O período Carbonífero aconteceu entre 360 milhões e 290 milhões de anos atrás e, de acordo com o seu nome, este período foi responsável por contribuir para a formação do carvão, encontrado em importantes jazidas ao redor de todo o planeta.
Todavia, foi também durante o Período Carbonífero que algumas espécies de pássaros, répteis e mamíferos que antes se alimentavam apenas de plantas semeadas, conseguiram explorar ambientes terrestres em busca de novos alimentos para a sobrevivência na Terra.
Dentro da Era Paleozoica, o Período Carbonífero sucedeu o Período Permiano e foi dividido em Missisipiano e Pensilvaniano. Essa divisão teve origem na América do Norte e foi resultado da ocorrência de estratos rochosos encontrados nessas regiões.
Transformações do Período Carbonífero
Antes de mais nada, foi durante o período Carbonífero que todos os continentes se uniram para formar a Pangeia. Antes disso, haviam dois continentes no planeta:
- Laurásia: atual território de Europa, Ásia e América do Norte
- Gondwana: atual território de África, Oceania, América do Sul e Antártica
Além disso, havia uma área coberta pelo mar de Tétis.
Por causa da posição de Gondwana, próxima à região do Pólo Sul, houve um processo de glaciação em parte do continente. Porém, especialistas apontaram que também havia clima tropical na região. Isso porque foram encontrados registros de grandes florestas e pântanos por ali. Leia mais sobre Era Glacial.
Nesse sentido, a colisão que formou a Pangeia também gerou cadeias montanhosas. Só para ilustrar, temos o Apalaches e os Urais. Entenda também sobre os abalos sísmicos.
Grandes Florestas
O período Carbonífero também ficou conhecido por Idade das Grandes Florestas. Isso porque houve um aumento significante dos pântanos e florestas do planeta. É exatamente por conta disso que foi possível a formação das jazidas de carvão, petróleo e xisto betuminoso.
As grandes florestas tinham árvores de até 40 m de altura, principalmente pteridófitas, plantas que se reproduzem por esporos. Foi apenas próximo ao final do período Carbonífero que apareceram as primeiras plantas com sementes. Estas eram divididas em:
- Pteridospermas: as samambaias com sementes;
- Coníferas: plantas que produzem cones, como o caso dos pinheiros;
- Ginkgófitas: plantas da família do ginkgo;
- Cicadófitas: plantas com folhas que se assemelham às das palmeiras, atualmente muito utilizadas em decoração.
Fauna do Período Carbonífero
Todavia, durante o período Carbonífero, os mares eram povoados por diversos invertebrados. Dentre eles, braquiópodes, briozoários, moluscos cefalópodes amonóides, gastrópodes, bivalves e crinóides. Além disso, peixes ósseos e tubarões variados também eram abundantes.
Já na terra, eram comuns os artrópodes gigantes, como libélulas, milípedes e aracnídeos. Isso acontecia porque o planeta tinha muito mais oxigênio do que hoje. Atualmente, a atmosfera conta com 21% do gás, contra 35% naquele período.
Nesse sentido, por volta de 340 milhões de anos atrás, os primeiros répteis começaram a surgir. Antes deles, os anfíbios dominavam a vida terrestre. Oriundos dos peixes com pulmão, eles se alimentavam de peixes e insetos. Todavia, essas espécies já respiravam fora das águas e se locomoviam com patas, mas ainda precisavam dos ambientes aquáticos para a reprodução. Leia outras curiosidades sobre o Planeta Terra.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Pré-história: o período da trajetória humana antes da escrita30
Fontes: InfoEscola, LAPA, Mundo Pré-Histórico
Imagem de destaque: Pinterest