Geografia

O que são latitude e longitude e como elas nos ajudam nas localizações

A Latitude e a Longitude podem ser definidas como coordenadas geográficas que descrevem a localização de um determinado lugar na Terra.

Atualizado em 17/12/2018
Por Adriano Curado

A Latitude e a Longitude são dois conceitos da Geografia que consideram as linhas imaginárias do Equador e do Meridiano de Greenwich.

São essenciais para a cartografia, bem como a localização precisa dos locais do planeta.

A Terra gira em torno de um eixo e o plano perpendicular a esse eixo de rotação é chamado linha do Equador.

Que são Latitude e Longitude?

A Latitude é a uma coordenada geográfica medida em graus, porquanto pode variar de 0º até 90º em direção Norte (N) ou Sul (S).

Cada Latitude determina uma circunferência ao redor do planeta e é chamada de paralelos (linhas horizontais). E quanto maior a aproximação dos polos, menor serão esses paralelos.

O Equador é o maior de todos os paralelos, uma vez que divide o planeta em dois hemisférios (Norte e Sul). Ele passa pelo centro da Terra.

A Longitude, também medida em graus, pode variar 0º e 180º para Leste (L) ou para Oeste (O). Seu ponto de referência é o meridiano de Greenwich (grau zero).

Os meridianos (linhas verticais) representam as semicircunferências que ligam os polos: Norte e Sul.

Como calcular

A partir dos conceitos de Latitude e Longitude nós podemos localizar qualquer ponto no Globo Terrestre.

Para calcular a Latitude observe o ângulo formado entre o plano do Equador, bem como a superfície que se pretende descobrir.

Já para calcular a Longitude basta observar o ângulo formado entre o meridiano de Greenwich e o meridiano de referência.

A determinação das coordenadas geográficas

A distância das coordenadas geográficas (as tais linhas imaginárias) são medidas em graus, minutos e segundos. Um grau corresponde a 60 minutos e um minuto, a 60 segundos.

Para se diferenciar os valores, é marcado sinal positivo para as latitudes Norte e negativo para as latitudes Sul.

Dá-se também sinais para as longitudes, a saber: negativo para Oeste e positivo para Leste.

Ao termos os valores da latitude e da longitude de um local desejado, teremos determinado as coordenadas geográficas do mesmo.

Pelo cálculo de Latitude e Longitude se acha uma localização precisa

Você sabia?

Macapá é a única capital brasileira que é cortada pela linha imaginária do Equador. Para demarcá-la ha um monumento chamado Marco Zero, que é um relógio de sol.

O GPS ( Global Positioning System) é um sistema de navegação por satélite criado pelo exército americano na década de 1990.

Se você curtiu conhecer um pouco mais sobre Latitude e Longitude, então vai gostar de ler também sobre o ciclo da água qual sua importância para a vida na Terra.

Fonte: Significados, Toda Matéria, Só Geografia, Atractor, Mundo Educação, Uol Educação.

Próxima página »