Geografia

Praias, o que são? Características e importância para o meio ambiente

A praia é um espaço geológico localizado ao longo de uma costa litorânea, onde acontece o acúmulo de materiais, como areia e cascalho.

Atualizado em 24/09/2020

Um dos lugares mais frequentados em diversas partes do mundo, a praia é um ambiente natural onde acontece o encontro do mar ou oceano, com a terra. Em suma, ela é o que as pessoas costumam chamar de área costeira.

Em síntese, o processo que constitui o que conhecemos como praia é composto através do acúmulo de sedimentos, ocasionado pelo processo de decomposição que o mar promove.

Outro ponto é que os sedimentos costumam ser faixas arenosas, ou seja, banhadas pelo mar. Porém, existem também outros tipos de  praias, como por exemplo, as rochosas.

Importância ambiental

Mais do que apenas um ambiente de lazer, as praias exercem um papel fundamental no que tange a área ambiental e no ecossistema. Isso porque, elas exercem o papel de protetoras dos ambientes litorâneos em relação à força natural desenvolvida pelos oceanos.

Praias, o que são? Características e importância para o meio ambiente
Bio Blog

Por outro lado, as consequências causadas pelos problemas ambientais, como, por exemplo, o aquecimento global, podem afetar esse papel de proteção exercido pelas praias.

Outra consequência que os problemas ambientais podem causar é a elevação do nível do oceano, que podem atingir os ambientes onde estão localizadas as praias, ocasionando no desaparecimento das áreas litorâneas.

Características das praias

Como as praias são um espaço geológico localizado na costa de um litoral, apresentam um formato côncavo que é formado em decorrência das ondas, marés e, também, pelas correntes oceânicas.

Praias, o que são? Características e importância para o meio ambiente
Emtempo

Além de praias marítimas que se formam nas cotas, é comum observar, também, a formação de lagunares, isto é, os espaços que se formam nas costas de lagos por meio da ação das ondas.

Em síntese, o formato das praias pode ser alterado em forma e dimensões, consequência da ação de ondas e marés. Exemplificando, uma tempestade de grande escala pode fazer com que a areia de uma praia desapareça completamente.

Balneabilidade

Um fator importante, e que faz parte da acessibilidade das pessoas à praia, é o critério de balneabilidade. Em suma, os indicadores de balneabilidade são responsáveis por determinar quais praias estão ou não aptas para banho.

Praias, o que são? Características e importância para o meio ambiente
De olho na ilha

Promovidos por órgãos governamentais, são realizados testes que classificam a qualidade da água em determinadas praias. É através desses testes que surgem as bandeiras verdes indicando que a área é própria para banho, e as vermelhas que são impróprias para banho.

Por exemplo, no Brasil, esses critérios de pesquisas que definem as praias como aptas ou não aos banhistas, foram implantados em 2011, e são regularizados por uma resolução do Conselho Nacional de Meio ambiente.

Praia como ambiente de lazer

Atualmente, a praia é considerada um cenário que se remete à ideia de férias, lazer, onde passam milhares de pessoas por dia. Ela está presente em diversas partes do mundo, cada uma mais encantadora que a outra.

Porém, essa ideia de praia como ambiente de lazer, nem sempre foi assim. Em vários momentos da antiguidade as elas eram utilizadas como ponte de tráfego marítimo. Além disso, elas eram porta de entrada de doenças trazidas pelos navegantes em suas viagens.

Em síntese, as praias só ganharam essa característica de lazer no século 18, quando os médicos europeus passaram a recomendar o banho de mar como tratamentos de doenças, pelo fato de sua água salgada apresentar propriedades revigorantes.

Veja

A literatura e a arte contemporânea contribuíram para criar uma ideia romantizada da praia, fazendo com  que as pessoas passassem a frequentar o local. Atualmente, ela é um dos destinos mais frequentados e procurados por pessoas nos momentos de lazer.

Gostou do assunto? Que tal saber mais sobre Fenômenos naturais – O que são, definições e exemplos extraordinários

Fontes: Knoow Net, G1, Conceito.de, Cetesb

Imagens: De olho na ilha, Bio Blog, Veja Abril, Melhores Destinos