Geografia

Tundra, o bioma predominante nas regiões mais frias da Terra

O Bioma Tundra ocorre em regiões do planeta que são geladas e ventam muito, mas mesmo assim, há ali vida abundante durante o curto verão.

Atualizado em 19/11/2019
Por Adriano Curado

A Tundra é um bioma em que predomina a baixa temperatura e uma vegetação de reduzida estatura. Ali há gramíneas, musgos, líquens, ciperáceos e arbustos.

Podem existir dois tipos de tundras: a tundra ártica e a tundra alpina. É o bioma mais frio do planeta, ocorrendo no Hemisfério Norte e no Ártico.

Embora seu clima seja rigoroso, há ali diversos animais, principalmente no verão, bem como flora variada.

Você conhece o Bioma Tundra? Ele ocorre em região muito fria da Terra

Um clima muito frio

A palavra Tundra vem do russo e quer dizer “região ser árvores”. No Bioma Tundra ocorrem verões curtíssimos, posto que o dia é mais extenso e a temperatura fica entre 8°C e 5°C. Esse verão dura apenas dois meses e o dia tem quase 24 horas de duração, derretendo parte do gelo.

Formam-se assim no verão algumas áreas alagadiças, sendo que aí a vegetação cresce rápido. Isso atrai os herbívoros que precisam de alimento, vindo atrás deles os carnívoros famintos.

Embora quase não chova, o clima é úmido, já que a evaporação se dá de forma lenta, deixando o solo molhado. Mas todas essas particularidades desaparecem imediatamente assim que surge o verão.

Você conhece o Bioma Tundra? Ele ocorre em região muito fria da Terra

Quais são os tipos de Tundras

Conforme o local onde se encontra, a forma do relevo e o tipo de vegetação, podemos classificá-la de duas formas.

A Tundra Ártica está próxima do Polo Norte, no extremo de Alasca, Finlândia, Noruega, Canadá, Groenlândia, Suécia e Sibéria. O solo fica coberto de neve quase todo o ano, sendo que nele há uma camada chamada permafrost. Ela nunca descongela e tem mais de meio quilômetro de tamanho.

No verão, a camada superior de gelo descongela e se alaga, podendo desenvolver vegetação pouco variada. Ali nascem arbustos, herbáceas e alguns vegetais desérticos.

Já a Tundra Alpina está em terrenos mais altos, só que o clima é mais ameno se comparado à Tundra Ártica. Ela está nos Alpes da Cordilheira da Europa, embora não haja árvores por conta da intensidade dos ventos.

Mas ali crescem arbustos, ervas e musgos, sendo o habitat de alces, cabras da montanha e carneiros.

Você conhece o Bioma Tundra? Ele ocorre em região muito fria da Terra

 

A fauna e a flora da região

A grande maioria dos animais que vivem nas Tundras só permanecem na região durante o verão. Basta que o rigoroso inverno comece e eles migram para alguma região mais quente. Ali se encontram lobos, ursos, roedores, renas, alces, cabras, lebres, raposas etc.

Na Tundra não há árvores, mas podem ocorrer arbustos, gramíneas, líquens, musgos e ervas variadas.

E se você curtir ler sobre a Tundra, não pode deixar de conhecer uma interessante matéria sobre o que é Aurora Boreal.

Fonte: Meio AmbienteThinglink, TerréSens, Mini Lua.

Próxima página »