História

Conheça a verdadeira história por trás do Muro de Berlim

A construção do Muro de Berlim simbolizou a divisão do mundo em dois blocos, o capitalista e o socialista, e sua queda marcou o fim da União Soviética.

Atualizado em 06/01/2020
Por Adriano Curado

O Muro de Berlim foi construído pela socialista Alemanha Oriental, para separá-la de Berlim Oriental, durando de 1961 a 1989.

Com a derrota na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em quatro zonas, sendo ocupadas pelas nações vitoriosas.

Com o tempo, a divisão passou a ser apenas da Alemanha Oriental, controlada pela União Soviética, e Alemanha Ocidental, dos Estados Unidos.

Tendo as duas potências iniciado a Guerra Fria, ergueu-se um muro que partiu a capital alemã em duas partes. Esse muro passou a ser o símbolo da divisão mundial entre as potências capitalista e socialista.

Você sabe qual a verdadeira história por trás do Muro de Berlim?

A Alemanha pós-guerra

Com o final da Segunda Guerra Mundial, quatro potências saíram vencedoras: Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética. Elas então partilharam o território alemão, posto que o dividiram em quatro zonas de ocupação.

Os soviéticos tomaram posse dos territórios a Leste dos rios Oder e Neisse. Já Estados Unidos, França e Reino Unido (aliados ocidentais) uniram suas regiões de ocupação e implantaram reformas.

Os aliados criaram uma moeda, o marco alemão, e a introduziram dentro de uma reforma monetária. Stalin não gostou desse plano econômico, logo depois mandou fechar todos os acessos terrestres para sua zona de ocupação.

Você sabe qual a verdadeira história por trás do Muro de Berlim?

No dia 23 de maio de 1949, os aliados ocidentais aprovaram uma legislação que originou a República Federal da Alemanha, cuja capital era Bonn. Ocupando a zona Leste, a União Soviética, em outubro do mesmo ano, fundou a República Democrática Alemã, com a capital em Berlim Oriental.

A construção do Muro de Berlim

Na madrugada do dia 13 de Agosto de 1961, o exército soviético impediu o trânsito entre Berlim Ocidental e Oriental. Logo depois começou a construção de um monumental muro, com o fim de impedir a migração de pessoas.

Os números do Muro de Berlim são faraônicos. Eram 66,5 km de grades metálicas, 302 torres para observar, 127 cercas elétricas com alarme, além de duas centenas de pistas para deslocamento de cães de guarda. Os guardas socialistas tinham expressas ordens de matar quem quisessem romper o bloqueio.

Você sabe qual a verdadeira história por trás do Muro de Berlim?

Esse muro dividiu a Alemanha em dois países sem qualquer tipo de contato, mas também repartiu o mundo em dois blocos. Ele foi o símbolo máximo da Guerra Fria, além de representar os perigos que as potências nucleares significaram.

A queda do muro e a reunificação alemã

Após décadas de Guerra Fria e tensões mundiais desmedidas, o poderoso Estado Soviético começou a enfraquecer economicamente. Isso faz com que a intransigência diminua, posto que em 1973 as duas Alemanhas reataram a diplomacia.

Na década de 1980 passam a ser permitidas excursões pagas ao lado Ocidental, com toda certeza um claro sinal de que os tempos mudavam. Tanto que manifestações públicas surgem dos dois lados do mudo, com o fim de pedir sua derrubada.

O espantoso é que, no dia 4 de novembro de 1989, desafiando os guardas comunistas, um milhão de manifestantes protestam por reformas. E cinco dias depois, após correr uma notícia de que as fronteiras seriam abertas, uma multidão se dirige aos postos de fronteira.

Você sabe qual a verdadeira história por trás do Muro de Berlim?

Diante do inusitado, os guardas ficam indecisos e resolvem abrir os portões completamente. Logo outras unidades seguem o exemplo e os alemães se abraçam dos dois lados. Não demorou para que marretadas começassem a demolir o muro e também pusessem fim à Guerra Fria.

Em 1990, então, a Alemanha foi reunificada e a cidade de Berlim voltou a ser a capital.

Você achou interessante saber mais sobre a queda do Muro de Berlim? Leia mais uma matéria curiosa sobre como a Guerra Fria dividiu o mundo em dois lados opostos.

Fonte: Wikipédia, Info Escola, Civitatis, Só Geografia, Toda Matéria, Brasil Escola, Seu History, Educa Terra, Mega Curioso.

Fonte da imagens: NBC News, Veja, G1, Fotos Públicas, Estadão

Próxima página »