Eras geológicas são todos os momentos que contribuíram para a formação e evolução do planeta Terra, ao longo de seus 4,5 bilhões de anos. Nesse sentido, essas transformações aconteceram na estrutura, na composição e nas formas de vida encontradas no planeta.
A escala geológica de tempo é constituída por quatro divisões, como o Éon, Era, Período e Época. Todavia, o Éon representa a maior porção de tempo, seguido das eras, dos períodos e das épocas, que são períodos datados a partir da Era Mesozoica.
Assim, as eras geológicas nos mostram a história de evolução dos sistemas da Terra, as características de cada momento específico e as mudanças pelas quais passamos. Tudo isso está registrado na Tabela Estratigráfica Internacional, assim como as eventuais mudanças que possam ser registradas a partir de novas descobertas.
O tempo geológico
A Geologia é a área do conhecimento que estuda a origem, a estrutura e todos os fatores que contribuem para os processos evolutivos da Terra. Todavia, vale dizer que o tempo geológico mede os acontecimentos na história e na estrutura geológica do planeta.
Com 4,5 bilhões de anos, muitas coisas aconteceram de maneira determinante para a construção das características principais do nosso planeta. Contudo, espécies surgiram e foram extintas, a Terra passou por secas, períodos glaciais, por formação do relevo, dos oceanos e até mesmo o surgimento do homem.
Todavia, se todas as eras geológicas fossem reunidas em um só dia, os últimos três segundos corresponderiam ao surgimento do homem e a toda sua história. Comparado à idade da Terra, nós existimos há cerca de 1,6 milhões de anos. Para se ter uma ideia, os dinossauros viveram há cerca de 100 milhões de anos.
Eras geológicas, quais são?
As eras geológicas se dividem em períodos, que são subdivisões das épocas. Nelas estão contidos todos os 4,5 bilhões de anos da Terra. Todavia, as quatro eras geológicas são a Pré-Cambriana, a Paleozoica, a Mesozoica e a Cenozoica.
A única a não apresentar divisões é a era Pré-Cambriana, que vai desde os 4.560 milhões de anos até os últimos 545 milhões de anos, início da Era Paleozoica. Nesse sentido, a Era Pré-Cambriana se estende por dois Éons, Arqueano e Proterozoico.
A divisão em períodos começou a partir da Era Paleozoica, entretanto é apenas na Era Cenozoica que tais Períodos se dividiram em Épocas.
Características das eras geológicas
Primeiramente, as eras geológicas são momentos de profundas e importantes mudanças ou grandes acontecimentos na evolução da Terra. Nesse sentido, agora vamos entender as características mais marcantes de cada uma das quatro eras:
Era Pré-Cambriana
Este momento abrange 4.560 milhões de anos e vai até 545 milhões de anos. Foi um período de grandes impactos e também grande atividade vulcânica, dando origem a continentes terrestres.
Todavia, a Era Pré-Cambriana marcou o surgimento dos organismos unicelulares, enquanto a atmosfera ainda não apresentava a presença de oxigênio. Entretanto, o período de evolução para a atmosfera oxigenada se deu nesta época.
Era Paleozoica
É o período compreendido entre 542 a 241 milhões de anos. Paleo vem do grego e significa antigo, enquanto zoica quer dizer vida.
Todavia, a Era Paleozoica é marcada pelo primeiro registro seguro de animais com partes minerais (conchas e carapaças) e também por abrigar a maior extinção em vida em massa da Terra. Ela é dividida nos períodos Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.
Era Mesozoica
Primeiramente, durou entre 241 milhões e 65,5 milhões de anos, compreendendo também os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.
A Terra também se organizava sob um super continente, conhecido como Pangeia, que logo se dividiu em Laurásia (Norte) e Gondwana (Sul).
Todavia, foi um período marcado por intenso vulcanismo, além de ser a Era do aparecimento e extinção dos dinossauros e aparecimento dos mamíferos.
Era Cenozoica
Primeiramente, esta era geológica começou há 65 milhões de anos e se estende até os dias de hoje, sendo a era atual da evolução da Terra.
Todavia, é nesta época que ocorreu a expansão dos mamíferos gigantes e modernos, das aves, bem como o surgimento do hominídeo moderno. É dividida em três períodos: o Paleogeno, o Neogeno e o Holoceno.
Curiosidades: o tempo geológico e os meses do ano
O tempo geológico é muito mais extenso do que o tempo enquanto medida usada por nós, os seres humanos. A título de comparação com os meses do ano, pode-se observar:
1/01– Formação da Terra (4.560 milhões de anos);
2/03– Antigas evidências de vida (3.800 milhões de anos);
14/06– Primeiros continentes; fim do Arqueano e início do Proterozoico (2.500 milhões de anos);
24/07– Primeiros organismos eucarióticos (2.000 milhões de anos);
12/10– Evolução dos organismos eucariontes (1.000 milhões de anos);
18/11– Início da Era Paleozoica; formação de grandes continentes, como Laurásia e Gondwana (450 milhões de anos).
03/12– Surgiram os primeiros répteis (350 milhões de anos);
12/12– Início da Era Mesozoica e do processo da Deriva Continental (248 milhões de anos);
20/12– América e África se separam (140 milhões de anos);
26/12– Dinossauros e outros organismos são extintos; fim da Era Mesozoica, início da Era Cenozoica;
31/12– Primeiro Homo surge às 19h12 na África. Às 23h59 e 57 segundos, o Brasil é descoberto por Cabral e às 23h59 e 59 segundos tem início o século XX.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Estrutura geológica do Brasil, o que é? Conceito, tipos e características.
Fontes: Prepara Enem, Toda Matéria, Estudo Prático, Brasil Escola
Imagens: Uol, Pinterest, Pinterest, Geografia Visual, Blog do Professor Clebinho, Reedit, Em Sinapse, Portal Pré História