História

República da Espada – O que foi, contexto histórico e acontecimentos

Após o fim da monarquia e instauração da República, a primeira fase comanda pelos militares, ficou conhecida como República da Espada. Conheça mais sobre o que foi esses período da história do Brasil.

Atualizado em 07/06/2020

A Proclamação da República foi um acontecimento histórico, que colocou fim ao governo monárquico do Brasil. A partir disso, começa a Primeira República do país, entre os anos de 1889 até 1930. Contudo, a Primeira República foi dividida em duas fases, sendo a primeira chamada de República da Espada, que se estendeu de 1889 até 1891.

Desse modo, o novo modelo de governo foi comandado por militares, já que foram eles que instauraram a república. Portanto, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto foram os primeiros líderes nessa nova política. No entanto, não se tratava de uma ditadura militar, sendo assim, os dois se tornaram presidentes militares dentro de uma instituição civil.

Com a Proclamação da República, o Brasil se aproximou mais dos Estados Unidos, e se afastou da Inglaterra. A partir disso, foi instaurado um governo provisório, esse que teve como governante Deodoro da Fonseca. Sob o seu comando, teve início a República da Espada.

Para entender melhor como se deu essa república, vamos falar mais sobre o que foi e o contexto histórico desse momento tão importante para o Brasil. Vamos lá.

República da Espada (1889 – 1891)

Como primeiro governante da República do Brasil, o Marechal Deodoro da Fonseca iniciou o governo mudando algumas coisas, e impondo certas medidas como:

  • Extinção da Constituição de 1824
  • Banimento da Família Real
  • Separação entre a Igreja e o Estado
  • Instituiu o casamento civil
  • Convocou uma Assembleia Constituinte
  • Naturalização dos estrangeiros que viviam no Brasil
  • As províncias passaram a se chamar estados

Desse modo, em 24 de fevereiro de 1891 foi aprovado dentro do seu governo a nova Constituição Brasileira. Essa que sofreu forte influência da Constituição norte-americana. Desse modo, algumas das medidas já propostas por Deodoro foram reafirmadas nessa nova constituição. Entre as principais, podemos citar:

  • Presidencialismo: O Brasil passou a ser chamado de Estados Unidos do Brasil, isso se tornava uma república presidencialista, e não mais uma monarquia parlamentarista.
  • Instituiu os três poderes: executivo, legislativo e judiciário, sendo extinto o poder moderador.
  • Separação entre Igreja e Estado
  • Fim do voto censitário, o voto continuou sendo aberto. Só poderiam votar os homens alfabetizados maiores de 21 anos. Militares, religiosos e mulheres não podiam votar.
  • Sistema Federativo: promovendo mais autonomia para as províncias
  • Fim do cenário Vitalício: os senadores agora teriam um mandato de 9 anos, e o presidente de 4 anos, sendo proibida a reeleição.

Logo depois da proclamação da Constituição de 1981, acontecem as primeiras eleições diretas. E assim, Deodoro que até então era presidente provisório, se candidata e indica Floriano Peixoto para ser o seu vice-presidentes, ambos militares.

Contudo, apesar de ser um governo constitucional, Deodoro ainda se mostrava bastante autoritário. Tanto que isso resultou no fechamento do Congresso no dia 3 de novembro de 1891. Sendo assim, 23 dias depois do ocorrido, os grupos da oposição se unem para fazer com que Deodoro renuncie ao cargo de presidente.

 

República da Espada – O que foi, contexto histórico e acontecimentos
Marechal Deodoro da Fonseca
Fonte: Wikipédia

Governo do Marechal  Floriano Peixoto (1891 – 1894)

Desse modo, com a renúncia do então presidente Deodoro, seu vice, Marechal Floriano Peixoto é quem assume a presidência do país. Portanto, sem contar o período de governo provisório, Deodoro só ficou 9 meses no cargo de presidente da república.

Outro ponto importante, sobre a renúncia, é que segundo a Constituição de 1891, caso o presidente renunciasse antes de dois anos de mandato, deveriam ser feitas novas eleições. No entanto, Floriano Peixou ignorou a Constituição e se manteve no poder.

Enquanto presidente, seu mandato foi marcado por dois grandes conflitos, a Revolução Federalista e Segunda Revolta da Armada. Esse segundo, que ocorreu entre 1893 e 1894, e foi motivado pela insatisfação da Marinha com o governo de Peixoto.

A partir desses dois conflitos, e forma rígida como o presidente conteve tanto a Revolta da Armada, quanto a Revolução Federalista, fez com que ele fosse apelidado de Marechal de ferro. Isso porque, e em ambos os conflitos, a repressão por parte do governo foi muito violenta.

Portanto, com o fim do mandato de Floriano Peixoto, em 1894, marca também o fim da chamada República da Espada. Após ele, foi eleito Prudente de Morais, que deu início a República Oligárquica, que marcou a segunda fase da Primeira República do Brasil.

 

 

República da Espada – O que foi, contexto histórico e acontecimentos
Marechal Floriano Peixoto
Fonte: Wikipédia

Encilhamento e a crise econômica

Nessa época, o Ministro da Fazenda, Rui Barbosa era o responsável pela economia do país. Então, durante a Primeira República, ele implantou um plano econômico que ficou conhecido como Encilhamento.

Esse plano consistia basicamente em aumentar a emissão de dinheiro, e colocá-lo em circulação para assim estimular o consumo. A ideia era fazer a economia girar, já que visava aumentar a industrialização no Brasil, através da oferta de crédito para as industrias.

Assim, para poder pagar os empréstimos prometidos, o governo teve que aumentar a emissão de dinheiro. Além disso, permitiu que os bancos privados também emitissem dinheiro. O resultado disso tudo foi um enorme desastre, que levou à especulação, falência de empresas, inflação e a desvalorização da moeda brasileira.

Contudo, apesar de o Encilhamento estar ligado a crise econômica que marcou o início da República da Espada, ele também contribuiu mesmo que de forma limitada, com a industrialização do país. Portanto, o fracasso da política econômica fortaleceu os setores primários, e as posições defendidas pelos fazendeiros.

Sendo assim, o Encilhamento se estendeu durante todo a primeira fase da Primeira República, e só foi contornado no governo de Prudente de Morais.

República da Espada – O que foi, contexto histórico e acontecimentos
Fonte: Estudo Prático

Enfim, o que achou dessa matéria? Aproveite para conhecer mais do que foi a Era Vargas.

Fontes: Brasil Escola, História do Mundo, Educação Uol

Fonte da imagem destacada: Traduzca