Biografia

Francisco Franco, quem foi? Vida, ditadura franquista e morte do ditador

Francisco Franco (1892 - 1975) foi um general ditador da Espanha que, seguindo as ideias do fascismo, implantou a ditadura franquista.

Atualizado em 11/09/2020

Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco Bahamonde, mais conhecido como Francisco Franco, nasceu no ano de 1892, na cidade de Ferrol, localizada na Galícia, na Espanha.

Por ser filho de um oficial da Marinha, Francisco logo ingressou na carreira de militar muito jovem, com apenas 14 anos.

Apesar de não começar sua carreira na Academia Naval Espanhola como gostaria, em 1907, o jovem conseguiu iniciar sua vida na Academia da Infantaria, local onde conquistou respeito, devido às missões militares realizadas na África.

Em seguida, lutou na Guerra de Melilla e subiu de cargo, logo em seguida. Já em 1923, virou comandante da Legião Espanhola.

Por coincidência, na mesma época, ocorreu o golpe que derrubou a monarquia e colocou no poder o ditador Miguel Primo Rivera, iniciando o período de ditadura na Espanha.

Franco, que de bobo não tinha nada, se aproveitou da oportunidade para crescer ainda mais na carreira militar e, assim, conseguiu, em 1926, torna-se general. Além disso, entre 1928 e 1931 foi diretor da Academia Militar de Saragoça.

O Golpe de Franco

Do mesmo modo, em 1931, iniciou a Segunda República Espanhola. Entretanto, Francisco Franco não gostava da ideia do país ser uma república e, nesse sentido, era a favor da monarquia.

O general do golpe
Retrato de Francisco Franco

Dois anos depois, o filho do ex-ditador Primo Rivera, José Antonio, um apoiador nato do fascismo, criou um partido político chamado Falange Espanhola. Com isso, o general conseguiu mais apoio e oportunidade para lutar contra partidos esquerdistas.

Dessa forma, em 16 de julho de 1936, um novo golpe foi instaurado para acabar com a república e tirar o presidente que estava no cargo, Manuel Azaña Diaz, do poder.

Igualmente, assim como Franco, o General Sanjurjo e o General Emilio Mola também foram fundamentais para a realização do golpe. Em compensação, a oposição se rebelou e o conflito entre ambos os lados ficou conhecido como Guerra Civil Espanhola.

Ditadura Franquista

O tempo em que o general esteve no poder foi chamado de franquismo ou ditadura franquista. Franco foi um dos ditadores que governaram por mais tempo durante o século passado.

Sendo assim, o franquismo perdurou na Espanha de 1936 até 1975, ou seja, por 39 anos. Uma das características principais de Franco era a sua frieza e a forma violenta com o que agia, sempre que julgava necessário.

O período de 1936 até 1939 foi muito conturbado, pois a esquerda ganhava forças através do “exército popular”.

Assim, ao mesmo tempo que o general e os nacionalistas receberam o apoio do fascismo e do nazismo alemão, a esquerda contou com reforços militares da União Soviética e de comunistas.

Ditadura franquista
Período do Franquismo

Posteriormente, o ditador espanhol venceu a batalha e continuou como chefe de Estado, além disso seu governo se identificava com o fascismo europeu.

No mesmo ano, teve início a Segunda Guerra Mundial, e, apesar do apoio recebido, o general da Espanha preferiu manter a neutralidade para evitar possíveis envolvimentos na guerra.

Com a perda do Eixo – grupo com o qual Franco se identificava – o ditador espanhol tentou não ser mais visto como um apoiador do fascismo.

Entretanto, os anos em que permaneceu no poder foram marcados pelo conservadorismo, repressão e nacionalismo. Ou seja, o franquismo foi um período caracterizado pela perseguição à outras etnias, ou seja, uma ditadura.

Morte de Francisco Franco

Aos poucos, ainda no governo do ditador espanhol, algumas mudanças na política começaram a marcar a Espanha. Naquele tempo, os partidos políticos já se organizavam para uma possível transição democrática no país.

Francisco Franco, quem foi? Biografia e ditadura franquista
Veja

Além disso, em 1973, Franco já estava debilitado e começou a restauração do governo. Logo mais, o general, que já possuía outras complicações, teve um infarto e, como consequência, o ditador espanhol entrou em coma.

Em 20 de novembro de 1975, Francisco Franco faleceu e, em seu lugar, assumiu o príncipe herdeiro, Juan Carlos, neto de Afonso XIII. Por fim, com Juan Carlos no poder, o período ditatorial na Espanha teve fim.

Gostou de saber como surgiu a ditadura franquista? Então vem ler Mussolini, quem foi? História de vidam guerras, fascismo e obras

Fontes: História do Mundo, Mundo Educação e InfoEscola

Imagens: Veja, Archivos Historias, Freemason e BOL