História

Pirâmides de Gizé – O que são, história, como surgiram e curiosidades

As Pirâmides de Gizé são um complexo de três pirâmides localizadas na cidade de Gizé, no Egito. Foram construídas para a família de faraós.

Atualizado em 21/02/2020

As Pirâmides de Gizé são um conjunto de três pirâmides construídas no Egito Antigo. As estruturas de pedra foram destinadas à três faraós antigos, sendo eles Kufu (ou Quéops), Quéfren, e Menkaure (ou Miquerinos), respectivamente pai, filho e neto. Neste caso, os monumentos foram construídos para que servissem de tumba aos reis.

Dentre as três pirâmides construídas a maior é denominada Grande Pirâmide. Além disso, é reconhecida como uma das maravilhas da Antiguidade sendo visitada por diversos turistas ao redor do mundo. Assim, a pirâmide é formada por 169 m de altura, equivalente à 49 andares, e fica localizada na cidade de Gizé, no Egito.

Em síntese, as pirâmides de Gizé são consideradas como um dos momentos mais famosos do mundo, além de serem um dos mais antigos, datados de 2.700 anos a.C. Como forma estrutural, as pirâmides foram construídas conservando partes importantes. Assim, é possível encontrar um templo, a rampa de acesso, o templo usado em funerais e as pirâmides menores destinadas às rainhas.

Pirâmides de Gizé

Em síntese, as pirâmides de Gizé seguiam a ideia de que os raios solares iluminavam os momentos. Dessa forma, as estruturas de pedra foram construídas com base nos raios do Sol. Além disso, tinham as margens do rio Nilo como referência para a construção. Dessa forma, ao enterrar um rei nas pirâmides, os Egípcios acreditavam que a alma do rei seria elevada junto aos raios solares.

Pirâmides de Gizé, o que são? História, como surgiram e curiosidades
As Pirâmides de Gizé são uma das sete maravilhas do mundo antigo. Fonte: Mundo de Viagens

De certa forma, as pirâmides de Gizé representavam um conjunto muito amplo de construções. Isso porque, em todo o Egito, foram encontradas diversas pirâmides. Assim, cada pirâmide integrava um grupo de projetos arquitetônicos. Muitas vezes as pirâmides encontradas foram classificadas apenas como monte elevados de terra.

Estima-se que para que construção das três pirâmides de Gizé foi necessário o trabalho de 30 mil egípcios. Nesse sentido, os trabalhadores, que eram divididos entre médicos, arquitetos, padeiros e cervejeiros, além dos trabalhadores braçais, trabalharam por 20 anos. Como forma organizacional, os trabalhadores braçais eram revezados à cada três meses.

Pirâmides de Gizé, o que são? História, como surgiram e curiosidades
A Grande Pirâmide é a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda permanece de pé. Fonte: Mega Curioso

A construção das pirâmides é algo que ainda gera curiosidades. Isso porque, são monumentos que carregam traços arquitetônicos muito sofisticados para a época. A Grande Pirâmide, por exemplo, é a construção mais pesada já realizada pelo ser humano, com 2,3 milhões de blocos de rocha. Visto isso, cada bloco que compõem a estrutura possui, aproximadamente, 2,5 toneladas.

Como surgiram as Pirâmides de Gizé?

É interessante pensar em como os Egípcios construíram as Pirâmides de Gizé. Isso porque, naquele tempo, as tecnologias existentes hoje iram inimagináveis. Dessa forma, de acordo com estudos, acredita-se que a construção das pirâmides foi feita por meio de um termo muito comum na química, a geopolimerização.

Assim, blocos de concreto utilizados nos momentos foram feitos a partir da junção de elementos comum naquela região. Logo, sal, salitre e areia formaram o calcário dolomítico usado para produzir os blocos das pirâmides. Além disso, todo o trabalho realizado pelos egípcios era feito de forma braçal.

Pirâmides de Gizé, o que são? História, como surgiram e curiosidades
Grande Esfinge de Gizé e as três pirâmides do Egito. Fonte: Civitatis

Além da ideia de que as pirâmides foram construídas a partir do calcário, há também a teoria de que os blocos eram transportados com o auxílio de embarcações pelo rio Nilo. Assim, para que as pedras fossem postas de forma simétrica eram utilizados rampas. Uma outra hipótese é a de que os Egípcios utilizavam a própria estrutura da pirâmide para mover os blocos mais elevados.

As Pirâmides de Gizé, além de encantar cientistas e pesquisadores, é também um dos pontos mais visitados no Egito. Isso porque, englobam uma série de enigmatismos que despertam a curiosidade de quem as visita.

Você sabia?

  • As Pirâmides de Gizé foram erguidas pelas ordens de uma das famílias mais poderosas do Egito;
  • Os Egípcios acreditavam que os faraós eram divindades. Assim, ao serem enterradas nas tumbas, os raios solares os levariam ao encontro de outro deuses;
  • Os mistérios sobre a construção das pirâmides ainda gera muitos estudos e curiosidades;
  • Existe um provérbio árabe que faz referência às Pirâmides: “[O] Homem teme [o] Tempo, [e] ainda [o] tempo teme as Pirâmides.”
  • A construção das pirâmides teve forte influência da trigonometria.

O que achou da matéria? Se gostou, corre e confere mais temas aqui no site como, por exemplo, como se formou a cidade de Constantinopla e o que foi o Republicanismo.

Fontes: Só História, História do Mundo, Viagem Turismo e Memphis tours

Fontes imagem destaque: Patrimônio de Gizé

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.