História

Primeiras Civilizações – Mesopotâmia e povos sumérios

As primeiras civilizações da humanidade nasceram em uma região do Oriente Médio, o chamado crescente fértil, sendo berço de toda história

Atualizado em 31/01/2020

Você sabia que as primeiras civilizações existiram a mais de 4000 a. C.? Sabe onde elas se formaram? Aliás, os porquês se formaram? Nesta matéria você irá conhecer mais sobre a história do berço da humanidade e quais foram os pioneiros nessa jornada!

Primeiramente, precisamos entender que as primeiras civilizações começaram a surgir quando o homem viu a necessidade de uma vida sedentária. Em resumo, aqui o homem conheceu a agricultura. Basicamente, por volta de 4000 a.C., as primeiras civilizações nasceram em volta de grandes rios. Sobretudo, podemos citar os rios Tigres e Eufrates, na região chamada de Mesopotâmia. Além disso, o rio Nilo, no Egito e o Indo, na Índia. Por fim,  o Amarelo, na China.

Primeiras Civilizações - Mesopotâmia e povos sumérios
Fonte: Canal Metrologia

A tal Mesopotâmia, recebeu esse nome dos gregos. Sobretudo, ela confere em toda região localizada na planície fértil, entre os rios Tigre e Eufrates; onde existe o deserto do Sinai e a cordilheira de Zagros. Atualmente, esse território “entre rios” pertence ao Iraque e ao Kuwait. Além disso, lá está um cemitério de objetos, lendas e fatos que ainda não foram descobertos.

Essa região foi berço das primeiras civilizações devido sua terra fértil. Em essência, os rios traziam grandes fertilizantes para a agricultura.

A título de curiosidade, no século 55 a.C., a Mesopotâmia era conhecida como “Edin”. Que, por sua vez, deu origem a palavra hebraica “Éden”, que significa paraíso na Terra. Nessa região, passaram povos como os caldeus, babilônicos, assírios, amorreus, arameus, fenícios e hebreus, em um revezamento de supremacias, durante as primeiras civilizações.

As primeiras civilizações na Mesopotâmia

Região do atual Iraque, a Mesopotâmia (do grego, meso = no meio; potamos = rio) localiza-se no crescente fértil, que vai dos rios Tigre e Eufrates, até o Nilo, no Egito. Sobretudo, essa região foi ocupada por inúmeros povos, que geraram cultura, história e até mesmo conflitos. Podemos citar como os povos mesopotâmicos os sumérios, babilônicos, hititas, assírios e caldeus. Além disso, esses são considerados os pioneiros das primeiras civilizações da humanidade.

Primeiras Civilizações - Mesopotâmia e povos sumérios
Fonte: Brainly

Para mais, a Mesopotâmia é estrategicamente dividida em:

  1. Alta Mesopotâmia: parte montanhosa e pouco fértil.
  2. Baixa Mesopotâmia: do centro ao sul do vale, que fica entre os rios.

Precisamos entender que, as primeiras organizações humanas aqui, datam cerca de 7000 a.C. Em suma, era em um padrão de aldeia sedentária, apenas a partir de 4000 anos que começaram a formar centros urbanos complexos, as primeiras civilizações.

Os sumérios (4000 a.C. – 1900 a.C.)

Em primeiro lugar, foi na região da antiga Suméria, na Mesopotâmia, que surgiram as primeiras civilizações, como Ur, Uruk e Nipur.

Por volta do quarto milênio antes de Cristo os povos sumérios e acádios começaram a dominar uma região pantanosa da Mesopotâmia. Basicamente, foram os sumérios os responsáveis pela criação de um moderno sistema de drenagem. Além disso, trouxeram os núcleos urbanos, as primeiras civilizações.

Primeiras Civilizações - Mesopotâmia e povos sumérios
Fonte: Wikipédia

Entretanto, devido a grandes desafios naturais, como as enchentes irregulares e devastadoras dos rios Tigre e Eufrates, o povo sumério construíram barragens. Para mais, construíram diques, reservatórios e canais de irrigação, em suas primeirass civilizações

Em paralelo, a organização social, nas primeiras civilizações, era formada por núcleos familiares. Por exemplo, por camponeses, artesãos e pastores. Assim, com o sistema de drenagem, houve uma possibilidade de criação de animais.Assim, os povos sumérios podiam criar porcos, ovelhas, cabras e gado. Sem contar que, poderiam também transportar mercadorias.

As construções urbanas e artesanais, exigiam uma grande quantidade de matéria-prima, a qual era escassa nas primeiras civilizações. Com isso, havia uma obrigação de troca de produtos manufaturas com outros povos. Por exemplo, madeira, ouro, estanho, entre outros.

A escrita

Agora, podemos dar destaque para um grande feito desenvolvido por esse povo das primeiras civilizações: a escrita! Aqui nasceu, a chamada, Cuneiforme. Em resumo, esse tipo de escrita era usado para registrar as relações comerciais. Para mais, era um modelo ideológico, o qual os símbolos representavam ideia, durante as primeiras civilizações. Com o passar do tempo, converteram-se em um conjunto de silabas.

Primeiras Civilizações - Mesopotâmia e povos sumérios
Escrita cuneiforme, em antigas tábuas de argila. Fonte: Pinterest

Basicamente, a escrita Cuneiforme foi usada pelos sírios, hebreus e persas. Geralmente, era registrada em uma espécie de argila. Além, do uso de um estilete, com a ponta em formado de cunha, daqui que vem o nome (cuneiforme).

Mais a baixo do crescente fértil, no Egito, nascia outro tipo de escrita: hieroglífica.

Outros povos

Como já dito, na Mesopotâmia ainda houve outros povos, como os babilônicos/amoritas, assírios e os caldeus. Basicamente, cada povo se destacou por erguer as primeiras civilizações e enormes impérios, administrados de forma exemplar.

Sobretudo, vamos dar destaque aos babilônios, que chegaram a desenvolver um código legislativo, elaborado pelo rei Hamurabi, o chamado Código de Hamurabi.

Na grande maioria, as primeiras civilizações da Mesopotâmia tinham um rei, que era, além de chefe militar, era sacerdote religioso. Além disso, o rei possuía o nome de Patesi. Em paralelo, ligados a essa figura, estava, no alto da hierarquia social das primeiras civilizações, os escribas, que dominavam as técnicas de escrita.Enquanto isso, abaixo, na base social, estavam os agricultores, comerciantes e aqueles que cuidavam das mercadorias.

Por fim, as primeiras civilizações desenvolveram estrondosas e espetaculares obras arquitetônicas e de arte, conhecidas com Zigurates. Um exemplo trivial são os Jardins Suspensos da Babilônia, que levam o título de uma das sete maravilhas do mundo antigo. Em síntese, é uma das obras arquitetônica mais complexas da história da humanidade, durante as primeiras civilizações. Incrível né?

Primeiras Civilizações - Mesopotâmia e povos sumérios
Ilustração dos Jardins Suspensos da Babilônia. Fonte: Aventuras na História

Gostou dessa matéria? Venha conhecer essa: Civilização Hebraica: a história do povo que escreveu o Antigo Testamento

Fontes: Só História, Isto é e Mundo Educação

Imagem destacada: Ancient Origins