Biologia

Célula vegetal – Quais são suas principais características?

As células vegetais estão presentes nas plantas e possuem estruturas específicas que as diferenciam das células animais.

Atualizado em 24/01/2020

A célula vegetal é eucariótica, ou seja, possui núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca). Bem como outras células, ela possui membrana plasmática e citoplasma definidos. Além disso, dispõe de organelas comuns à célula animal. Sendo, portanto, semelhantes. Contudo, as células do reino vegetal carregam características próprias. Ou seja, estruturas originais e restritas a elas.

A parede celular é uma estrutura mais rígida, formada por celulose, exterior a membrana plasmática. Ela tem como função principal sustentar a planta fornecendo resistência. Além disso, restringe o tamanho da célula e impede sua ruptura no momento em que ocorre a entrada de água. Nela existem poros que promovem comunicação entre citoplasma das células vizinhas.

Outra estrutura são os plastídios. Eles apresentam genoma próprio, podem se autoduplicar e ainda são capazes de se transformarem um no outro. São classificados em três tipos:

  • Cloroplastos: de todos são os mais complexos. Possuem clorofila, pigmento que garante a cor verde e absorção da luz solar. Portanto são responsáveis pela fotossíntese. Têm formato de disco, membrana dupla e DNA, podendo se duplicar.
  • Cromoplastos: possuem outros pigmentos, como amarelo e vermelho. Portanto, é encontrado em maior quantidade em plantas coloridas.
  • Leucoplastos: essas organelas não têm cor. Contudo, são responsáveis pela reserva de substâncias. Dessa forma, eles podem mudar de nome de acordo com o que armazenam. Por exemplo, os que reservam amido são amiloplastos.
Célula vegetal - quais são suas principais características?
Fonte: Info Escola.

Típico da célula vegetal, o vacúolo de suco celular atua em diversas atividades da célula. São espaços que, envolvidos por uma membrana, tem como função armazenas substâncias, regular entrada e saída de água, bem como fazer manutenção do PH. No seu interior existe o suco celular. Os vacúolos podem ocupar cerca de 90% do espaço celular total. Além disso, as células vegetais possuem mais características.

Outras partes da célula vegetal

Como já foi dito acima, a célula vegetal possui estruturas similares às das células animais. As mitocôndrias, por exemplo, são organelas compostas por membrana dupla e têm muitas dobras. Elas realizam a respiração celular, desse modo gerando energia para a planta. Já o retículo endoplasmático existe em dois tipos: liso e rugoso.

Célula vegetal - quais são suas principais características?
Fonte: Cola da Web.

O primeiro produz lipídios, enquanto o segundo sintetiza proteínas e carrega para outras partes da célula. Essas organelas se dobram formando sacos achatados. Além disso, existem o complexo de Golgi. Composto de discos achatados empilhados, ele forma bolsas membranosas. Sua função é modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no retículo. Bem como, originar lisossomos primários.

Esses, por sua vez, possuem enzimas digestivas e servem para digerir moléculas orgânicas. Por fim, existem os peroxissomos que contêm no seu interior enzimas oxidases. Eles oxidam a matéria-prima da respiração celular, cujas reações produzem o peróxido de hidrogênio.

Logo, é possível notar que as plantas são organismos tão complexos quanto os animais. Então, se você gostou desse artigo, vem conferir também Briófitas, que plantas são essas e onde elas são encontradas?

Fontes: Brasil Escola e Toda Matéria.

Imagem de destaque: Estudo Prático.