Geografia

Zonas Litorâneas do Brasil, quais são? Localizações e características

As zonas litorâneas do Brasil, que ocupam uma das áreas mais extensas do mundo, são divididas em litoral Amazônico, Nordestino, Sudeste e Sul.

Atualizado em 26/09/2020

As zonas litorâneas brasileiras estão divididas entre litoral amazônico, nordestino, sudeste e sul. Dessa forma, juntas elas ocupam uma das maiores áreas litorâneas do mundo, totalizando 8.514.876 km² e equivalente a mais de 7 mil km em linha contínua.

Apesar de muitos acharem que as zonas litorâneas são compostas apenas pelo espaço entre o mar e a terra (a costa), elas, na verdade, abrangem grandes áreas com uma diversa variedade na fauna e na flora brasileira.

Além disso, são responsáveis pelas variações de ondas e correntes marinhas.

Nesse sentido, as costas das zonas litorâneas do brasil se localizam no oceano Atlântico, sendo possível encontrar diversas paisagens em cada uma delas.

Por exemplo, dunas, manguezais, ilhas, costões, recifes e entre outros. Todavia, é de suma importância a conscientização de toda a população para a preservação destes ambientes.

Região do litoral amazônico

Nesta zona, o clima equatorial é predominante, ou seja, é quente e semiúmido, tendo, assim, apenas 4 ou 5 meses secos no ano.

Fica localizado em toda a costeira do Norte do país. Sendo assim, abrange desde o Rio Oiapoque, no Amapá, até o Delta do Parnaíba, que encontra-se entre o Piauí e o Maranhão.

Em suma, a região possui características típicas da vegetação de manguezais e de matas de várzea em terrenos planos. Com isso, a sua fauna é o habitat de diversos peixes e aves.

Zonas Litorâneas do Brasil, quais são? Localizações e características
Manguezais

Zonas Litorâneas – Litoral Nordestino

Por ser uma zona litorânea maior, que abrange nordeste e leste, os climas tropical quente, semiárido e úmido estão presentes.

A extensão de sua área é de 3.000 km, indo desde o Delta do Parnaíba até o Recôncavo Baiano. Além disso, sua importância econômica se concentra na produção de sal no litoral do Rio Grande do Norte e no Ceará. Além do mais, o litoral potiguar é a mais importante área salineira do país.

Tem como característica a presença de dunas e vegetação de restinga. Bem como, é comum encontrar por lá tartarugas-marinhas e peixe-boi-marinho. Devido às belezas de suas praias, é uma região muito turística.

Litoral Nordestino
Litoral Nordestino

Litoral do Sudeste

O seu clima é subtropical, ou seja, predominantemente quente e úmido e com poucos meses de seca.

A sua área se estende desde o Recôncavo Baiano até o Paraná. Tal zona litorânea possui a maior concentração populacional do país. Bem como, o turismo se destaca na região.

Uma característica importante é sua grande área de preservação da Mata Atlântica. Além disso, é bem predominante as matas de restingas. A preservação é necessária, pois espécies em extinção vivem na região da serra do mar.

Zonas Litorâneas do Brasil, quais são? Localizações e características
Litoral da Mata Atlântica

Zonas Litorâneas – Região do Litoral Sul

A última das quatro zonas litorâneas brasileiras, fica localizada em três estados, sendo eles: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O clima é o subtropical e temperado, ou seja, não é tão quente quanto as outras regiões.

Nesta área, a presença de manguezais e costões são as características mais marcantes.

Além de uma vegetação de restingas, a área também é banhada por solos de areia quartzosas marinhas. Além disso, é famosa por ser uma região que abriga muitas aves migratórias.

Zonas Litorâneas do Brasil, quais são? Localizações e características
Litoral Sul

Achou legal? Então, leia também sobre: Cordilheira, o que é? Definição, características e exemplos de cordilheiras

Fontes: Sua Pesquisa, Mundo Educação e Cola da Web

Imagens: Popularizando Ciência, Estudo Prático, Viagem e Turismo, Conexão Planeta e Guia Viajar Melhor