A Idade Contemporânea compreende o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais. Seu marco é justamente a consolidação do capitalismo como o modo de produção e sua expansão por todo o globo terrestre entre os séculos XVIII e XXI.
Para nosso esclarecimento, foram os historiadores europeus quem realizaram a divisão cronológica da história. Sendo assim, a Idade Contemporânea se baseia nos acontecimentos como a Revolução Francesa e não outros como a Independência dos EUA.
Desse modo, a Revolução Francesa representou transformações profundas na sociedade européia da época. E logicamente, as suas consequências em continentes mundo afora.
Por este motivo, observa-se a influência europeia em processos de independência de todas as suas colônias, existentes no início da era capitalista:
- América espanhola
- América portuguesa
- América francesa
Idade Contemporânea: Liberdade, Igualdade e Fraternidade
A Idade Contemporânea é portanto, desde os seus primórdios marcada por ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Sendo assim, a sociedade burguesa da francesa e outros setores populares derrubaram o poder político da aristocracia proprietária de terras.
Durante esse período há o fortalecimento econômico da burguesia, iniciado no final da Idade Média. Sobremodo, a burguesia também conquista o seu poder político.
No Mediterrâneo o mundo passa a viver a abertura comercial e as novas rotas marítimas no Atlântico e Pacífico. Por outro lado, na Europa já observamos o início das novas formas de produção nas cidades e no campo.
Idade Contemporânea: A separação de poderes pelo Mundo
A partir da França durante a Idade Contemporânea o mundo inicia a separação dos poderes entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, alcançando quase todos os regimes de Governo pelo mundo.
O Imperador francês Napoleão Bonaparte fica conhecido como o homem que mostrou a sua força de reação que detinha ainda a aristocracia. Assim, ele conseguiu deter seu poderio. Portanto, a sua ação foi decisiva na expansão da divisão dos três poderes.
Idade Contemporânea: avanços tecnológicos
Vencida a aristocracia – o poder exercido pelos nobres – inicia se os avanços tecnológicos pelo mundo. Dessa forma, foi durante os séculos XIX e XX, o feito ouro do capitalismo marcado pelos inúmeros avanços tecnológicos.
A partir do século XIX inúmeras e grandes cidades foram construídas pelo mundo. Ao mesmo tempo a população cresce exponencialmente, ao ponto de no decorrer da Idade Contemporânea alguns países adotarem política do filho único.
O avanço tecnológico encurta as distância levando o homem a conhecer a lua e planejar viagens a marte. Esses foram os passo da riqueza contemporânea.
Em 1861 e 1865 os Estados Unidos vivem a expansão e o desenvolvimento na Guerra de Secessão ou Guerra Civil dos Estados. Ainda no século XIX, acontece a Independência das colônias da América Espanhola e do Haiti.
Idade Contemporânea: Revolução Russa de 1917
A medida que a idade contemporânea vai chegando a atualidade, começamos a viver algumas contradições. Sendo assim, o mundo vive uma série de movimentos de contestação do capitalismo liberal.
Em alguns lugares esparramados pelo globo terrestre, já praticamente com todo espaço terrestre conhecido por completo, vivemos a marca da manutenção da miséria de grande parte da população.
Sendo assim, as lutas sociais das classes exploradas começam a surgir. Igualmente, os trabalhadores assalariados começam a lutar contra a exploração capitalista.
Em 1917 vivemos a Revolução Russa, um exemplo marcante de tentativa de superação da exploração. Em seguida, outros movimentos acontecem pelo mundo.
Capitalismo X Socialismo
Contudo, o marco do final do século XX foi justamente os regimes totalitários, principalmente aqueles chamados de fascismo e nazismo.
Desta maneira, esses regimes foram marcados pelo capitalismo de base privada e uma organização social controlada pelo Estado.
O Partido Comunista nazista, por exemplo, implanta mundo afora um o domínio político, social e de propriedade estatal, gerando ainda um grande genocídio.
Idade Contemporânea: as marcas das guerras
Muitas guerras começam a acontecer durante a Idade Contemporânea. Infelizmente, a maioria delas marcadas por inúmeras mortes de soldados e inocentes.
Contudo, as piores são classificada e denominadas como guerras mundiais:
- Primeira Guerra Mundial: acontece em 1914 e 1918.
- Segunda Guerra Mundial: acontece entre 1939 e 1945.
Ambas resultaram na morte de mais de uma centena de milhões de pessoas. Em especial, a segunda grande guerra foi marcada pelos avanços da ciência.
Contudo, usada negativamente os avanços utilizados para fins militares resultou na criação da bomba nuclear, sendo esta a mais letal das armas já criadas até o presente ano.
Ao final, deste período os historiadores continuam discutindo o fim dessa era. Apesar disso, ainda fazemos parte da Idade Contemporânea. E sendo assim, o amanhã continua próximo e chamamos de pós-Modernidade.
Conheça outros acontecimentos da Idade Contemporânea:
- Crise de 1929: quebra da bolsa de valores de Nova York
- Criação da Organização das Nações Unidas – ONU – 1945
- Declaração Universal dos Direitos Humanos – em 1948 pela ONU
- Guerra Fria acontece em 1945 até 1991 entre os Estados Unidos e a URSS
- Guerra da Coreia em 1950 até 1953
- Guerra do Vietnã entre 1964 até 1975
- Queda do Muro de Berlim em 1989 e a reunificação alemã
- Expansão da Globalização, Imperialismo, Terrorismo e Neoliberalismo
- Crise ambiental: vivemos o aumento do aquecimento global, efeito estufa
Fonte: Brasil Escola, Toda Matéria
Fonte de Imagens: Toda Matéria, Igreja e Media, Mundo História, Tri Curioso, BEQ.