O Egito é um dos países que compõem o Oriente Médio. Localizado no Continente Africano, possui um total de 92,155,000 milhões de habitantes sendo o terceiro país mais populoso. Os habitantes tem como principal meio de sobrevivência o rio Nilo, responsável por gerar irrigação e contribuir na agricultura.
Além disso, o país é reconhecido por ter sido palco de uma das civilizações mais antigas e misteriosas da Antiguidade. Nessas terras, é possível encontrar as grandes pirâmides, registros históricos de faraós e uma paisagem deslumbrante. Portanto, é no Egito que estão localizadas as Pirâmides de Gizé, patrimônio cultural da Unesco.
Em síntese, o território egípcio é dividido em quatro grande partes. Dessa forma, podemos encontrar a região do Vale do Nilo e Delta; o Deserto Ocidental; o Deserto Oriental e a Península do Sinai. Além disso, o país faz divisa com o Continente Asiático, além de ser banhado pelo Mar Mediterrâneo e pelo Mar Vermelho.
Aspectos geográficos do Egito
Deserto do Saara, rio Nilo, pirâmides antigas, faraós. Logo, vários são os componentes que formam a cultura e a história de um dos países mais curiosos do mundo. Visto isso, o Egito está localizado na região do Continente Africano denominada África Mediterrânea.
Em síntese, o país possui uma densidade demográfica de 82,4 habitantes por km². Dessa forma, uma das principais formas de sobrevivência utilizada pela população é o rio Nilo, sendo parte importante na economia do país. Por conta disso, o rio é parte indispensável na agricultura, irrigação e abastecimento.
Por esta razão, a agricultura ocupa um espaço importante na economia do país, porém, não é a mais rentável. Isso porque, o Egito recebe milhares de turistas por ano o que movimenta, consideravelmente, o capital do país. Dessa forma, por mais que a grande parte da população seja de agricultores, o que move mais a economia do Egito é o turismo.
Ainda sobre o turismo, os pontos que mais atraem turistas são:
- Pirâmides de Gizé;
- Esfinge;
- Museu Egípcio;
- Templo de Luxor;
- Templo de Karnak;
- Abu Simbel;
- Templo de Hatshepsut;
Principais características do país
Em síntese, as cidades que mais se destacam são Cairo (capital), Gizé e Alexandria. Além disso, o idioma que predomina é Árabe Egípcio e o inglês é utilizado como o segundo idioma mais falado. Dessa maneira, o país possui como religião o islamismo, tendo 86% da população formada por muçulmanos. De fato, existe ainda no país uma parcela de 13% que se divide entre cristãos e 1% de judeus.
O país utiliza como moeda oficial a libra egípcia. Entretanto, por conta das atividades turísticas ocuparem parte considerável na economia, o dólar e o euro também são aceitos no comércio. Assim, o Egito é um país bastante visitado por possuir belezas naturais. Além disso, a receptividade notável com estrangeiros. Por conta disso, os egípcios são vistos como pessoas extrovertidas e com senso de humor apurado.
Além disso, o Egito é formado pelas seguintes características:
- Extensão territorial: 1.001.449 km².
- Localização: Oriente Médio.
- Capital: Cairo.
- Clima: Árido subtropical.
- Idiomas: Árabe.
- População: 84.474.247 habitantes. (Homens: 42.476.508; Mulheres: 41.997.919).
- Composição Étnica: Árabes egípcios 98%, árabes beduínos 1%, núbios 1%.
- Densidade demográfica: 84,3 hab/km².
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,620.
- Moeda: Libra egípcia.
- Produto Interno Bruto (PIB): 187,9 bilhões de dólares
- PIB per capita: 2.275 dólares.
- Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, UA
A política no Egito
Em síntese, o Egito é um dos países que fazem parte do Oriente Médio. Por consequência, também é um dos países que vivem a Primavera Árabe. Assim, o movimento é caracterizado por uma série de reivindicações políticas a fim de retirar políticos ditadores do poder. Visto isso, o primeiro protesto começou na Tunísia quando o ditador Zine El Abidini Ben Ali foi derrubado, em 2010.
Em seguida, o Egito também iniciou uma onda de protestos que ficaram conhecidos como Revolução de Lótus ou Dias de Fúria. Assim, os protestos marcaram os conflitos da Primavera Árabe tirando o ditador Hosni Mubarak do poder.
Nesse sentido, uma das características que marcaram a luta política no Egito foram as ações não truculentas, diferente dos de mais conflitos do Oriente Médio. Por conta disso, o tempo de duração dos conflitos no Egito não foi longo. Assim, ocorreram de 25 de janeiro de 2011 e foram até 11 de fevereiro.
Por fim, após alguns meses da retirada do ditador Hosni Mubarak, em junho de 2011 foram realizadas eleições para eleger o novo presidente. Nesse sentido, Mohammed Morsi foi eleito como presidente do Egito.
Você sabia?
- As cidades que mais recebem turistas no Egito são a capital do país, Cairo, e Alexandria;
- No Egito, por conta da religião, as mulheres muçulmanas não podem mostrar o corpo;
- Dentre as comidas típicas que fazem parte do cardápio egípcio estão pasta de grão de bico, lentilha, pão árabe e kebab;
- No Egito a poligamia, ou seja, quando o homem possui mais de uma mulher, é comum.
O que achou da matéria? Se gostou, já corre e confere quais são as características do Continente Africano e Asiático.
Fontes: Memphis Tours, Brasil Escola, Alunos Online e Portal São Francisco
Fontes imagem destaque: Estudo Prático