Biologia

DNA – O que é, estrutura e funções e diferença para o RNA

O DNA, é um tipo de molécula que carrega todo o material genético de um organismo e esta molécula está presente em todos os seres vivos.

Atualizado em 03/06/2020

O DNA é um tipo de ácido também conhecido com desoxirribonucleico. Essa molécula carrega o material genético e pode ser encontrada em 3 lugares: no núcleo da célula, nas mitocôndrias e nos cloroplastos. São elas que guardam a nossa histórias, portanto, influenciam na formação física e fisiológica.

É fácil identificar sua ilustração, porque ela se assemelha a um caracol e nesses seguimentos estão concentrados as bases nitrogenadas organizadas em cromossomos. Johann Friedrich Miescher, em 1869, foi o cientista responsável por descobrir as cadeias que passam as nossas características por várias gerações.

Estrutura do DNA

O DNA e suas informações
Fonte: VEJA

Há, sobretudo, três substâncias químicas que são: as bases nitrogenadas, a pentose, ou seja, o carboidrato derivado de 5 carbonos e o fosfato que é um radical de ácido fosfórico. Tudo isso está concentrado em duas fitas com adenina, guanina, citosina e a timina.

O DNA e suas informações
Fonte: Beduka

Essas fitas, portanto, são cadeias de polinucleotídeos e as substâncias acima consegue estabelecer mais de  3 bilhões de combinações possíveis. Ainda na estrutura, há, sobretudo, mais duas relevantes formações as  pirimidinas e purinas.

Ambas são compostas por átomos de carbonos e delas são derivadas as pontes de carbono. Se pararem para notar, as extremidade das cadeias tem fosfato ligado ao carbono 5 e hidroxila no carbono 3.  É por essa razão que as fitas de DNA são entrelaçadas umas nas outras.

O DNA e suas informações
Fonte: Brasil Escola

As bases nitrogenadas são fundamentais para que haja a ligação com hidrogênio e as cadeias genéticas permaneçam unidas. Essas, portanto, são a Adenina (A), a Timina (T), a Guanina (G) e a Citosina (C). A citosina e timina são, sobretudo, do grupo das pirimidinas, já a Ademina e a Guanina compõem o grupo das purinas.

 

O DNA e suas informações
Fonte: Brasil Escola

Por que é necessário ter em mente essas bases? Porque são elas que complementam as bases de pirimidina e purina, afim de se complementarem e manterem o equilíbrio. Ou seja, a adenina está para a timina e a Guanina está para a citosina.

Onde pode ser encontrado

O DNA, a princípio, pode ser encontrado em organismo eucariontes, ou seja, com membrana nuclear individualizada. Em contrapartida, o material genético também pode ser visto em células  procariontes que, ao contrário das eucariontes, estão de forma solta, não organizada pelo núcleo.

O DNA e suas informações
Fonte: Só biologia

Genes e Cromossomos

Como foi dito, os cromossomos estão também compondo essa estrutura e carrega uma importante função. São eles, sobretudo, os responsáveis por formar as sequências de milhares de pares das bases nitrogenadas. Os genes, por sua vez, comportam as informações passadas por geração.

Basicamente, os genes conseguem fazer esse transporte de informação graças as sequências de aminoácidos. A partir delas que ocorre, portanto, a síntese do RNA, o verdadeiro mensageiro genético. A junção de toda hereditariedade é chamada de genoma.

Os cromossomos são compostos por todas essas informações, ou seja, é necessário milhares de genes para o construir. Ao total, temos 46 cromossomos que é dividido entre o pai (23) e a mãe (23).

O DNA e suas informações
Fonte: Mundo educação

Funções

Sabemos, então, que essas moléculas estão presentes dentro de absolutamente todos os seres vivos. Através delas podemos armazenar as nossas características e passar para frente várias informações. Essa transmissão só é possível graças ao RNA.

Diferenças DNA e RNA

Apesar de serem duas proteínas, o DNA tem como composição as bases nitrogenadas com guanina, citosina, timina e adenina. Nela há, sobretudo, a desoxirribose com açúcar e são similares a fitas. Já o RNA não apresenta açúcar e é ilustrada como cadeias compostas por guanina, citosina, timina e, por fim, a uracila.

 

Gostou de ler sobre dopamina? Então, você vai curtir ler nossa matéria sobre a Genética, o que é, histórico, cromossomos, fenótipos, genótipos.

Fonte: Brasil Escola, Toda Matéria, Só biologia, Edisciplinas. Mundo e Educação, Info Escola, So Cientifica.

Fonte das imagens: Diferença, Brasil Escola, Mundo Educação, Toda Matéria, Só Biologia, Edisciplinas, Beduka, Veja.