Zona Urbana – O que é, características e processo de urbanização

Zonas urbanas, também chamadas de áreas urbanas, são espaços geográficos que sofreram modificações causadas pelo processo de urbanização.

Zona Urbana - O que é, características e processo de urbanização

Na Geografia, existem dois termos específicos para designar tipos de espaços geográficos, sendo a zona urbana e a zona rural. Apesar de possuírem características distintas, ambos os espaços dependem um do outro.

Na zona urbana, a principal característica que define o espaço são as modificações no relevo e espaço físico, como a construção de casas, prédios, avenidas, etc. Ou seja, são modificações que caracterizam o processo de urbanização, impulsionado essencialmente pela industrialização.

Já a zona rural, é o espaço formado por vegetação abundante, onde é comum o desenvolvimento de atividades agrícolas, como pecuária, silvicultura, extrativismo, bem como turismo rural e conservação ambiental.

Zona urbana e zona rural

Os espaços geográficos são caracterizados por vários fatores, como o relevo, o espaço físico em si, a vegetação e as atividades desenvolvidas em cada região. No caso da zona urbana, o processo de urbanização é o principal fator de alteração do espaço.

Zona Urbana - O que é, características e processo de urbanização
Todo Estudo

Isso porque, por meio deste processo, as sociedades desenvolveram espaços com gigantescas construções, além de rede de iluminação, comércio e rede de esgoto. Além disso, a comunidade urbana – pessoas que vivem nas cidades – precisam enfrentar problemas oriundos da industrialização.

Dentre os problemas, se destacam a grande quantidade de produção de lixo, o descarte inadequado de resíduos domésticos e químicos – como os produzidos em hospitais – além de incansáveis congestionamentos, que ocorrem principalmente nas grandes capitais.

Os problemas enfrentados nos espaços de zona urbana são causados, geralmente, pela densidade populacional. Apesar dos diversos problemas, os centros urbanos também são caracterizados por possuir recursos humanos essenciais, como escolas e hospitais.

No geral, as zonas urbanas são formadas por aglomerações urbanas, vilas ou cidades. Quando uma região inclui a área urbana e as cidades satélites – também conhecidas como cidades-dormitório – temos a região metropolitana.

Zona Urbana - O que é, características e processo de urbanização
Exemplo de Zona Rural.

Já a zona rural, também conhecida como campo, é o espaço que não está incluso na zona urbana, apesar de ambos os espaços dependerem um do outro. No campo, são desenvolvidas atividades agrícolas, conservação ambiente, bem como o turismo rural – também conhecido como ecoturismo.

Ambos os espaços geográficos dependem um do outro, pois a zona urbana precisa de produtos da zona rural, assim como a zona urbana, muitas vezes, é utilizada para novas oportunidades de emprego, por exemplo.

Êxodo rural

Em alguns casos, a relação de dependência entre zona urbana e zona rural vai além da simples troca de produtos ou serviços. Ou seja, quando trabalhadores da zona rural se deslocam para os centros urbanos em busca de novas oportunidades, temos o chamado êxodo rural.

Neste caso, as pessoas vão para a zona urbana como forma de se fixar e buscar novos empregos, melhores escolas para os filhos ou melhor atendimento em hospitais, por exemplo.

Com o fenômeno social, os centros urbanos crescem, a população aumenta e, como resultado, surgem regiões urbanizadas sem assistência governamental ou condições precárias, como nas favelas. Assim, é comum ver nos grandes centros urbanos a baixa qualidade de vida em algumas regiões, bem como violência urbana.

Zona urbana em números

As zonas urbanas estão presentes em todos os espaços geográficos. Em alguns lugares as áreas são maiores, mais arborizadas, com melhores condições de vida. Por outro lado, existem os centros urbanos formados apenas por edificações, muitos problemas sociais e poluição, por exemplo.

Viagens e caminhos

Ou seja, as zonas urbanas possuem pontos positivos e negativos, apesar de tudo. No Brasil, as áreas urbanas representam 84,35% da população. Apenas a região Sudeste concentra mais de 80 milhões de habitantes, sendo a mais populosa do país.

As maiores áreas metropolitanas, ou seja, aquelas que concentram os centros urbanos e as cidades-satélites, são cidades da região Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Ao todo, as cidades concentram 19,5, 11,5 e 5,1 milhões de habitantes, respectivamente.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também quais são os Estados Brasileiros e o que são Mudanças Climáticas.

Fontes: Portal São Francisco, Toda Matéria e Escola Kids

Imagens: Baúl del Castillo, Todo Estudo, Brainly e Viagens e Caminhos 

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.