Você, provavelmente, já deve ter se perdido admirando a beleza das altas e grandiosas montanhas, não é? Mas afinal, você sabe como elas são formadas e quais as formações presentes no mundo? Não se preocupe que aqui você vai ficar por dentro dessas informações.
Antes de mais nada, as montanhas são um tipo de relevo que se caracteriza pelo tamanho e altitude avantajados. Em relação ao Brasil, há controvérsias se há ou não existência delas. Isso porque, existem classificações que determinam o que é uma montanha.
Visto isso, as montanhas podem ser classificadas em Cordilheiras, jovens e antigas, cada uma com características distintas, além de estarem presentes em diferentes partes do mundo.
Como as montanhas são formadas?
Existem duas maneiras pelas quais essas formações surgem, sendo elas pela movimentação das placas tectônicas ou pelo processo de vulcanismo. Nesse sentido, as montanhas são elevações do relevo datadas de milhares de anos. Assim, os principais tipos são classificados como Cordilheiras, montanhas jovens e antigas.
Cordilheiras
Para sera caracterizada como cordilheira é necessário que em sua composição haja um conjunto extenso de elevações rochosas. Ou seja, uma serra muito extensa é denominada de cordilheira ou cadeia. Nesse sentido, além de possuírem um aspecto paisagístico exuberante, as cordilheiras atraem diversos profissionais que praticam o alpinismo.
Nesse sentido, existem algumas cordilheiras consideradas as mais importantes do planeta, sendo elas:
- Andes – na América do Sul
- Himalaia – na Ásia
- Montanhas Rochosas – na América do Norte
- Alpes – Na Europa
Montanhas jovens
A classificação de uma montanha depende de alguns aspectos como, por exemplo, a altitude, a origem e a idade. Nesse sentido, podemos classificá-las como sendo jovens ou antigas.
Uma montanha jovem se caracteriza por possuir planos profundos, além do visual no topo apresentar pontas e elevadas altitudes. Além disso, de acordo com a geologia, são formações rochosas recentes se comparadas à outras elevações montanhosas.
Foram formadas por movimentação das placas tectônicas, bem como pelo processo de vulcanismo. Além disso, alguns aspectos também podem ser considerados nesse tipo de formação como falhas e dobramentos em altitudes elevadas.vAssim, alguns exemplos desse tipo de formação são os Andes, Himalaia e Alpes.
Montanhas antigas
Diferente da composição de uma montanha jovem, as antigas são resultado de um intenso processo químico e biológico, além das erosões. Também são classificadas como maciços antigos e são formadas, principalmente, por rochas magnéticas e metamórficas.
Nesse sentido, as características dessa classificação se concentram na formação arredondada e áreas mais baixas. A formação rebaixada desse tipo de montanha é em decorrência dos processos de erosão e desgaste ao longo dos milhares de anos.
Alguns exemplos de montanha antiga são os Alpes Escandinavos, os Montes Apalaches e os Montes Urais.
O Brasil
De acordo com alguns estudiosos no Brasil não existe montanha pelo fato da formação do relevo ser algo mais recente. Todavia, o Conselho Nacional de Meio Ambiente considera sim que existe a formação de montanha no país.
Dessa forma, algumas composições montanhosas fazem parte do Brasil como é o caso da Serra do Espinhaço, considerada uma das maiores do mundo. A Serra fazer parte dos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.
Além disso, o Pão de Açúcar, localizado no Rio de Janeiro, também é considerado como uma montanha.
As maiores do mundo
Confira quais são as maiores do mundo e a altitude de cada uma:
- Monte Everest – Ásia: 8.848 m
- Godwin-Austen (K2) – Ásia: 8.614m
- Makalu – Ásia: 8.462
- Aconcágua – América do Sul: 6.962 m
- Kilimanjaro – África: 5.895 m
- Elbrus – Europa: 5.642 m
- McKinley – América do Norte: 6.190 m
- Maciço Vinson – Antártida: 4.892 m
- Pirâmide Carstensz – Oceania: 4.884 m
O que achou de ter conhecido um pouco sobre as montanhas? Legal, não é? Então, já aproveita o embalo e corre pra conferir o que são fenômenos naturais e como eles ocorrem.
Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria e Alta Montanha
Fonte imagem destaque: G100