História

Deodoro da Fonseca, quem foi? – Biografia, governo e crises

Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil da 1ª República. Enfrentou crises econômicas, porém criou leis para o país.

Atualizado em 19/11/2019

O Brasil de 1889 ficou conhecido como a Primeira República,  também chamada de República Velha. Assim, foi a primeira fase em que o sistema republicano começou a ser estabelecido. Visto isso, somente militares ocuparam o cargo de presidente até 1894, e o primeiro presidente desse período foi Marechal Deodoro da Fonseca.

Assim, Deodoro da Fonseca foi quem proclamou a república, no dia 15 de novembro de 1889. Logo, teve apoio de republicanos e militares e instalou no país o que ficou conhecido como República Presidencialista. Em seguida, o então presidente do Brasil se estabeleceu no Congresso Nacional Constituinte e logo criou a primeira Constituição Republicana.

Dessa forma, Marechal Deodoro da Fonseca era militar, político e durante seu governo o país enfrentou crises econômicaspolíticas. Por consequência, renunciou ao cargo antes mesmo do fim do mandato por não suportar as pressões econômicas, a censura e o autoritarismo.

Marechal Deodoro da Fonseca, vida

Nascido no dia 5 de agosto de 1827, na Vila Madalena de Samaúna, Alagoas, Manuel Deodoro da Fonseca era filho de Manuel Mendes da Fonseca (1785-1859) e Rosa Maria Paulina da Fonseca (1802-1873). Assim, o alagoano se tornou militar por influência de seu pai que já trabalhava para o exército.

Marechal Deodoro da Fonseca - História, vida e governo do ex-militar
Marechal Deodoro da Fonseca com o exército brasileiro. Fonte: wikipedia

Logo, aos 16 anos de idade, Deodoro da Fonseca iniciou estudos no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Assim, estudou Artilharia até o ano de 1847. Dessa forma, participou ativamente das tropas nos combates da Revolução Praieira e de outros conflitos do império, como a brigada expedicionária ao rio da Prata, o cerco a Montevidéu e da Guerra do Paraguai.

Em seguida, em 1885, Deodoro da Fonseca ingressou na política. Assim, ocupava o cargo de presidente da província do Rio Grande do Sul. Além disso, foi presidente do Clube Militar, em 1887, além de chefe do setor antiescravista do Exército.

Assim, ficou conhecido como Marechal Deodoro da Fonseca quando foi nomeado marechal e proclamou a república brasileira, no dia 15 de novembro de 1889. Em seguia, se tornou chefe do governo provisório. Dessa forma, o então presidente elaborou a primeira constituição.

Por fim, Deodoro da Fonseca casou-se aos 33 anos com Mariana Cecília de Sousa Meireles e o casal não teve filhos. Logo, morreu aos 65 anos, no dia 23 de agosto de 1892. Assim, faleceu devido à problemas respiratórios, no município de Bara Mansa, no Rio de Janeiro.

O governo do presidente

A proclamação da república ocorreu no dia 15 de novembro de 1889. Logo, foi feita por Marechal Deodoro da Fonseca. O militar teve apoio de republicanos e de outros militares. Assim, o Brasil entrava no regime de República Presidencialista, tendo Deodoro da Fonseca como presidente e Floriano Peixoto como vice-presidente, em 25 de fevereiro de 1891.

Marechal Deodoro da Fonseca - História, vida e governo do ex-militar
“A Proclamação da República por Deodoro de Fonseca” pintura de Henrique Bernardelli, 1891. Fonte: Reddit

Além disso, decidiu que as eleições brasileiras seriam diretas. Com isso, o presidente e o vice seriam escolhidos pelo povo. Entretanto, foi decido também que a primeira eleição seria decida de forma indireta. Assim, o voto seria decido pelo Congresso Nacional.

Dessa forma, após a proclamação da república, Deodoro da Fonseca enfrentou crises políticas e econômicas em seu governo. Isso porque, o Brasil já enfrentava problemas durante o período da monarquia.

Marechal Deodoro da Fonseca - História, vida e governo do ex-militar
Posse de Deodoro da Fonseca na Presidência da República. Fonte: Eliseu Viscont

Por consequência, não conseguiu seguir até o fim do mandato. Assim, renunciou ao cargo no dia 23 de novembro de 1891. Logo, enfrentando sérios problemas econômicos como encilhamento, especulação, inflação, falência de bancos e etc, Deodoro da Fonseca saiu da presidência do país.

Por fim, o vice-presidente Floriano Peixoto assumiu o cargo e governou de 1881 a 1894. Dessa forma, o governo de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, ambos militares, ficou conhecido como a República da Espada (1889-1894).

Gosta de ler sobre a história política do Brasil? Então, corre e confere uma lista completa sobre os Presidentes do Brasil – Todos os presidentes, da República Velha até hoje e, também, o que foi a Proclamação da República

Fontes: Só história, Toda Matéria, EBC 

Fonte imagem destaque: Aventuras na História

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.