Biologia

Bioquímica, o que é? Definição, o que estuda, função e metabolismo

Bioquímica é o estudo das transformações químicas que ocorrem dentro das células, essas transformações químicas determinam o metabolismo.

Atualizado em 05/05/2020

Você, certamente, deve saber que a Biologia se resume em estudar a vida dos organismos vivos. Já a Química, é a área responsável pelo estudo científico da matéria, certo? Então, o que é a bioquímica e em que ela se resume?

Pois bem, a bioquímica é um estudo presente na Biologia, responsável por analisar a reação química que ocorre dentro dos seres vivos. Em síntese, é a parte que estuda o que acontece com as substâncias dentro das células.

As células que compõem os seres vivos, por sua vez, são formadas por moléculas de carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, enxofre e fósforo. Assim, a bioquímica estuda a relação química que acontece entre essas moléculas.

Além disso, as transformações moleculares dão origem ao que chamamos de metabolismo. Logo, o metabolismo é responsável por manter a sobrevivência dos seres vivos. Para que as transformações moleculares ocorram, o corpo necessita de biomoléculas, como proteínas, ácidos nucleicos e carboidratos, por exemplo.

Entendendo a bioquímica

Em síntese, a bioquímica surgiu para aprofundar as pesquisas desenvolvidas em relação aos processos químicos que ocorrem nos seres vivos. Contando que os seres vivos são formados por milhares de células, essa ciência é utilizada para compreender os processos moleculares.

Bioquímica, o que é? Definição, o que estuda, função e metabolismo
SNQ

Assim, se tratando de organismos vivos, alguns tópicos são estudados por meio dos processos bioquímicos. Dentre eles, a síntese de biomoléculas, bem como o transporte das substâncias que ocorre nas membranas, etc. Para se ter ideia, o ácido desoxirribonucleico (DNA) e a estrutura que forma as proteínas, por exemplo, estão entre os estudos da Bioquímica.

A Bioquímica, além de estudar a estrutura das moléculas e a função exercida pelo metabolismo, também está presente em outras áreas. Ou seja, as descobertas bioquímicas propiciaram o desenvolvimento, por exemplo, da biotecnologia, da medicina e da agricultura.

Aplicação da Bioquímica

A Bioquímica pode estar presente em diversas áreas da ciência. Sendo assim, é fundamental para o entendimento de assuntos importantes, como a genética e as doenças metabólicas (diabetes, por exemplo). Além disso, os estudos bioquímicos estão presentes em empresas e indústrias.

A indústria farmacêutica, por exemplo, utiliza os estudos bioquímicos na formulação de remédios. Na medicina, os nutrólogos avaliam quais os melhores alimentos a serem consumidos. Já, na agricultura, os processos bioquímicos podem ser observados no desenvolvimento de transgênicos.

Bioquímica, o que é? Definição, o que estuda, função e metabolismo
Bio Blog

Além disso, os profissionais que trabalham em empresas alimentícias, de cosmética e tecnologia também fazem uso da Bioquímica. Isso porque utilizam o conhecimento bioquímico na fermentação do leite e derivados para elaborar produtos de higiene e beleza, além de desenvolver produtos sustentáveis, por exemplo.

Biomoléculas

As biomoléculas, em síntese, são os compostos químicos presentes na estrutura celular dos seres vivos. São caracterizadas como moléculas orgânicas aquelas que possuem átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio.

A partir disso, a relação entre os compostos orgânicos dentro das células, ou seja, a transformação química, forma o metabolismo. Para que isso ocorra, são necessárias biomoléculas, como carboidratos, proteínas, ácidos nucleicos e lipídeos.

Bioquímica, o que é? Definição, o que estuda, função e metabolismo
Hexametileno em duas conformações.

O que caracteriza essas moléculas, portanto, é o tipo de ligação – pode ser simples ou duplas – e o grupo funcional ao qual pertencem. Deste modo, a função estabelecida por cada molécula é definida pelo organismo no processo de metabolismo.

