Geografia

Muvuca, o que é? Conceito, característica e importância da arte de plantar

A técnica Muvuca de sementes consiste em misturar sementes agrícolas e florestais, o processo ajuda na recuperação de áreas degradadas.

Atualizado em 28/09/2020

Um dos maiores desafios da humanidade é lidar com o desmatamento. Isso porque, ele cresce em grande escala, nas diversas regiões do planeta. Porém, a Muvuca é uma técnica muito utilizada como iniciativa de restauração ecológica.

Em síntese, a Muvuca consiste em uma técnica econômica e uma de suas principais características é ajudar na recomposição da vegetação, principalmente em áreas de preservação e reserva legal.

A importância da Muvuca na Ecologia

Para que se entenda a importância dessa técnica chamada de Muvuca de sementes, é essencial definir sua relação com o sistema ecológico.

Em suma, a técnica de plantio de Muvuca de sementes, exerce uma relação importante no contexto da restauração ecológica, principalmente em áreas de preservação degradadas.

Muvuca, o que é? Características e importância da arte de plantar
Site Sustentável

Essa técnica de plantio utilizada para fazer com que a floresta fique em pé novamente é essencial, principalmente nas regiões como a Amazônia, onde as florestas são o meio mais eficiente e econômico para a remoção e armazenamento de gás carbônico, um dos gases que podem desequilibrar o efeito estufa.

Outra característica dessa técnica está ligada ao fator econômico. Isso porque, a Muvuca exige menos manutenção e monitoramento, remunerando uma cadeia produtiva mais densa.

Além disso, a técnica se destaca por apresentar cobertura florestal que se compara ao crescimento orgânico da floresta.

O que é técnica da Muvuca

Quando trazido para o português, é comum definir a Muvuca como um aglomerado de pessoas. Já no campo ecológico, a técnica possui, basicamente, o mesmo significado.

Exemplificando, a Muvuca é a mistura de diversas sementes nativas, grãos e areia.

Muvuca, o que é? Características e importância da arte de plantar
Instituto Socioambiental

A técnica denominada de Muvuca de sementes foi desenvolvida e apresentada pelo engenheiro florestal Paolo Sartorelli, durante um Workshop sobre a recuperação da vegetação nativa.

Em suma, a consolidação da técnica não é tão simples. Isso porque, primeiramente, é preciso uma análise ambiental do local para, em seguida, ser realizado o pedido das sementes. Também é necessário que seja realizado um preparo do solo onde será realizado o plantio.

Contudo, é possível fazer o plantio de diversas maneiras. Uma delas é manualmente através do processo de coveamento, ou seja, fazer as covas onde serão plantadas as mudas. Ou, através do chamado o lanço, que é feito por meio de maquinário, podendo ser configurado a diversos tipos de implementos.

Sustentabilidade

Quando se trata da técnica de Muvuca de sementes, é importante ressaltar a seleção das espécies, a proporção de cada mistura, o preparo da terra e, também, a época certa de plantio e colheita.

Dentre os fatores que essa técnica proporciona está a melhoria na qualidade da água, o desenvolvimento da biodiversidade. Além disso, é notável seus efeitos para a produção agrícola e também para as nascentes dos rios que passam a retomar seu curso inicial.

Muvuca, o que é? Características e importância da arte de plantar
O Globo

Algumas semanas após o plantio de coquetel de sementes, já é possível o processo de florescimento. Com cerca de um ano, a vegetação toma de conta da área e se torna um labirinto verde.

Basicamente, as árvores pioneiras têm a função de fazer sombra e garantir que as plantas secundarias germinem e se desenvolvam.

Logo após esse processo, as áreas começam a ganhar cara de florestas. Isso porque, as árvores de crescimento avançado morrem, dando lugar às árvores altas que possuem longos ciclos de vida.

Esse processo também é importante para Fauna, pois faz com que os animais voltem aos seus locais trazendo, também, novas espécies nativas.

Quantidade de sementes e trabalho rural

Outro fator que chama atenção da técnica Muvuca de sementes é a quantidade. Isso porque, algumas misturas chegam a marca de uma tonelada de sementes. Esse fator está diretamente ligado ao trabalho rural que dá sustento a coletores e coletoras.

Em síntese, além do benefício ao meio ambiente, a técnica server como uma forma de levar o sustento de famílias de baixa renda.

Em outras palavras, no aspecto social, a técnica de Muvuca contribui para a criação de rede de coletores de semente, gerando trabalho e renda às famílias.

Curtiu saber mais sobre a técnica da Muvuca? Que tal ler também sobre Queimadas, o que são? Causas, tipos e consequências ao meio ambiente

Fontes: Nação Agro, Conservation e Revista Canavieiros

Imagens: BBC, Instituto Socioambiental, Site Sustentável e O Globo