Quem nunca ouviu sobre os famosos churrascos do Rio Grande do Sul? O estado, além de ser reconhecido pela produção bovina e o consumo de carne, também é famoso pelo turismo nas cidades gélidas no inverno. O estado do Rio Grande do Sul se localiza na região do Sul do país. A capital do estado é Porto Alegre e a sigla é RS.
Dessa forma, o estado do Rio Grande do Sul faz divisa com Santa Catarina e o Oceano Atlântico, além de países como o Uruguai e a Argentina. Além disso, o estado se enquadra na terceira posição quando o assunto é o IDH – Índice de desenvolvimento humano. Nesse sentido, é o quarto estado mais rico do país e o quinto mais populoso.
As produções de maior ganho econômico estão nos setores da agricultura, pecuária e indústria. Sendo, esta última, responsável pela produção alimentícia, têxtil, couro e calçados, além de madeira, metalúrgica e química. Todavia, outro fator que move a economia do estado é o turismo. Assim, as cidades do estado atraem turistas para as praias e as regiões serranas.
História do Rio Grande do Sul
Em relação as outras cincos regiões que integram o Brasil, o Rio Grande do Sul está entre a região em que os colonizadores portugueses mais demoraram a chegar. Assim, apenas em 1801 que as fronteiras do estado começaram a ser definidas. Isso porque, foi assinado o Trado de Badajoz, colocando fim a diversos conflitos que existiam na região.
Em 1500 o Brasil foi descoberto. Porém, após um século do descobrimento do país é que a região Sul começou a ser desbravada. Antes do ocorrido, a área onde hoje se localiza o estado do Rio Grande do Sul, era ocupada, majoritariamente, por indígenas. Acredita-se que a estrutura geográfica da região tenha limitado que os portugueses chegassem até as terras sulistas.
Dessa forma, os principais grupos indígenas que viviam na região estavam os índios gê, pampeano e os guarani. Na região denominada “Cima da Serra”, onde viviam os índios gê – também chamados de tapuia – ainda é possível encontrar descendentes desses povos. Atualmente, as cidades de Bom Jesus, Lagoa Vermelha, Passo Fundo e São Francisco de Paula ficam localizadas nessa região.
Com a chegada dos europeus e, por consequências, a vinda dos padres jesuítas, os índios guarani foram os que mais sentiram os abalos da colonização. Dessa forma, os padres conseguiram fundar o que chamaram de Missões Guarani. Assim, o território abrangia partes do Paraguaia, Brasil, Argentina e Uruguaia. Com a assinatura do Tratado de Santo Ildefonso a colônia de Sacramento ficou sob posse dos espanhóis. Enquanto isso, Rio Grande seria território dos portugueses.
Características do estado
A capital do estado do Rio Grande do Sul é Porto Alegre, localizado na região Sudeste do país. Possui como sigla as inicias RS. A bandeira do estado é formada por três linhas transversais nas cores verde, vermelho e amarelo, com um brasão bem ao meio.
Além disso o estado é formado pelas seguintes características:
- Área: 281.737,947
- Limites: O Rio Grande do Sul limita-se ao sul com o Uruguai, a oeste com a Argentina, a leste com o oceano Atlântico e ao norte com Santa Catarina
- Número de municípios:497
- População: 11,2 milhões de habitantes, conforme a estimativa do IBGE para 2015
- Gentílico: gaúcho
- Principal cidade: Porto Alegre
Conhecendo Rio Grande do Sul
Em relação aos aspectos geográficos, o Rio Grande do Sul se caracteriza pelo relevo formado por Planalto Serrano, o Pampa e a Serra Lagunar. Sendo a maior parte do território gaúcho composto pelo Planalto Serrano. Além disso, o estado é caracterizado pelo clima tropical e as estações do ano são bem definidas. Assim, em algumas épocas do ano as temperaturas podem ser negativas.
Além disso, o estado possui cursos d’água como a bacia do Prata, além do rio Uruguai – formado pelo rio Canoas e Pelotas. Entretanto, outros rios importantes também fazem parte da região. Assim, podemos citar como exemplo os rios Taquari, Ijuí, Jacuí, Ibicuí e Camacuã.
Já em relação à cultura, o estado do Rio Grande do Sul é um dos que mais possui diversificações. Além disso, possuem linguagem específica característica do moradores do pampa. A vestimenta dos gaúchos que vivem em fazendas também é bastante diversificada, caracterizada pelas calças largas e lenços no pescoço, usados para se protegerem do frio.
Por fim, não podemos esquecer de mencionar a bebida mais tradicional da região: o chimarrão. Assim, a bebida preparada com mate é feita à base de erva-mate refinada, servida quente e com gosto amargo. Além disso, o famoso churrasco também é símbolo característico da culinária gaúcha.
Curiosidades sobre o estado
- Os gaúchos possuem o próprio dialeto falado na região dos pampa e usam expressões como “bah” e “tchê”;
- São adeptos do churrasco e do chimarrão, consumidos durante todo o ano;
- O estado do Rio Grande do Sul é o único no Brasil que possui, durante o inverno, a presença de neve; O fenômeno atrai turistas de todo o país;
- De todos os presidentes eleitos no Brasil, seis eram gaúchos.
O que achou da matéria sobre um dos estados do Brasil? Se gostou, corre e confere essas outras matérias sobre os estados de Minas Gerais e Pará.
Fontes: Info Escola, Toda Matéria, Só Geografia, Estado RS
Fonte imagem destaque: imagepng