Carboidratos

Os carboidratos são biomoléculas responsáveis por dar energia ao organismo. Também chamados de glicídios e açúcares, são moléculas formadas estruturalmente por carbono, além de oxigênio e hidrogênio. Os carboidratos também auxiliam na composição das estruturas das células e dos ácidos nucleicos.

Bioquímica, o que é? Definição, o que estuda, função e metabolismo
Exemplo de alimentos que contém carboidrato.

Os carboidratos, em suma, são os compostos moleculares mais fáceis de serem encontrados no meio ambiente. Podem, por exemplo, ser encontrados em vegetais, frutas, pães, dentre outros. Para estudos bioquímicos, podem ser classificados como monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

  • Monossacarídeos – apresentam na formação estrutural de 3 a 7 carbonos, sendo considerados de composição simples. Entram nesse grupo os glicídios pentoses e as hexoses, como glicose e frutose.
  •  Dissacarídeos – formados pela ligação entre dois monossacarídeos. Como exemplo: sacarose, lactose e maltose.
  • Polissacarídeos – são formados a partir da junção de vários monossacarídeos. Além disso, esse tipo de molécula não se dissolve em água. Como exemplo: celulose, o amido e o glicogênio.

Ácidos nucleicos

Os ácidos nucleicos são uma junção de fosfato, pentose e uma base nitrogenada. Ou seja, a partir da junção desses compostos, os ácidos nucleicos são formados. São importantes, por exemplo, na composição genética de cada ser vivo, ou seja, informações presentes no DNA.

Dessa forma, essas substâncias ácidas estão presentes no interior das células e fazem parte, além do DNA, da composição do RNA. Dentre a principal função desses ácidos está a síntese de proteína dentro das células. Além disso, auxiliam na regulagem do metabolismo por meio da liberação ou da inibição de enzimas.

Lipídeos

Os lipídeos, também chamados de gorduras, são compostos moleculares que não se dissolvem em água. Assim, são formados por carbono, oxigênio e hidrogênio. São encontrados em alimentos, como carnes e vegetais. Porém, o consumo de alimentos com grande teor de gordura deve ser evitado.

Bioquímica, o que é? Definição, o que estuda, função e metabolismo
Agro20

Contudo, quando consumidos de forma moderada, os lipídeos são responsáveis por proporcionar energia ao corpo, além de serem utilizados como isolamento térmico pelo organismo. Além disso, exercem a função de sintetizar as membranas através de ácidos graxos e absorver vitaminas.

Proteínas

As proteínas são compostos macromoleculares, ou seja, moléculas orgânicas com grande massa molecular. Dessa forma, são estruturas formadas por cadeias de aminoácidos postos de maneira linear. Como principal função, está a reparação e a construção dentro do organismo.

Bioquímica, o que é? Definição, o que estuda, função e metabolismo
Alimentos que são fontes de proteína.

Por sua vez, as cadeias de aminoácidos são formadas por diversos compostos que atuam, por exemplo, na estruturação das células. Como função das ligações entre esses aminoácidos também está à movimentação e o transporte de substâncias, além da catalisação das enzimas.

Além disso, as proteínas são responsáveis por contribuir na formação de anticorpos e hormônios. Por fim, o organismo absorve as proteínas por meio dos alimentos que são ingeridos, durante o processo de digestão.

Você sabia?

  • A bioquímica é um ramo de estudo que tem ganhado cada vez mais importância na ciência, por conta de pesquisas que envolvem a evolução humana e doenças metabólicas, como o diabetes.
  • Um exemplo muito utilizado da Bioquímica no Brasil é em relação aos biocombustíveis;
  • O profissional especializado nessa ciência é denominado de bioquímico.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Biofísica e Clonagem.

Fontes: Beduka, Brasil Escola e Stoodi 

Imagens: Catho, SNC, Cientistas, Mundo Boa Forma, Agro20 e Runners

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.