O Dia Mundial da Paz é celebrado no primeiro dia do ano, sendo uma data comemorativa ligada ao catolicismo. Isso porque, a data em questão, foi criada pelo Papa Paulo VI, em 1967, como forma de promover a paz pelo mundo.
Na época, vários conflitos, como a Guerra do Vietnã, deixaram milhares de mortos. Então, a criação de uma data com o objetivo de espalhar o sentimento de paz pelo mundo era bem pertinente. Além disso, os países do mundo sofriam com a instabilidade bélica e as consequências causadas pelo fim da Guerra Fria.
Vale lembrar que o Dia Mundial da Paz é comemorado em uma data diferente do Dia Internacional da Paz. Esta última comemoração foi estabelecida pela ONU, em 1981, sendo celebrada no dia 21 de setembro. A data é uma referência ao dia em que a Assembleia Geral da ONU deu início às atividades de pacificação entre os países.
Origem do Dia Mundial da Paz
Apesar da criação do Dia Mundial da Paz estar relacionada ao catolicismo, o sentimento de harmonia entre as pessoas, ou seja, a paz, já era celebrado há dois mil anos.
Os povos babilônicos, por exemplo, comemoravam o reinício da vida em março, época em que as plantações podiam ser realizadas, graças ao início da primavera no hemisfério norte.
Os romanos, por sua vez, foram os povos responsáveis por escolher o primeiro dia de janeiro como a data do Ano Novo. A partir disso, o calendário gregoriano inseriu o 1 de janeiro, em 1582, como sendo a data para o início de um novo ano.
Mais tarde, em 1967, o Papa Paulo VI tornou oficial a data como celebração do primeiro dia do ano. A comemoração em si entrou em vigor no ano seguinte, em 1968.
Naquele ano, o mundo estava passando por intensos conflitos, como a Guerra do Vietnã. Além disso, outros conflitos já haviam deixado inúmeros mortos e consequências sociais e econômicas incalculáveis.
A partir disso, o Papa decidiu que, a cada ano, um tema diferente seria escolhido para ser debatido no Dia Mundial da Paz.
O intuito do debate era tornar as pessoas mais humanas, por meio de temáticas que, de certa forma, engloba todas as pessoas do mundo, como conflitos mundiais, solidariedade, pobreza, educação, direitos humanos, etc.
Os temas debatidos
Em 2018, por exemplo, o tema escolhido para ser lembrado no Dia Mundial da Paz foi “Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz”.
Já em 2019, o tema debatido foi “A boa política está ao serviço da paz”. Em 2020, foi a vez de discutir sobre “A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica”.
Além destes temas, em anos anteriores, foram debatidos assuntos como:
- 2017- “A não-violência: estilo de uma política para a paz”.
- 2016 – “Vence a diferença e conquista a paz”.
- 2015 – “Já não escravos, mas irmãos”.
- 2014 – “Fraternidade, fundamento e caminho para a paz”.
Até o momento, já foram abordados 52 temas, que incluem assuntos relacionados aos direitos humanos, infância e adolescência, perdão, etc. Para 2021, o tema escolhido foi “A cultura do cuidado como precursor para a paz”.
Conceito de paz
O Dia Mundial da Paz é uma data que celebra muito mais que apenas a paz. Isso porque o conceito de paz abrange diversos aspectos, como a ausência de conflitos, a vontade de estabelecer a igualdade entre os povos, a não violência, etc.
Portanto, o conceito de paz é definido como algo que possui vários significados. Nesse sentido, o Dia Mundial da Paz é o momento em que é possível discutir as transformações sociais que estão ligadas à inclusão universal das pessoas.
Por este lado, a data que celebra um recomeço é vista como uma forma de mudar a realidade de pessoas que sofrem com a violência, fome, miséria e desigualdades. Ou seja, ainda hoje, no mundo atual, é uma luta difícil e árdua.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que foi a Trégua de Natal e o que significa Consciência de Classe.
Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação, Info Escola e Educa Mais Brasil
Imagens: Uma rota diferente, Sempre Família e Escola Kids