História

Sumérios – Quem são, história, escrita cuneiforme, religião, curiosidades

Sumérios são considerados a civilização mais antiga da História. Foram eles que criaram a escrita cuneiforme e as primeiras cidades do mundo.

Atualizado em 29/12/2019

Sumérios são antigos povos que viveram antes de Cristo, por volta de 6500 a.C e 1940 a.C. Eles viviam  no sul da Mesopotâmia, onde hoje se encontram Iraque e Síria.

Os sumérios, aliás, são considerados a civilização mais antiga da História. Dessa forma, foram responsáveis por organizar as primeiras cidades-estado, na Baixa Mesopotâmia.

Logo, foram também responsáveis por criar uma das primeiras formas de escrita, a cuneiforme. Além disso, os sumérios também contribuam para o progresso da astronomia.

Principais características dos sumérios

Certamente, várias são as atribuições aos povos sumérios que conseguiram criar civilizações complexas com desenvolvimento político, arquitetônico, comercial e de desenvolvimento agrícola. Além da escrita cuneiforme, também criaram o calendário e os livros.

Sumérios - quem são? História, religião e a escrita cuneiforme
Cidade Mesopotâmica. Fonte: Rosimeire Salazar

Com a troca dos produtos agrícolas que eram produzidos com um sistema de irrigação bastante completo, inclusive, os sumérios deram início à comercialização. Assim, o comércio garantia fonte de renda para as cidades-estado que se formaram.

Sobretudo, os povos sumérios acreditavam na existência de diversos deuses. Logo, Ishtar, a deusa da fertilidade, era uma das mais reverenciadas. Isso porque, a deusa representava as forças da natureza, além do símbolo da estrela de cinco pontas.

Dessa forma, com todo o processo de desenvolvimento proporcionada pela civilização suméria, as primeiras cidades do mundo foram formada. Logo, as mais significativas são: Adab, Eridu, Isin, Kullah, Lagash, Larsa, Nippur, Quis, Uruk e Ur. 

Resumindo, a cidade de Ur era considerada a maior no quesito poder entre as de mais cidades sumérias. Porém, em 2000 a.C ocorreu um roubo nessa cidade, o que acabou com o domínio sumério.

A escrita suméria

Sumérios - quem são? História, religião e a escrita cuneiforme
Escrita cuneiforme que representava pictogramas feitos com argila. Fonte: Estudo Prático

Os sumérios foram os primeiros povos a converter o som que a fala tem em símbolos. Logo, gravavam o que ouviam em tábuas de argila, dando origem à escrita cuneiforme.

Dessa forma, a escrita foi responsável por facilitar as atividades do comércio das cidades-estado, além de divulgar para regiões próximas os poemas, cantos e as leias da cidade.

Assim, a civilização suméria agrupava símbolos escritos da direita para a esquerda usando ferramentas em formato de cunha. Logo, os símbolos eram denominados pictogramas e eram desenhados em blocos de argila.

A religião suméria

Como os sumérios acreditavam em vários deuses, eles eram denominados politeístas. Assim, os deuses de maior significância eram An Nammu, pai e mãe do universo.

Dessa forma, cada cidade-estado formada possuía um deus principal. Assim, Inanna – deusa da guerra – e Enlil – deus dos ventos -, era alguma das representações, além de outros deuses.

Sumérios - quem são? História, religião e a escrita cuneiforme
Deus sumérios. Fonte: Mitologia Suméria

Resumindo, para os sumérios os deuses expressavam o humor por meio de representações na natureza. Ou seja, terremotos, chuvas, trovoadas, enchentes eram relacionados à raiva que os deuses estavam sentindo.

Portanto, todo o conhecimento que se tem hoje dos povos sumérios só foi descoberto no século XIX. Isso porque, vários estudiosos foram mandados até a região da Antiga Mesopotâmia para estudar e entender os sistemas desenvolvidos por pela civilização suméria.

Curiosidades

  • Na civilização suméria é onde se encontrou as descobertas mais antigas da humanidade;
  • Os sumérios desenvolveram livros de química, estudos sobre o universo e os corpos celestes e cálculos matemáticos;
  • Desenvolveram sistema agrícola e técnicas de irrigação, construção de canais e reservatórios;
  • Foram responsáveis por criar o comércio com a produção da agricultura;
  • Criaram projetos arquitetônicos chamados de zigurates.

O que achou de ler sobre os sumérios? Gostou? Então, leia também sobre o Império Otomano, o que foi? – A história da maior potência islâmica global

Fontes: Toda Matéria, Historiazine, Revista Galileu

Imagem de destaque: Mundo Oculto

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.