A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) se desfez em 1991, após um decreto assinado pelo Supremo da União Soviética. Após os países se tornaram independentes, foi criado então a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
Assim, fazem parte da CEI a Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Ucrânia, Uzbequistão e Azerbaidjão. Além disso, como membro associado, a comunidade aderiu o Turcomenistão.
A estrutura política da Comunidade dos Estados Independentes é formada por um conselho de Estado e outro por chefes de Governo. A sede da comunidade fica localizada na capital da Belarus, Minsk. Como forma de organização interna, as reuniões que comandam as decisões ocorrem trimestralmente.
Comunidade dos Estados Independestes
A ideia inicial da criação da Comunidade dos Estados Independentes veio após a Guerra Fria quando os Estados se tornaram independentes com o fim da URSS. Assim, em 8 de dezembro de 1991, a Federação Russa, Ucrânia e Belarus se uniram com o intuito de organizar um bloco econômico que respeitasse a independência de cada país.
Dessa forma, como objetivo o bloco visa manter acordos econômicos entre os países, além de fortalecer as relações existentes entre os membros da CEI. Após a criação da comunidade, o sistema econômico antes vigente, o socialismo, passa então a ser capitalista. Ou seja, as relações econômicas entre os países passam a ser de livre comércio. Além disso, aderiram ao uso de apenas uma moeda, o rublo.
A união dos países da Comunidade dos Estados Independestes fortaleceu o exército do bloco. Isso porque, os militares se uniram com o objetivo de criar um grupo capaz de enfrentar conflitos mundiais. Além disso, os países são detentores de um dos mais valiosos arsenais nucleares. Porém, a Rússia é o país que assegura esse poder bélico.
Características da CEI
Um dos principais objetivos da Comunidade dos Estados Independestes é garantir aos países membros autonomia política, militar e econômica. Dessa forma, dados de 2009 constam que o Produto Interno Bruto da comunidade era de 587,8 bilhões de dólares. Além disso, o bloco possui cerca de 274 milhões de habitantes, tendo a Rússia como o maior e mais populoso dos países.
Cada país dentro da Comunidade dos Estados Independestes possui independência em relação aos assuntos políticos. Assim, não há interferência de outros países em assuntos internos. Além disso, a autonomia para deixar o bloco é aceita desde que seja anunciado com antecedência aos outros países que integram o bloco.
Você sabia?
- No momento da criação da Comunidade dos Estados Independestes a Estônia, Lituânia e Letônia não quiseram integrar o bloco econômico por razões conflituosas com a Rússia. Hoje, esses países fazer parte da União Européia;
- A Geórgia fez parte da Comunidade dos Estados Independestes entre os anos de 1993 e 2009. A saída do país veio logo após a guerra da Ossétia do Sul;
Gostou de conhecer sobre a criação da Comunidade dos Estados Independestes? Então, aproveita pra conferir o que são os Blocos Econômicos.
Fontes: Mundo Educação, Info Escola e Brasil Escola
Fonte imagem destaque: Sabedoria & Cia