O Tratado de Versalhes se caracterizou como um acordo de paz assinado após a Primeira Guerra Mundial. Em suma, este acordo foi celebrado pelos países vencedores da guerra e pela Alemanha derrotada.
Muitos historiadores definem o Tratado de Versalhes como o acordo de paz dos vencedores, tendo em vista que as nações que se beneficiaram na guerra impuseram termos duríssimos à Alemanha derrotada.
No entanto, os termos acabaram por dar início a um conflito de grande escala, que caracterizou na Segunda Guerra Mundial.
Contexto Histórico
Em síntese, o conflito da Primeira Guerra mundial começou devido as disputas causadas pelo imperialismo.
Outros fatores como o revanchismo e o nacionalismo contribuíram para as tensões na Europa e culminaram na formação de alianças militares e produção de armamentos. Apenas com o Tratado de Versalhes, mais tarde, que os conflitos teriam fim.
O marco inicial que deu início as hostilidades foi o atentado contra o herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, no dia 28 de junho de 1914, durante uma carreata na capital da Bósnia.
Em suma, o atentado se deu por meio de tensões nacionalistas provenientes da relação entre sérvios, bósnios e austríacos. Nesse ínterim, iniciou-se a Crise de Julho que ocasionou na instabilidade diplomática da Europa e, consequentemente, no conflito mundial decorrente da guerra entre austríacos e sérvios em 1914.
Além disso, a Primeira Guerra mundial foi dividida em dois campos, a Tríplice Entente – formada por Rússia, Grã-Bretanha, França e Itália. No outro, a Tríplice Aliança ou Potências Centrais – composta pelos impérios da Alemanha, Áustria-Hungria e Otomano.
O conflito da grande guerra foi marcado por duas fases. A primeira se deu por meio da Guerra de Movimento, que aconteceu entre agosto e novembro de 1917, e foi marcada pelo posicionamento das tropas alemãs na fronteira da França, com o intuito de dominar Paris.
Em 1915, a guerra estabeleceu uma nova fase chamada de “guerra de posições” ou “guerra de trincheiras”. Os exércitos se enfrentavam em trincheiras cheias de arame farpado e lama e as condições promoviam a carnificina.
Em suma, a situação não ficou nada fácil para Alemanha, que acabou causando uma revolução e, consequentemente, derrubou a monarquia e instaurou a república. Com a intenção de acabar com a guerra, os governantes alemães decidiram assinar o armistício, ou, como ficou conhecido, o Tratado de Versalhes.
Configuração do Tratado de Versalhes
Com a trégua estabelecida após a assinatura do armistício, em 11 de novembro de 1918, pela potência alemã e a Tríplice Entente, as imposições foram extremas e duras sobre a Alemanha.
No entanto, os termos que davam veracidade à rendição alemã só foi estabelecido através do Tratado de Versalhes.
O Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919. Em suma, uma das imposições do contrato determinava a aceitação da Alemanha por todos os danos e causas que culminaram a guerra.
Além disso, sob os termos dos artigos 231-247, ela deveria reparar certo número de nações da Tríplice Entente.
Outro ponto destaque era que a Alemanha precisava devolver a Alsácia e a Lorena aos franceses, que haviam perdido essas regiões na Guerra Franco-Prussiana. Dessa forma, o país ficou proibido de erguer fortificações na Rênania, junto à fronteira com a França.
Contudo, foi criado e dado à Polônia um corredor que atravessava a Prússia Ocidental e terminava no porto báltico de Dantzig, que foi declarada uma cidade internacional a ser administrada por uma comissão nomeada pela Liga das Nações.
Todavia, as condições impostas à Alemanha, pelo Tratado de Versalhes, foram a perda de suas colônias e a abolição de seu estado-maior.
De forma geral, o recrutamento militar foi proibido. Dessa forma, o exército foi limitado a 100 mil soldados e privado de artilharia pesada como tanques de guerra, aviões e artilharia pesada.
Além das punições citadas acima, o Tratado de Versalhes estabeleceu que a Alemanha pagasse uma indenização aos países que tinha invadido, em consequência dos prejuízos causados durante a guerra.
Consequências do tratado
Por fim, o ministro alemão Hermann Muller, assinou o acordo em 28 de Junho de 1919. O Tratado de Versalhes foi retificado pela Liga das Nações, no dia 10 de Janeiro de 1920.
Os alemães repudiaram o Tratado de Versalhes e consideraram os seus termos humilhantes e vingativos, tendo como objetivo manter a Alemanha economicamente enfraquecida.
Em síntese, o choque diante às condições nas quais a Alemanha tinha sido submetida com a assinatura do Tratado contribuíram para a queda da República de Weimar, em 1933.
Dessa forma, ocorreu a ascensão de Adolfo Hitler ao poder e, anos mais tarde, eclodiu um dos conflitos mais sangrentos, a Segunda Guerra Mundial.
O que achou sobre deste texto sobre o Tratado de Versalhes? Que tal saber Por que aconteceu a Segunda Guerra Mundial? Quem participou e quem ganhou?
Fontes: Só História, Brasil Escola, Info Escola,
Imagens: Dom Total, Incrível História, Diário da Causa Operária, Ensinar História, Observatório do Terceiro Setor