Enquanto disciplina, a História pauta seus acontecimentos através do tempo cronológico e do tempo histórico. Essas medidas de tempo possuem diferença, e o tempo cronológico pode ser definido como o tempo do relógio ou do calendário.
A contagem do tempo na História varia de acordo com a época e com cada povo. Os primeiros povos, entretanto, fizeram seus calendários de acordo com os ciclos da natureza, suas crenças e costumes.
Todavia, para compreender a História, é necessário se utilizar do tempo cronológico para que as narrativas sejam construídas e situadas no tempo histórico. Assim, as particularidades de cada povo podem ser preservadas.
Definição de tempo cronológico
Desde a Antiguidade, o tempo é uma medida fundamental para a existência do ser humano. Os primeiros homens que habitaram a Terra contavam o tempo cronológico por meio da observação dos fenômenos naturais.
Nesse sentido, os primeiros indícios de contagem do tempo eram a referência entre o dia e a noite, as fases da lua, a posição dos astros, as marés e suas variações e até mesmo o crescimento das colheitas.
Todavia, a forma como o homem conta o tempo pode ser influenciada pela maneira como a vida é entendida. Por exemplo, alguns povos antigos tinham fixa a ideia de que o mundo e o tempo se conceberam ao mesmo tempo, o início.
Esses mesmos povos também pensavam que um dia os dois chegariam ao fim. No entanto, outras civilizações defendiam que os tempos têm início e fim e isso se repete de uma forma cíclica durante a existência.
Assim, tempo cronológico é aquele em que se desenrolam algumas atividades da vida humana, como o nascimento, o crescimento e evolução de cada um, o ato de ir para a escola e desenvolver atividades básicas, como ir às festas e shows.
Tempo histórico
Essa forma de contar o tempo é muito usada pelos historiadores. Na verdade, interessa muito mais o seu uso do que o uso do tempo cronológico, o tempo contado nos calendários. A passagem deste tempo não determina os acontecimentos e as mudanças que ocorrem.
Nesse sentido, o tempo histórico se diferencia do tempo cronológico no momento em que os calendários trabalham com medidas exatas e constantes, proporcionais ao tempo, a História se utiliza da organização dos eventos de curta e longa duração.
Todavia, o tempo usado pelo historiador se utiliza das várias maneiras que a sociedade se organiza. Assim, consegue fazer a diferenciação do tempo usando o seu referencial, que geralmente se faz valer das modificações que a sociedade promove, nas relações políticas e econômicas que marcam a existência de um povo.
Importância do tempo cronológico
Para o historiador, a cronologia do tempo se faz necessária para a organização das narrativas analisadas. O tempo cronológico pode ser organizado a partir de vários referenciais, ao passo que o tempo histórico sofre variação de acordo com a sociedade e os critérios relevantes para o estudo.
Nesse sentido, o tempo cronológico é importante para que o homem organize de maneira adequada, de uma forma que deixe registrado a sua existência para as novas gerações, por exemplo.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Calendário – História, origem e os principais calendários do mundo.
Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria
Imagens: Diário do Sertão, Viastral, Significados, Descobrir Egipto