O Distrito Federal é composto por 30 regiões administrativas, chamadas de cidades-satélites, sendo diferente dos outros estados que são compostos por municípios. Assim, a capital é Brasília, também capital do Brasil, onde a sede do poder Executivo federal se encontra. Além disso, também fazem parte a Câmara dos Deputados, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.
Em síntese, o Distrito Federal está localizado na região Centro-Oeste, onde apenas a capital Brasília é considerada um município. Além disso, é o lugar em que a sede do governo se localiza. Logo, a capital federal foi construída durante o governo de Juscelino Kubitschek e inaugurada no dia 21 de abril de 1960. Isso porque, a data foi escolhida em homenagem à Tiradentes.
O Centro-Oeste brasileiro foi escolhido como sede da capital federal devido à grande extensão de terra despovoada que havia na região. Com isso, as atividades econômicas e a consequente povoação da região obtiveram grande êxito entre os anos de 1960 e 1970, atraindo grande número de pessoas vindas de outros estados.
Brasília foi declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) , em 1987, como patrimônio cultural da humanidade. Isso porque, a cidade possui grande valor devido ao projeto urbanístico desenvolvido por Lúcio Costa, além das obras arquitetônicas feitas por Oscar Niemeyer. Além disso, foi também a primeira cidade construída para ser uma capital, no século XX.
História do Distrito Federal
A história do Distrito Federal não poder ser contata sem a criação de Brasília. Isso porque, foi pela cidade federal que tudo começou. Ainda no Brasil Colônia, a ideia de levar a cidade onde as decisões políticas ocorriam para o Centro-Oeste já existia. Assim, estratégia era pra que a capital do país não pudesse ser atacada pelos mares.
Dessa forma, em 1823, José Bonifácio de Andrade e Silva sugeriu pela primeira vez o nome Brasília. Assim, a transição da capital teve início. Logo, para que tudo fosse estudado e as melhores condições para a construção fossem estabelecidas, um grupo de trabalhadores foi convocado.
Visto isso, médicos, geólogos e botânicos foram chamados para realizar um trabalho minucioso. Assim, aspectos climáticos, a geologia, a topografia, fauna e flora do local foram estabelecidos. Em seguida, denominaram a área de estudo como Quadrilátero Cruls, ou seja, a primeira versão do mapa de Brasília. Os brasilienses, ainda hoje, chamam o mapa da cidade de “quadradinho”.
Com todo o estudo pronto, o próximo passo foi pensar como a construção da cidade seria feita. Assim, foi criada a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A partir da criação da Novacap, o “Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil” foi lançado para que ideias de projetos urbanísticos fossem enviados. Dentre todas as ideias enviadas, a que mais agradou pela simplicidade foi a do arquiteto e uranista Lúcio Costa.
Características
O Distrito Federal é composto por 27 unidades federativas e possui área territorial de 5.779,999 km² . Além disso, fica localizado na região Centro-Oeste, dentro do estado de Goiás. A bandeira é composta pelas cores verde e amarelo e possui uma cruz no meio, denominada de Cruz de Brasília.
- Além disso, o Distrito Federal é composto pelas seguintes características:
- Extensão territorial: 5.787,784 km²
- População: 2.570.160 habitantes.
- População urbana: 96,6%.
- População Rural: 3,4%.
- Densidade demográfica: 444 hab/Km².
- Crescimento demográfico: 2,3%
- Habitante: Brasiliense.
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,874.
- Economia: predominantemente do setor de serviços.
- Participação no PIB brasileiro: 3,8% (89,6 bilhões)
- Relevo: constituído por planícies, planaltos e várzeas.
- Ponto mais elevado: o pico do Roncador, na serra do Sobradinho, 1.341 metros de altitude.
- Vegetação: Cerrado.
- Clima: Tropical.
- Temperatura média anual: 21°C.
- Principais rios: Descoberto, Paranoá, Preto e São Bartolomeu.
Conhecendo o Distrito Federal
Lúcio Costa foi o arquiteto e urbanista que desenvolveu o projeto urbanístico de Brasília. Em seguida, Oscar Niemeyer foi chamado para realizar o projeto arquitetônico da cidade. Assim, foram necessários 41 meses e 30 mil operários para que a cidade fosse construída.
Por ter sido a primeira cidade construída no século XX para ser sede federal, Brasília foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Os projetos arquitetônicos também contribuíram para a nomeação, em 1987.
Se olhada de cima, é possível ver que a cidade de Brasília possui a forma de um avião. Assim, a cidade é formada pelas seguintes regiões:
- Asa Sul
- Asa Norte
- Setor Militar Urbano
- Setor de Garagens e Oficinas
- Setor de Indústrias Gráficas
- Área de Camping
- Eixo Monumental
- Esplanada dos Ministérios
- Setor de Embaixadas Sul e Norte
- Vila Planalto
- Granja do Torto
- Vila Telebrasília
- Setor de Áreas Isoladas
O Distrito Federal não possui municípios. Isso porque, é formado por regiões administrativas autônomas denominadas de cidades-satélites. Ou seja, são regiões que possuem centros urbanos independentes de outros centros urbanos maiores.
Assim, são independentes de Brasília, porém, é a cidade federal que denomina os administradores. Dessa forma, o Distrito Federal é composto por 31 regiões, denominadas de 31 RA’s.
Brasília e a cultura
A cidade de Brasília é rica em diversidade cultural. Isso porque, durante a construção, vários foram os povos de outras regiões que vieram para povoar o local. Assim, pessoas vindas, principalmente, do estado de Minas Gerais e do Nordeste vinham com intenção de mudança de vida e dias melhores.
Assim, é uma cidade repleta de sotaques, sons e cores. Além disso, a representatividade cultural é muito presente na culinária, nas danças. Dessa forma,a cultura se torna plural e cheia de surpresas. Portanto, é uma cidade que abarca um pouquinho das características de cada parte do Brasil.
O que achou da matéria? Aproveita que já está aqui e corre pra conferir a história das regiões Norte e Sudeste.
Fontes: Brasil Escola, DF, Edital concursos Brasil, Mundo Educação e Estados e Capitais do Brasil
Fonte imagem destaque: Jovem Aprendiz