História

História do Brasil – Quais são os 10 períodos que formam nossa história

Existem muitos detalhes na história do Brasil que muitas pessoas não conhecem. Basicamente eles estão divididos em 10 períodos históricos.

Atualizado em 04/02/2020

Basicamente é normal todos acharem que conhecem a história do Brasil, portanto há muitas vezes existem pequenos detalhes da nossa própria história que não conhecemos. Pois o Brasil se dividiu em 10 períodos históricos.

Geralmente, esses períodos são divididos em: Período Colonial, Período Imperial e Período Republicano. Portanto, apesar  do início da história começar com o “descobrimento” do Brasil. Primordialmente é importante ressaltar que já haviam pessoas habitando o Brasil nessa época.

Ademais, o Brasil passou pelos períodos de: Colônia, Reinos, Repúblicas, Era e Ditadura. Até chegar na época atual de Presidencialismo. Contudo, a história do Brasil é o resultado de diversos projetos distintos.

História do Brasil

1 – Período do Descobrimento

Ao passo que é comum pensarmos no início do Brasil com a “descoberta” de Pedro Álvares Cabral.  De fato, sua chegada ao Brasil aconteceu 22 de Abril de 1500, juntamente com a sua frota portuguesa. Inicialmente, o seu objetivo era estabelecer territórios para as viagens até as Índias. Portanto, é importante entender que tudo ocorreu por conta das expedições que estavam ocorrendo. De tal forma que também nesse dia houve o primeiro contato com os nativos daqui.

A História do Brasil
Descobrimento do Brasil – Fonte: Quizur

2 – Brasil Colônia

Certamente esse período é iniciado a partir da chegada dos portugueses no continente americano. De tal forma que também se iniciava a colonização. As colonizações eram divididas em dois modos: Exploração e de Povoamento. Inicialmente o Brasil se enquadrava na  Colônia de Exploração. Portanto, foi dado assim o nome do período de Brasil Colônia, sendo os seus pontos principais:

  • As Capitanias Hereditárias
  • A Economia
  • O Extrativismo Vegetal
  • O Extrativismo Mineral
  • A Pecuária
  • A Escravidão
  • A Organização Político-Administrativa
  • A Expansão Territorial
A História do Brasil
Brasil Colônia – Fonte: Leiaja

3 – Independência do Brasil (1822)

Então no dia 7 de setembro, uma Assembleia Constituinte é convocada pelo príncipe regente. Com isso, o Brasil se torna então um país independente de Portugal. Logo em dezembro daquele mesmo anos, Dom Pedro I é coroado como imperador do Brasil.

Aliás, houveram momentos importantes durante o período de Independência, como por exemplo o Dia do Fico, que é a data em que o regente do Brasil, o Príncipe Dom Pedro, decide permanecer no Brasil, e não retornar à Portugal. Logo após acontece o tão conhecido grito da independência.

A História do Brasil
Grito de Independência – Fonte: Todamateria

4 – Primeiro Reinado

Essa é a fase da História do Brasil que ocorreu no período em que D. Pedro I governou o país. Seu início se deu em 7 de setembro de 1882, data da independência do Brasil. Ademais, o seu final acontece em abril de 1831 com a abdicação do imperador. Os pontos mais importantes dessa época são:

  • Constituição de 1824
  • Guerra da Cisplatina
  • Confederação do Equador
  • Crise do Governo de D. Pedro I
  • Abdicação

5 – Segundo Reinado

O segundo reinado é iniciado no momento em que D.Pedro I abdica do trono. A partir daquele momento seu filho D. Pedro II se tornava o novo imperador do Brasil. Porém, naquela época ele tinha apenas 14 anos. O seu mandato se iniciou em 23 de Julho de 1840, e durou 49 anos. O seu governo foi marcado pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que houveram no país. É necessário conhecer os seguintes pontos:

  • Política no Segundo Reinado
  • Término da Guerra dos Farrapos
  • Revolução Praieira
  • Guerra do Paraguai
  • Ciclo do Café
  • Imigração
  • Abolição da Escravidão
  • Crise no Império
  • Fim da Monarquia e a Proclamação da República
A História do Brasil
Primeiro e Segundo Reinado – Fonte: Beduka

6 – Primeira República ou República Velha

Seu início se deu em 15 de Novembro de 19889. Aliás, essa época foi marcada por características como clientelismo, o mandonismo e o coronelismo. Ademais, o clientelismo era uma troca de favores em que alguém concede algo em troca de benefícios políticos. Enquanto o coronelismo era o poder exercido pelos coronéis, grandes proprietários de terra, sobre a população, exigindo-lhes votos como forma de atender aos interesses da oligarquia.

Por fim, o mandonismo é definido como o controle que os grandes proprietários de terra exerciam sobre a população comum. Entretanto houveram outras marcas desse período, sendo elas a Política do Café com Leite e a Política dos Governadores.

7 – Revolta de 1930

A Revolução de 1930 foi um movimento de revolta armada que tirou do poder, através de um golpe de estado, o presidente Washington Luiz. Decerto essa revolta armada ocorreu devido insatisfações das três oligarquias, com o domínio excessivo dos paulistas sobre a política. Enfim, com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência da república.

A História do Brasil
Revolução de 30 – Fonte: TodaMateria

8 – Era Vargas

Nesse momento a História do Brasil era marcada pela centralização do poder Executivo, e pela política de massas de Vargas na questão trabalhistas. Eventualmente, durante seu período de ação, a Era Vargas foi caracterizada pelo nacionalismo, políticas ditatoriais e populismo.

Aliás, Vargas também criou a DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que tinha o intuito de censurar e controlar manifestações contrárias a seu governo. Ele permaneceu no poder até 1945, ano em que foi forçado a renunciar à presidência por causa de um ultimato dos militares.  Certamente, após sua saída foi organizada uma nova Constituição para o país.

História do Brasil: Conheça mais sobre os principais momentos do país
Presidente Vargas – Fonte: Uol

9 – Ditadura Militar

Provavelmente você já ouviu alguém falar sobre esse período. Ele durou de 1964 – quando foi iniciado através de um golpe militar, até 1985 quando houveram as eleições indiretas do presidente Tancredo Neves.

Suas principais características forma a ausência da democracia, a supressão dos direitos constitucionais, além das torturas e perseguições. Veja os tópicos que marcam essa época da História do Brasil:

  • O Golpe Militar de 64 e a queda e João Goulart
  • Repressão aos movimentos sociais
  • Bipartidarismo
  • Tortura
  • Os presidentes da ditadura
  • O Milagre Econômico
  • Redemocratização e a campanha Diretas Já
A História do Brasil
Cidadão fugindo da polícia – Fonte: Politize

10 – Presidencialismo

Por fim, chega-se a época de votos diretos, processo iniciado em um momento de redemocratização. Certamente era o fim do período militar.  Portanto em 1988 uma nova Constituição foi promulgada, a fim de que houvesse uma amplitude na garantia de acessos aos serviços públicos. Eventualmente esse período se estende até os dias atuais.

A História do Brasil
Presidente e Vice Presidente – Fonte: LevanteIdeias

É bem interessante ler sobre a História do Brasil, não é mesmo? E se você gostou, não deixe de ler também sobre a Pré-história: o período da trajetória humana antes da escrita.03

Fonte: BlogEnem , BrasilEscola, MundoEducação

Fonte da imagem destaque: OverdosedeTeorias