Ciências

Citologia, saiba o que é e como é a estrutura no interior das células

A citologia se dedica, na Biologia, ao estudo das células, tendo seu surgimento condicionado ao aparecimento do telescópio.

Atualizado em 03/04/2019

A citologia, também chamada de biologia celular, pode ser conceituada como o ramo da Biologia que estuda as células. O termo citologia vem do grego “kytos”, que significa célula e “logos”, que quer dizer estudo.

A citologia se dedica ao estudo das células, portanto abrange sua estrutura e também seu metabolismo. Surgiu com a invenção do microscópio, posto que houve a descoberta de um mundo até então desconhecido.

As células existem de dois tipos: a procarionte, que ocorre em organismos simples e a eucarionte, que compõe, por exemplo, o homem.

Conheça a Teoria Celular

O que é citologia? Saiba como é a estrutura no interior das células

A base da Teoria Celular se tornou possível com a descoberta e o aperfeiçoamento do microscópio. Em 1663, Robert Hooke fatiou a cortiça e a analisou ao microscópio, chamando seus furos de células. Foi aí que surgiu o termo.

A Teoria Celular fixa conceitos essenciais para o estudo da citologia, a saber: todos os seres vivos são formados por células. As atividades que dão vida aos seres se dão no interior das células, posto que é a menor unidade do sistema.

Saiba quais são os tipos de células

Podemos dividir a células em dois tipos, que são as procariontes e eucariontes.

Na célula procarionte há a ausência de carioteca, envoltório que delimita o núcleo. Então podemos afirmar que o núcleo da célula procarionte não se individualiza. Um exemplo de células assim são as que formam as bactérias, estruturas bem simples e primitivas.

Já as células eucariontes possuem estruturas bem mais complexas. Nelas estão presentes a carioteca, posto que o núcleo é individualizado. Nelas há também organelas, que são estruturas que ficam no citoplasma gelatinoso. As células dos animais e vegetais são eucariontes.

Quais as partes que compõe a célula?

As células eucariontes contém partes morfológicas bem diferenciadas. As principais partes da célula são: membrana plasmática, citoplasma e núcleo celular.

O que é citologia? Saiba como é a estrutura no interior das células

A membrana plasmática, ou membrana celular, pode ser definida como uma estrutura celular porosa e fina. Tem a função de proteger as estruturas da célula, já que é um envólucro. Serve como um filtro que só deixa passar substâncias menores, a chamada: permeabilidade seletiva.

O citoplasma é a parta mais avolumada da célula, em virtude de ali se encontrarem as organelas celulares. São ocupados pelo hialoplasma ou citosol, que é uma matriz viscosa e semitransparente.

Já as organelas são consideradas pequenos órgãos da célula, por isso desempenham diferentes funções. Elas são as mitocôndrias, que fazem a célula respirar e ainda produzem a energia utilizada no sistema.

Entre as organelas há igualmente o retículo endoplasmático, que podem ser liso ou rugoso. O retículo endoplasmático liso produz os lipídios da composição das membranas celulares. Enquanto isso o retículo endoplasmático rugoso realiza a síntese proteica.

Outras estruturas celulares

O que é citologia? Saiba como é a estrutura no interior das células

Há também na composição celular o Complexo de Golgi. É dele a função de modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso. É nele igualmente que aparecem os lisossomos, assim como os acrossomos dos espermatozoides.

O lisossomos ficam incumbidos da digestão intracelular, posto que quebram substâncias impuras, só restando nutrientes. Por outro lado, os ribossomos são incumbidos de ajudar a síntese de proteínas nas células.

Nos peroxissomos há a oxidação de ácidos graxos, sendo assim utilizados na síntese de colesterol e respiração da célula.

Por fim, no núcleo celular está o local de comando das atividades, uma vez que ali está o material genético do organismo. A divisão celular se dá ali no núcleo, processo essencial para o crescimento e reprodução das células.

Leia também sobre o que é osmose e saiba como é a movimentação da água na célula.

Fonte: Toda Matéria, Educa Mais Brasil, Só Biologia, Toda Biologia, Info Escola, Wikipédia, Monografias, Biologia Total, Significados, Oncoguia 10, Biologia Net.

Fonte das imagens: Eclinpath, Custo Justo, Youtube, A Saúde em Pauta.