Outono: características, quando inicia e como é no Brasil

O outono é a estação do ano que acontece após o verão e antecede a chegada do inverno. Saiba quais são as suas características

Outono

O outono é a estação de transição entre o verão e o inverno. No Hemisfério Sul, a estação começa em março, entre os dias 20 e 21, e termina em junho, entre os dias 20 e 21. Já no Hemisfério Norte, o outono se inicia em setembro entre os dias 22 e 23 e tem fim entre os dias 21 e 22 de dezembro.

No Brasil, o outono começa em março e dura, em média, três meses. Contudo, como a maior parte do Brasil está localizado na zona tropical do planeta, as características dessa estação não são muito definidas.

No geral, o outono é caracterizado pela maior presença de vento, redução das temperaturas e noites mais longas.

Características do outono

Dentre as características que marcam o outono podemos ressaltar as noites mais longas, maior presença do vento e a redução das temperaturas.

Entretanto, as características dessa estação, assim como acontece nas demais, não são fixas. Ou seja, em cada parte do mundo o outono pode se apresentar de forma mais intensa ou de forma moderada. Deste modo, são características mais comuns são:

  • Incidência de nevoeiros pela manhã pode ser maior;
  • A umidade do ar apresenta diminuição;
  • Queda gradativa de algumas espécies de folhas devido à menor incidência de iluminação solar;
  • No Brasil, ocorre uma queda de temperatura nas regiões regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. É possível ver geadas e, eventualmente, neve na parte sul do país;
  • Diminuição dos períodos de chuva.

Em síntese, o outono se inicia com características mais próximas do verão e termina com aspectos do inverno. Além disso, a mudança na paisagem é notável.

Enfim, para muitas pessoas, o outono é uma época melancólica e transitória, além de ser uma estação lembrada pela beleza das folhas caindo. Entretanto, a visão dessa estação não ocorre da mesma forma em todas as partes do mundo.

Quando inicia o outono?

No Hemisfério Sul, o outono tem início entre 20 e 21 de março, por outro lado, no Hemisfério Norte, o outono começa entre os dias 21 e 22 de setembro.

Nesses períodos, ocorre o equinócio, que é um fenômeno natural onde o Sol fica posicionado diretamente na Linha do Equador, de forma retilínea, resultando em dias e noites com o mesmo tempo de duração. Sendo assim, como o dia tem 24 horas, no equinócio o dia dura 12 horas e a noite dura as mesmas 12 horas.

Como o outono ocorre em duas épocas do ano, assim também acontece com o equinócio: em março e em setembro.

Em março ele marca o começo da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. Em contrapartida, em setembro, o equinócio marca o começo do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.

1- No Hemisfério Sul

O outono no Hemisfério Sul começa entre os dias 20 e 21 de março e chega ao fim entre os dias 20 e 21 de junho. Em outras palavras, ele tem início com o equinócio de outono e chega ao fim com o solstício de inverno.

As áreas entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, posicionados na Zona Temperada do Sul, são as que vivenciam o outono do Hemisfério Sul de forma mais acentuada. Essas regiões englobam alguns países africanos, americanos e da Oceania.

Já em relação às características da estação, no outono ocorrem as quedas de temperatura e da umidade do ar. Ou seja, o ar fica mais seco durante este período. Além disso, em alguns países, ocorre um fenômeno climático conhecido como veranico ou veraneio de maio, que causa o aumento das temperaturas nessas regiões.

2- No hemisfério Norte

No Hemisfério Norte, o outono tem início entre os dias 21 e 22 de setembro e chega ao fim entre os dias 20 e 21 de dezembro. Desse modo, o fim da estação é marcado pelo solstício de inverno. No mesmo período em que o Hemisfério Norte está passando pelo outono, o Sul está passando pela primavera.

As regiões do planeta que mais vivenciam o outono são os territórios entre Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, posicionados na Zona Temperada do Norte. Isso engloba a Ásia, a Europa e o norte da América. Inclusive, essa zona térmica da terra é caracterizada por ter as quatro estações do ano bem definidas.

Além disso, na Europa e nos EUA ocorre um fenômeno climático chamado indian summer, isto é, verão indiano. Esse fenômeno causa um período de altas temperaturas, o que é incomum nessa estação.

Outono no Brasil

No Brasil, o outono começa em março e dura, em média, três meses. Como a maior parte do Brasil está localizado na zona tropical do planeta, as características dessa estação do ano não são muito definidas. Mas, em uma parte da Região Sudeste e Sul, o outono é mais proeminente do que nas outras regiões.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe, o Brasil tem um outono com características típicas da transição entre o verão e o inverno, com mudanças nas condições temporais, o que inclui: umidade do ar, incidência de ventos e volume de chuvas.

Nessa estação, as regiões Norte e Nordeste registram altas temperaturas, que variam entre 22º C e 32º C. Além disso, também ocorrem índices pluviométricos mais elevados, com chuvas mais volumosas nas áreas próximas à Linha do Equador.

Por outro lado, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentam queda de temperatura, por causa da influência das massas de ar frio que entram no território brasileiro. Com isso, as mínimas podem ser de até 10º C nas regiões serranas, e as máximas oscilam entre 18º e 28º C.

Já os índices pluviométricos são mais baixos nessas regiões, e, principalmente nas áreas mais elevadas do Sul e Sudeste, é comum a formação de nevoeiro e ocorrência de geadas.

Por que o outono é a estação das frutas?

O outono é chamado de estação das frutas, porque nessa época ocorre a colheita de várias frutas, na maior parte dos países. Inclusive, o consumo de frutos faz bem para a saúde, já que elas têm um alto valor nutricional, ricas em vitaminas, minerais e fibras.

Por ser a estação das frutas, o outono também favorece a inovação e criatividade na culinária brasileira e mundial, Afinal, com a fartura de frutos, nascem muitas receitas e sucos. Enfim, algumas frutas desta estação são:

  • coco
  • carambola
  • banana
  • kiwi
  • goiaba
  • figo
  • maçã
  • mamão
  • laranja
  • pera
  • uva
  • abacate
  • manga
  • caqui

Aproveite para saber mais sobre o verão e a primavera.

Fontes: Brasil Escola, Mundo educação, Alunos Online, Info Escola e Toda Matéria.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.