Biologia

Organelas, o que são? Definição, características e principais funções

Organelas são estruturas encontradas dentro do citoplasma, localizado dentro das células, e possuem diversas funções de acordo com o tipo

Atualizado em 12/05/2020

As organelas são estruturas que ficam dentro das células e funcionam, mais ou menos, como órgãos. São encontradas dentro do citoplasma, estrutura gelatinosa presente no interior das células. Assim, uma organela é menor do que uma célula, e funciona desempenhado diferentes funções dentro do organismo.

As organelas podem ser encontradas tanto nas células animais como nas vegetais. Porém, a organela da célula vegetal apresenta características diferentes. Além disso, só é possível encontrar organela em células eucariontes.

Dentro do citoplasma, onde as organelas estão localizadas, existe uma substância denominada citosol. Em síntese, o citosol é uma estrutura gelatinosa e as organelas permanecem “boiando” sobre esse líquido. Além disso, existe a membrana plasmática, responsável por delimitar os limites de casa citoplasma.

Características das organelas

A organela é uma estrutura presente dentro das células animais e vegetais. Entretanto, existentes características específicas para cada tipo de célula.

Organelas, o que são? Definição, características e principais funções
Tipos de organelas citoplasmáticas. Fonte: Purpose

Por conta disso, na célula animal, é possível identificar estruturas responsáveis por funções específicas. Dessa maneira, uma célula animal é composta por diversas organelas, sendo elas:

  • Membrana plasmática: responsável por envolver a célula. Além disso, possui a função de selecionar o que vai entrar ou sair da célula. É composta por duas camadas de lipídeos.
  • Núcleo: é encontrado somente em células eucariotas. Além disso, é responsável por armazenar o material genético, ou seja, o DNA;
  • Mitocôndria: a principal função é a no auxílio da respiração da célula. Além disso,produz energia e possui o próprio DNA e os próprios ribossomos;
  • Ribossomos: responsáveis pelo funcionamento das células e do DNA produzindo proteína para o bom funcionamento celular;
  • Lisossomos: agem com o intuito de digestão celular. Ou seja, realizam a degradação de substâncias presentes nas células. Assim, realizam a heterofagia, quando quebram enzinas externas, e a autofagia, quando a digestão é interna;
  • Retículo endoplasmático: a principal função dessa célula é o transporte de substâncias. Assim, existem dois tipo de retículo endoplasmáticos diferentes, sendo eles: Rugoso ou Granuloso (RER) e Liso ou Agranuloso (REL).

Outras organelas

Organelas, o que são? Definição, características e principais funções
As células eucariontes possuem diversas organelas membranosas. Fonte: Info Enem

Além das organelas já citadas, uma célula pode apresentar mais algumas especificações. Assim, uma organela ainda apresenta em sua estrutura as seguintes funções:

  • Complexo de Golgi: possui como principal função a secreção celular. Ou seja, é responsável por tirar de dentro da célula substâncias que não são importantes.
  • Centríolos: responsáveis por ajudar os cromossomos no momento da divisão celular. Além disso, são formados formados por microtúbulos. Em alguns casos, também ajudam na locomoção das células;
  • Peroxissomos: tem a função de quebrar água-oxigenada sendo considerada uma substância tóxica.
  • Citoplasma: é composto por uma substância gelatinosa chamada citosol, e pelas organelas presentes naquela célula, é todo o espaço onde as organelas estão “presas”.
  • Citoesqueleto: parte que dá a sustentação e forma da célula. É formado por um conjunto de estruturas proteicas localizadas no citoplasma, ajudando na sustentação.

As organelas na célula vegetal

A composição das organelas são classificadas de maneira diferente. Isso porque, na célula vegetal existe a presença, além das organelas já citadas, dos vacúolos e dos plastos. Dessa maneria, os vacúolos apresentam como função principal a reserva da seiva, atuando na pressão osmótica. Por conta disso, a entrada de água é controlada auxiliando a planta a ficar mais ereta.

Organelas, o que são? Definição, características e principais funções
Exemplo de célula vegetal. Fonte: ColaWeb

Já os plastos são responsáveis por uma parte importante no processo das plantas, a fotossíntese. Isso é possível por conta da clorofila presente dentro dos plastos. Além disso, de acordo com o tipo de célula e organismo presente no interior celular o tamanho dos plastos pode variar.

Gostou da matéria? Aproveita que já está aqui e corre pra conferir mais textos aqui no site como, por exemplo, o que é Citologia e o que são Planárias.

Fontes: Stoodi, Toda Matéria e Estudo Prático

Fonte imagem destaque: YouTube

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.