História

História Geral, o que é? Definição, principais divisões e características

A história Geral é o estudo abrangente do desenvolvimento humano em diferentes âmbitos desde o período da Pré-História até os dias atuais

Por Ariana Lobo

-

A História Geral é o estudo dos acontecimentos mundiais desde a Pré-história até a contemporaneidade. Ela se divide em: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Devido à sua abordagem abrangente, a História Geral permite uma visão bastante ampla da ação do ser humano ao longo dos séculos. Dessa forma, esse estudo permite que observemos a constituição e organização das sociedades, bem como aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais de diferentes épocas.

Entretanto, como se trata de um estudo com uma perspectiva muito ampla, a História Geral é baseada em uma visão eurocêntrica do mundo, ou seja, é focada em fatos históricos acontecidos na Europa.

História Geral – Pré-História

História Geral: o que é? Em quantas e quais partes é dividida?
Conhecimento Científico

Dentre os períodos da história geral, este é o momento da História que antecede a invenção da escrita, durando, aproximadamente, 5 milhões de anos.

Normalmente é dividido, portanto, em duas partes: Período Paleolítico (conhecido também como Idade da Pedra Lascada) e Período Neolítico (Idade da Pedra Polida).

Especialistas diversos dedicam-se ao estudo desse período, havendo, dessa forma, pesquisas e descobertas em áreas como antropologia, arqueologia, química, história e paleontologia.

Idade Antiga

História Geral: o que é? Em quantas e quais partes é dividida?
Encontros com Arte

Conhecida também como Antiguidade, a Idade Antiga teve seu marco inicial com o surgimento das primeiras civilizações. Ocorreu, dessa forma, entre os anos de 4000 a.C. e o ano 476 d.C. Assim, nesse período da História Geral o ser humano desenvolveu as primeiras formas de escrita.

Esse período é dividido em dois: Antiguidade Oriental (formada pelas regiões da África e da Ásia) e Antiguidade Clássica (formada pelas regiões europeias).

As civilizações orientais abrangem os egípcios, os povos mesopotâmicos, os hebreus, os fenícios, os persas etc. As civilizações clássicas, por sua vez, abrangem os gregos e os romanos.

Idade Média

História Geral: o que é? Em quantas e quais partes é dividida?
Notícias ao Minuto

A Idade média, conhecida também como Idade das Trevas é o período da História Geral que vai do século V até o século XV. Assim, algumas de suas principais características são: domínio da igreja católica, sistema de produção feudal, economia rural e hierarquia social.

Além disso, a sociedade era dividida em camadas sociais bastante específicas, sendo elas: a) nobreza feudal, que era formada por aquelas pessoas que possuíam as terras e arrecadava impostos dos camponeses; b) clero, que era formado por membros da Igreja Católica.

Sabe-se, portanto, que nessa época a Igreja possuía bastante poder e influência; e c) servos, que eram as pessoas que trabalhavam no campo e eram obrigadas a pagar impostos aos senhores feudais.

Idade Moderna

Faculdade Marista

Esse período vai do século XV até a Revolução Francesa, em 1789 e surgiu como uma reação à Idade Média, considerada Idade das Trevas.

Assim, a Idade Moderna trouxe uma série de mudanças para a população europeia, pois foi quando ocorreram as Grandes Navegações, que acarretariam, por sua vez, na conquista de novos territórios.

Além disso, nesse período da História houve também o desenvolvimento do capitalismo, bem como a transição da economia rural para a industrial.

História Geral – Idade Contemporânea

Descomplica

Iniciada na Revolução Francesa, a Idade Contemporânea dura até os dias atuais. É a fase da História Geral que é marcada por conflitos bélicos de grandes proporções.

Nesse período houve, portanto, a formação dos Estados Nacionais, bem como a expansão da tecnologia e da ciência.

Enfim, gostou dessa matéria sobre História Geral? Leia também sobre Primeira Guerra Mundial e sobre Escrita.

Próxima página »