonte: Blog da arquitetura

Assim, a começar pelo fato do crescimento do número da população germânica, que precisava, cada vez mais, de espaço. Além disso, como sobreviviam a partir da agricultura, necessitavam de terras férteis para a produção e cultivo de alimentos. Assim, o território romano era o mais atrativo.

Outro motivo que justifica a invasão bárbara foi o fato do enfraquecimento do Império Romano. Isso porque as tropas romanas estavam cada vez mais desorganizadas.

Divisão dos bárbaros

Os bárbaros eram divididos em grupos que ocuparam diferentes regiões. Assim, o território francês foi ocupado pelos francos, responsáveis pela elaboração dos primeiros feudos – terra ou uma fonte de renda concedida por um suserano ao vassalo, em troca de fidelidade e ajuda militar. Além disso, ficaram conhecidos por obterem rendimento econômico advindo de escravos, a prática da vassalagem e as relações suseranas.

Alta Idade Média - Contexto histórico, características e como terminou
Confronto dos bárbaros contra o Império Romano. Fonte: Mundo Tentacular

Outra comunidade dos bárbaros na Alta Idade Média era a dos árabes. Assim, após a invasão da península Ibérica, começaram os desenvolvimentos em relação à ciência, alquimia, medicina, religião e filosofia. Além disso, os árabes ficaram conhecidos por ter desenvolvido os estudos relacionados à Arquitetura através da construção de templos e mesquitas.

De fato, os árabes também contribuíram fortemente para que o feudalismo fosse consolidado. Isso porque, com os acordos comerciais feitos com os romanos, os árabes conseguiram fortalecer o sistema feudal na Europa Ocidental, tornando-se assim a fonte econômica mais rentável da Alta Idade Média.

Além disso, os bárbaros divididos na comunidade dos:

  • Anglo-Saxões, que se estabeleceram na Grã-Bretanha;
  • Visigodos estabeleceram-se na Espanha;
  • Vândalos fixaram-se na África do Norte;
  • Ostrogodos que se instalaram na Itália;
  • Suevos constituíram-se em Portugal;
  • Lombardos no norte da Itália;

Fim da Alta Idade Média

Alta Idade Média - Contexto histórico, características e como terminou
O feudalismo é um sistema econômico, político e social fundamentado na propriedade sobre a terra. Fonte: History Tellers

A economia durante a Alta Idade Média começou a sofrer mudanças significativas. Isso porque, os processos econômicos estavam voltados para o comércio e a vida que se inciava nas cidades. Dessa forma, o sistema feudal, que durou entre os séculos IX e X, sofreu mudanças. A este período de mudanças deu-se o nome de Baixa Idade Média.

O que achou da matéria? Se gostou, corre pra ler esses outros textos sobre o que foi a Inquisição e a Sabinada.

Fontes: Info Escola, Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Kuadro

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.